Dias Mundiais

 
Autora : Telma Vieira


26 Agosto DIA INTERNACIONAL DA IGUALDADE DA MULHER
 Esta data foi criada pelos EUA em 1971 e marcada pelo aniversário da aprovação da emenda na Constituição Norte-Americana que daria o direito ao voto às Mulheres em todo o território Americano, em 1920.
Curiosamente, em Portugal, a primeira mulher a votar, contornando as leis, foi a Médica e viúva Carolina Beatriz Ângelo, em 1911 e vinte anos mais tarde o direito ao voto feminino já era praticado mas com muitas limitações. Só após a Revolução do 25 de Abril de 1974 foi plenamente permitido.
Com o objectivo de assinalar conquistas que ao longo da evolução na linha do tempo, que não é estático, que se move, “pula e avança”, os direitos das mulheres foram sendo conquistados - dignificados.
Não gosto de conceitos feministas exacerbados, de exageros de forças infundadas de géneros como um “que ganhe o melhor”, de competições de genes femininos implacáveis, de histerismos fúteis, mas este dia lembra direitos Humanos, Sociais: lembra Pessoas que por condição de Género durante muito tempo foram injustiçados e maltratadas.
Este dia lembra-me: preconceitos patentes em mentalidades que podem “castrar” até a melhor e mais bela das intenções;
Este dia lembra-me regimes políticos e/ou religiosos que condicionam o individualismo de cada um mesmo com o respeito ao próximo;
Este dia lembra-me graves problemas de desigualdade de Género e de justiça social ( como a nível salarial por exemplo);
Este dia lembra-me a mutilação genital feminina;
Este dia lembra-me a Violência doméstica que continua a prevalecer (em ambos os sexos) atingindo maioritariamente Mulheres.
Este dia lembra-me tanta coisa que gostava de esquecer - por não existirem.

23  Agosto DIA INTERNACIONAL PARA A MEMÓRIA DO COMÉRCIO DE ESCRAVOS E SUA ABOLIÇÃO
Escravidão – “prática social em que um ser humano assume direitos de propriedade sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. “ Abominável! E o que poderia parecer uma palavra extinta, actualmente, apesar de a escravidão ter sido abolida em quase todo o mundo, ela ainda continua a existir legalmente no Sudão e de forma ilegal em muitos países, sobretudo em África e em algumas regiões da Ásia. Mais aterradoras são as estatísticas de 2012 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que estimam, passo a citar, que cerca de 21 milhões de pessoas estão presas em trabalhos para os quais foram atraídas de forma enganosa ou que são coagidas a fazer sem os poderem abandonar. Este dia, adoptado e celebrado a 23 de Agosto pelo concelho executivo da Unesco desde 1998, foi resultante da revolta na noite de 22 para 23 de Agosto de 1791 em Santo Domingo (atualmente Haiti e Republica Dominicana) que desempenhou um importante papel para a abolição do comércio transatlântico de escravos. Importante salientar o papel da Unesco na promoção e reconhecimento do tráfico de escravos e no estabelecimento do projecto A Rota dos Escravos de forma a dar conhecimento destas consequências promovendo, ainda, as tradições culturais a nível da arte, música, dança,  e cultura no sentido mais lato que cada país apresenta. Sim, é um dia de lembrança, de significado, de “espalhar aos quatro ventos”, um dia a ensinar nas escolas, a comunicar nos média, a inscrever a tragédia  na memória dos povos e a fomentar uma oportunidade para rever causas históricas para um futuro libertador prestando homenagem à luta pela liberdade e seus intervenientes - para a afirmação dos Direitos Humanos Universais.
19 Agosto DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
Hoje fala-se de fotografia “a arte de fixar a imagem” ou “desenhar com luz e contraste” ou, digo eu, a arte de eternizar momentos ou instantes por imagem. A fotografia surgiu na primeira metade do século XIX, revolucionando as artes visuais, graças aos astrónomos e físicos que observavam os eclipses solares através de câmaras obscuras- o principio básico da máquina fotográfica. Esta arte desenvolvida por fotógrafos, sejam eles amadores, profissionais e/ou clicadores-de-memórias-para-mais-tarde-recordar, é comemorada anualmente a 19 de agosto, data do reconhecimento e anuncio ao mundo da invenção do daguerreótipo, em 1839, pela Academia Francesa de Ciências. O daguerreótipo foi um processo desenvolvido por Louis Daguerre em 1837, tendo como percursor Joseph Niépce, que gravava imagens por meio da câmara obscura, o que até aí não era possível pois estas não resistiam ao tempo, nem à luz, e desapareciam após a revelação. Como todas as grandes mudanças também esta suscitou polémicas e os pintores de época acreditavam que a fotografia poderia acabar com a pintura e não reconheciam a fotografia como uma forma de arte. A evolução reflete-se na curiosidade dos homens e na ambição pela sabedoria ao longo da história, muitos foram os que agregando conceitos e processos chegaram à fotografia digital no final dos anos 80, e quase se dá como término o fascinante mundo da revelação da fotografia analógica. Em tempos em que a imagem nos chega de todas as formas e com uma preocupação crescente - educar precisamente para a “Cultura da Imagem”- a fotografia como forma de arte, como memória ou afecto: é lembrança, é prazer, é contacto, é presente, é passado, é memória – e pára o tempo do que queremos recordar. “O fotógrafo tem a mesma função do poeta: eternizar o momento que passa.” (Mario Quintana) 


19  Agosto DIA MUNDIAL DA AJUDA HUMANITÁRIA
O Dia Mundial da Ajuda Humanitária foi designado e instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2008 e comemorado pela primeira vez a 19 de Agosto de 2009. Precisamente neste dia do ano 2003, um terrorista suicida detonou um camião carregado com explosivos perto do Hotel Canal em Bagdade, no Iraque, onde ficavam os escritórios das Nações Unidas. Este ataque vitimou 22 funcionários, entre os quais o Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos e chefe da missão Sérgio Vieira de Mello. Considerado o “11 de Setembro da ONU”, tudo mudou desde então. Ainda que a ajuda persista activamente no país, devido ao alto nível de segurança e cuidados acrescidos, o contacto mais directo entre a ONU e o Povo Iraquiano passou a ser mais limitado e menos visível aos olhos dos Iraquianos. Sensibilizam-se hoje, em especial, todos os Estados Membros das Nações Unidas, bem como outras organizações internacionais e organizações não-governamentais, a observar anualmente este dia como o Dia da Memória dos Trabalhadores Humanitários que foram mortos no exercício das suas missões de Paz, em causas humanitárias no apoio de vítimas de conflitos armados. E salientamos a coragem e a acção patente na Ajuda-Humanitária como apelo premente e continuado tão presente numa realidade tão exigente e expressa nas palavras de Valerie Ann Amos, oitavo e actual Sub-Secretário-Geral para os Assuntos Humanitários e Coordenador do Socorro de Emergência: “Nós sabemos que as necessidades humanitárias estão a crescer e se quisermos atender a essas necessidades crescentes, temos de fazer as coisas de forma diferente”13 Agosto DIA INTERNACIONAL DO CANHOTO




Canhoto, esquerdino ou sinistromano é hoje considerado mais uma característica que “defeito” ou qualidade; é o nome dado a quem mais funciona, tem mais habilidade ou destreza com os membros esquerdos que com os direitos. Desde a década de 70 que este dia foi instituído por forma a “desmistificar” um possível defeito. Em tempos anteriores, foi até considerado uma maldição, só porque a maioria das pessoas eram destras.
Quem não conhece a expressão “acordar com o pé esquerdo”, o que significa já por si uma conotação negativa como início de mau dia. É também consequência destes conceitos que resulta a ambidestria, pessoas com a mesmo destreza no uso dos membros (essencialmente as mãos) direitos ou esquerdos, precisamente porque muitas foram obrigadas a usar a mão direita para escrever. Pelo resultado de algumas pesquisas há mesmo quem afirme e segundo um estudo da  Australian National University,   que os canhotos podem até ter uma ligeira vantagem de pensamento em relação aos destros, uma vez que “todos nós possuímos dois hemisférios no cérebro e muitos canhotos processam a linguagem usando ambos os hemisférios, já o mesmo não ocorre com os destros, que usam principalmente o hemisfério esquerdo”. Esta é uma particularidade natural como tantas outras e aceite como tal na sociedade actual, mencionada até em grandes personalidades famosas, como Leonardo DaVinci, Einstein, Beethoven para reforçar a ideia de uma certa genialidade associada a ela.
O facto de ser celebrado no dia 13 ironiza a maldição associada.












12  AGOSTO DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE
Foi a 17 de Dezembro de 1999 que a Assembleia-Geral das Nações Unidas, através da resolução 54/120, declarou o Dia Internacional da Juventude. Celebrado a 12 de Agosto, data em que, no ano anterior (1998), a Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude reúne em Lisboa e o recomenda. Uma instabilidade mundial em grave situação de crise, potencia uma crescente preocupação também com a actual geração de jovens. Segundo um relatório do Fundo das Nações Unidas para a População(UNFPA) nunca houve tantos jovens no mundo e “a juventude é uma força transformadora”  diz Ba Ki Moon, Secretário-Geral da ONU. É nestas vidas futuras a alicerçarem-se que as gerações vindouras se definem, daí entre tantas premências sociais, ser necessário criar condições de trabalho, criar emprego e “validar” Homens e Mulheres. Muito se fala em jovens e adultos qualificados e altamente qualificados, com empregos precários, no desemprego ou com salários baixos, mas quero muito lembrar e hoje em especial, também todos aqueles que sendo jovens não o foram, numa escola, ou numa universidade e também aqueles que já adultos viram e vêem morrer (morrer não, porque é o termo e o sonho comanda sempre a possibilidade), mas “asfixiar” sonhos e talentos em empregos necessários para a subsistência deles ou das próprias famílias. Celebremos o dia com realismo mas de luta optimista, patente numa fase da vida em que “muito” é possível, ou mais parece ser nas ditas oportunidades, e numa estrada longa e saudável a percorrer de sonhos que podem vir a ser reais
10 Agosto DIA MUNDIAL DA SOLIDARIEDADE CRISTÃ




Talvez a solidariedade não se aprenda, sente-se, põe-se em prática, é-nos ou não, inata, mas talvez também se possa educá-la dentro de nós. Comecei, por curiosidade, a “rebuscar” somente a palavra, em dicionários ou frases célebres. Solidariedade é:“reciprocidade de obrigações e interesses”; “Qualidade de quem tem interesse e responsabilidade mútua”; “ é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana” (Frank Kafka – escritor), etc. E enquanto reflectia sobre o tema, fiz-te a pergunta, sem a contextualizar e pedi que me respondesses, na tua forma pura, instintiva, sem pensares ou considerares: O que é para ti a Solidariedade? Ao que me respondeste prontamente: É sermos disponíveis. E é assim que inicio a reflexão de hoje, no Dia Mundial da Solidariedade Cristã. Sempre considerei que é nesta palavra, aliás, na acção do significado desta palavra, que começa o Bem Comum, seja de índole material e/ou imaterial, porque nenhum “valor” ganha vida, senão considerarmos primeiro o próximo na sua existência e semelhança a nós, como parte integrante do também nosso bem–estar individual, humano e social. E só assim, subsequentemente, o altruísmo, a caridade, a dignidade, a ajuda mútua, o Amor, se concretiza. É um dia de todos e para todos, designado como, Solidariedade Cristã, porque evoca um dos maiores propósitos do cristianismo, concebido à imagem de Jesus Cristo. Um Homem (Deus feito homem na Terra), que quer para quem o acredite ou até para quem lhe é descrente, mostrou na sua vida, o verdadeiro significado do Amor aos Homens, com uma das mensagens mais plenas do que é doar sem qualquer retorno, do que é abraçar um mundo inteiro sem descrédito de cor, forma, religião, etnia, de quem sente e cura com palavras ou cuidados, a dor, a solidão, a enfermidade, a tristeza e até a alegria do Outro, como se Dele se tratasse. De quem diz e ensina “ a porta está aberta para todos”. É este o maior significado para os que sentem que este dia segue para além de ontem e de hoje. E segue connosco. Lembremos com especial orgulho e motivação todos os que “são disponíveis”, e entre muitos, também dois cristãos, como o foram e ainda são na sua intemporalidade, Madre Teresa de Calcutá e São Francisco de Assis. E reconheçamos em nós a imperfeição do esquecimento dos que nos são ou deveriam ser iguais em dignidade humana, numa música solidária de tocar o coração. http://www.youtube.com/watch?v=aYE_TdVo5FY Porque: “É virtude minha continuar quando não sou capaz” É trabalho meu ser extraordinariamente altruísta. Minha ideia de que minha tarefa é oferecer”; e, tornarmos o mundo melhor. É sim… sermos disponíveis (David Minderico).

09 Agosto DIA INTERNACIONAL DOS POVOS INDÍGENAS Mais um dia tão especialmente celebrado. Falamos do património da Humanidade. Não há futuro sem que tenha havido passado, para que num presente se faça sentido; para que o presente faça sentido. E o legado deixado pelos povos ancestrais é base inabalável da nossa identidade, da nossa memória, enquanto habitantes do Mundo e até sempre. Os povos indígenas (também designados como aborígenes, autóctones, nativos, ou peles-vermelhas, quando oriundos da América), e passo a citar, “são aqueles que viviam numa área geográfica antes da sua colonização por outro povo ou que, após a colonização, não se identificam com o povo que os coloniza”, ou segundo a designação da ONU, "as comunidades, os povos e as nações indígenas, são aqueles que contando com uma continuidade histórica das sociedades anteriores à invasão e à colonização que foi desenvolvida em seus territórios, consideram a si mesmos distintos de outros setores da sociedade, e estão decididos a conservar, a desenvolver e a transmitir às gerações futuras seus territórios ancestrais e sua identidade étnica, como base de sua existência continuada como povos, em conformidade com seus próprios padrões culturais, as instituições sociais e os sistemas jurídicos.” Estima-se que em todo o mundo há mais de 350 milhões de indígenas, repartidos em mais de 70 países, representando mais de 5000 línguas e culturas. Em dia instituído pela ONU, como data representativa da primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Populações Indígenas da Subcomissão sobre Promoção e Proteção de Direitos Humanos em 1992, celebra-se riqueza étnica, cultural e humana, num bem essencial de valorização da individualidade de cada um e, por sua vez, no seu todo, salientando e reafirmando direitos humanos que continuam a ser uma lacuna na vida de muitos, tantas vezes não considerados Gente da nossa Terra. A Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, adoptada a 29 de Junho de 2006 pelo conselho dos Direitos Humanos, veio confirmar e garantir mais um grande compromisso humano e social, no que concerne aos direitos de integração, sustentabilidade, apoio e protecção relativamente ao risco de extinção destes povos. Em civilizações tantas vezes apelidadas de “não-civilizadas”, sempre me pareceu haver tanta civilização. http://www.un.org/esa/socdev/unpfii/documents/DRIPS_pt.pd
05 Agosto DIA INTERNACIONAL DA CERVEJA




Loira?! Tulipa?! Fino?!…pois, falamos de … cerveja. Considerada a terceira bebida mais popular no mundo, depois da água e do chá, a cerveja é uma bebida alcoólica produzida a partir de cereais fermentados. Poderá ter sido a primeira bebida a ser produzida pelo Homem. Datada, estima-se, há cerca de 10.000 anos, já era conhecida pelas civilizações do Egipto e Babilónia. No Egipto, onde foi descoberta a cervejaria mais antiga, utilizada especialmente para fins terapêuticos e tratamentos da pele, e na Babilónia consumida e regulamentada através da mais antiga lei, o Código de Hammurabi, onde constava entre outros conceitos legais, normas para a produção e venda da cerveja. Inventaram este dia pela primeira vez na Califórnia, Santa Cruz, com o intuito de reunir os amigos, celebrar os fabricantes e seus servidores, e claro, unificar todos os comemoradores de todas as nações e culturas, sempre com o propósito da presença bem fresca de uma bela “bejeca”. Esta comemoração expandiu-se por muitos países, para além dos Estados Unidos, e embora não encontrasse nessa lista o nome do nosso país, este, contribui para o consumo assíduo de tão apreciada bebida, sendo mesmo uma das bebidas mais consumidas em Portugal. Segundo um artigo do DN, de 30 de Dezembro de 2012,  os hábitos da vida nocturna alteraram-se e o consumo de bebidas mais caras como Wiskhy Velho ou Vodka, diminuiu em detrimento de bebidas mais baratas, e assim mais uma razão para que a cerveja não ganhe tão cedo “pó” na prateleira e os seus stocks se esgotarem. E apetece terminar assim : “Nós somos a mini, somos original, Nós somos a frescura, nós somos PORTUGAL!! ... Somos nóssss.





01 Agosto DIA INTERNACIONAL DO ALEITAMENTO MATERNO
"Amamentar na primeira hora de vida salva um milhão de bebés". “Amamentação: Experiência a 3D”. Estas, são algumas das frases sensibilizantes para um dia assinalado, com mais um tema de extrema importância. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, a amamentação exclusiva com o leite materno até que a criança complete seis meses, e até aos dois anos como complemento. Considerando o período de amamentação um “acontecimento natural da vida”, o lema deste dia apela e sensibiliza sobre os benefícios do leite materno, como alimento completo que protege e desenvolve a criança, ajuda à recuperação da mãe, bem como à protecção de outras doenças, além de ser um meio único de contacto íntimo entre mãe e filho, em momentos tão especiais. A ajuda, nas primeiras horas de vida do bébé, também por parte dos profissionais de saúde, para a adaptação a esta nova realidade, é fundamental. Ainda que haja soluções, e não significando que o bébé não se possa desenvolver adequadamente na ausência do leite materno, de facto, os benefícios imunológicos não são os mesmos. Especificamente, o colostro - nome que se dá ao leite nos primeiros dias de vida, é muito rico em elementos anti-infecciosos, numa fase crucial, em que o bébé é ainda mais vulnerável ao meio externo e à acção das bactérias e micróbios que o envolve. O leite materno protege também o bébé de alergias, além de sofrerem de menos cólicas nestes primeiros dias de vida. A amamentação é também importante no desenvolvimento da mandíbula, da dentição e dos músculos da face, o que contribui para o desenvolvimento da fala e para a diminuição das cáries dentárias. Também para a mãe, esta fase traz benefícios, como já o referi, para uma mais rápida recuperação da forma física, para a diminuição do risco de hemorragia, de diabetes e de anemia após o parto, assim como, ajudar na recuperação do tamanho normal do útero. Importante para a redução do risco do cancro da mama. É essencial, que todas as mães que possam amamentar, usufruem desta dádiva, como mais uma graça benévola de ser tão-mulher, e mãe, numa fase da vida em que o Amor mais pleno se manifesta, através do filho que acabou de nascer.
28 Julho DIA MUNDIAL DE COMBATE ÀS HEPATITES Dia reconhecido pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com o objetivo de consciencializar cada vez mais para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças virais que provocam inflamação do fígado (Hepatite), e em especial as hepatites crónicas B e C, que sendo alarmantes, chegam com o silêncio e afetam uma em cada doze pessoas em todo o mundo, evoluem para a morte de mais de um milhão de pessoas a cada ano e representam umas das principais ameaças à saúde global. A frase de sensibilização é “hepatite afeta a todos, em todos os lugares”. Existem vários tipos de hepatites e todas elas têm em comum a destruição das células hepáticas, embora parte das pessoas afetadas desconhece que são portadoras do vírus, o que baixa significativamente a consciência para a existência da doença. Dos vários tipos de Hepatites as mais conhecidas são a A, B, e C, das quais deixo algumas informações: Hepatite A: é curável e diagnosticada através de exame ao sangue. Existe vacinação, mas é apenas recomendada em situações especiais, como por exemplo, em pessoas com outras doenças crónicas no fígado ou que fizeram transplante em medula óssea. Os sintomas mais frequentes são: cansaço, vómitos, febre, tonturas, dor abdominal, pele e olhos amarelados, diarreia, perda do apetite. A doença é mais comum onde o saneamento básico é insuficiente e é muito contagiosa, em especial através do contacto com alimentos ou água contaminada e raramente através de agulhas ou sangue. Hepatite B: Tem os mesmos sintomas da hepatite A, mas com maior risco da doença se tornar crónica. Há vacina gratuita, aplicada em três doses, para quem tem menos de 25 anos, devendo ser repetida a cada 10 anos. É diagnosticada através de exame ao sangue e a sua transmissão pode ser feita através, agulhas, sangue, relações sexuais e pode ser adquirida através das tatuagens, piercings, dentistas, etc. Apela-se mais uma vez ao uso do preservativo nas relações sexuais e ao uso de material devidamente esterilizado ou descartável, quando se trata de materiais cortantes ou agulhas. Hepatite C: Os sintomas são raros, mas os mais frequentes são também o cansaço, as tonturas, ou vómitos. O tratamento para esta doença é complexo e depende da realização de exames específicos, como a biópsia hepática e exames de biologia molecular. As hipóteses de cura variam entre 50 a 80% dos casos, pelo que é um tipo de hepatite perigosa. É transmitida através de transfusão sanguínea, tatuagens, uso de drogas, piercings e desconhece-se ainda se por relações sexuais. Mais uma vez a prevenção deverá ter em conta uso de material devidamente esterilizado ou descartável, quando se trata de materiais cortantes ou agulhas. Não existe vacina para a Hepatite C e segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) é dos maiores problemas para a saúde pública, atingindo níveis dez vezes maiores no continente africano. A sua contaminação é feita através do sangue e com mais facilidade que a transmissão do vírus da Sida. É que a “hepatite afeta a todos, em todos os lugares”. 
26 Julho DIA INTERNACIONAL DOS AVÓS
No sótão das minhas lembranças, guardo momentos, pessoas, vozes, sons, cheiros, lugares, coisas, que me acompanharam até ao encontro com o perder da inocência e me continuam a habitar.  Ainda hoje, me defino como a miúda das "gavetas-cheias", pela dificuldade que tenho em me libertar do impossível, isto é, do que me prende em momentos onde o presente se confunde com o passado, num rebuscar da autenticidade num sorriso de fazer saudade. Em tempos pouco-idos, foi assim que iniciei um comentário acerca de um tema sobre as saudades da infância. Hoje, amanhã e depois, reproduzo as mesmas palavras, principalmente num dia que tem por tema quem nos marca desde sempre até que a vida permita o encontro entre, avós e netos. Cresci numa aldeia. A minha infância não se confundiu com um crescer depressa, sem idade para brincar. A minha infância elevou-se, à grandeza que me habitava enquanto pequenita, e aos ensinamentos que me tatuavam, e para sempre definiam parte do meu Ser. Ainda corro pelos quintais dos meus avós, ainda caminho por carreiros batidos por passos que conhecia, contornando terras transformadas por braços fortes que me abraçavam, configurados nos sorrisos mais lindos feitos de bocas sem dentes. Num dia daqueles que não se apaga, cortava eu os cabelos à minha avó, porque como ela dizia os braços já não chegavam para os pentear, e percebi que ao longo do tempo as nossas capacidades apenas se transformam, porque esses braços tornaram-se Grandes, Grandes e de tão Grandes, chegaram aos meus. Estas recordações, são lugares de Alma Cheia, que busco tantas vezes na inquietude me toma…são lugares Seguros, são formas de Os renascer. Neste dia de Santa Ana e de São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo, considerados os padroeiros de todos os Avós e figuras de exemplo-maior de Amor-supremo, comemoramos o Dia Internacional dos Avós.

20 Julho DIA INTERNACIONAL DA AMIZADE
Amizade, provém do grego, do latim? Provém, de bem fundo do Coração. Imaterial, não mensurável ou palpável, toda ela é nobre sentimento. O dia de hoje, é cristalino, como a água que jorra em afeição, empatia, reciprocidade, querer-bem, lealdade, da nascente ilimitada do altruísmo. Escreve-se e fala-se sobre tipos de amizade; aquela que é constituída pelos “colegas”, reconhecidos em actividades lúdicas ou profissionais, sem laços muito fortes e com alguns interesses comuns. A amizade colorida, que difere da tradicional, essencialmente porque pressupõe envolvimento físico íntimo, sem compromisso e desconceituada de relacionamento. E, neste novo conceito social de realidade virtual, a Amizade Virtual, em quase total substituição da Amizade por Correspondência, que existe entre pessoas que nunca se conheceram pessoalmente, ou que muito raramente se encontram. Conceitos, tipos, cada um saberá o vínculo ou vínculos que os enleiam e a força do laço que os aperta, e para além da forma de ser amigo ou amiga, importa sempre Ser. Assim, considero que a reflexão de hoje sobre a Amizade, é inequívoca ao esplendor do seu maior significado, e será sempre cor, com o condão de nos abrilhantar momentos negros, e de colorar outros por si já pitorescos, por isso a pinto de branco, a cor pura que engloba todas as cores. Hoje, reflicto também sobre aqueles que lhes chamo de, “coleguinhas”, definição esta, sem nenhum intuito de prosa poética. Sabemos existirem literalmente na nossa vida, e até nos sorriem, e nem nos querem muito mal, e respiram-nos em lugares laborais, noutros lugares onde estamos, em lugares onde vivemos, em lugares onde vamos, e assim…e também nos chamam de amigos, mas, nem por isso nos vibram quando a vida nos sorri, ou nos compadecem o nosso mal-estar. Quando muito, dão-nos umas palmadas nas costas, que quase nos servem de empurrão, para a fuga a um certo antagonismo presente. Pois; não sei se este dia lhes cabe, mas pode ser um conceito. Divagações e reflexões concluídas, a origem, do também denominado, Dia do Amigo, surge nesta data, no ano de 1969, quando o argentino, Enrique Ernest Febbraro, com a chegada do homem à lua, quer demonstrar que, se o Homem se unir, não há causas impossíveis, e envia cerca de quatro mil cartas para diversos países e diferentes idiomas, para que fosse instituído o dia. Não digo eu tantas vezes, que um “papel e uma caneta” são amuletos poderosos, que nunca me faltam na bolsa! Não vá uma missão, precisar de uma palavra escrita com urgência para mudar…o improvável.

18 Julho DIA INTERNACIONAL DE NELSON MANDELA
Era uma vez um dia, em que homens sem-cor, viram nos Homens, a cor; o preto e o branco. Assim, fatídico destino lhes foi imposto, o Branco e o Preto deixaram de ser cores, e passaram a ser os “bons” e os “maus”, quando afinal, eram todos especialmente semelhantes nas suas diferenças. Falamos hoje inevitavelmente no Apartheid, que significa “vidas separadas”. Tratava-se de um regime separatista adoptado desde 1948 até 1994, entre os negros da África do Sul e os brancos, com regras que negavam aos negros, direitos fundamentais como, a proibição de casamentos com brancos, zonas interditas à sua circulação em algumas áreas da cidade, a obrigação de uma declaração de registo de cor para todos os sul-africanos, a criação de bairros só para negros e a proibição do uso de algumas instalações públicas (Wc, bebedouros), e para as crianças negras, um sistema de educação diferente, em bairros diferentes. Até 1990, vigorou este sistema, mas, se em quase todas as histórias aparecem alguns “Lobos Maus”, também os “Anjos da Paz” as protegem, e o Anjo desta história tem um nome, é Nelson Mandela. Foi preso em Agosto de 1964, por se opor a este regime, até Fevereiro de 1990, data em que é libertado por ordem do então presidente Frederik Willem de Klerk, e pela pressão internacional e do ANC (Congresso Nacional Africano) do qual fazia parte. Ambos partilham o prémio Nobel da Paz em 1993, e em 1994, Nelson Mandela torna-se o presidente da África do Sul. Em reconhecimento pelo contributo deste homem pelos Direitos Humanos, pelo altruísmo, reconciliação e promoção da Paz, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), comemora este dia desde 2009. E assim, o Preto e o Branco voltaram a ser cores num Mundo com mais cor, e se fez História
   
14 Julho DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE PENSAMENTO
O Pensamento é das maiores viagens ao fundo de nós. E quando falo em liberdade, lembro o Ar, lembro o Vento…e o pensamento, porque me vagueia livremente, não o penso. Esta data, assiná-la um importante acontecimento histórico e precursor num dos direitos fundamentais ao Ser Humano, bem expresso nos artigos 18º e 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito à liberdade de pensamento, de consciência, de religião e de opinião e expressão. No ano de 1789, uma revolta popular por consequência do aumento do pão invadiu a Bastilha, uma prisão em França construída para aqueles que se opunham ao governo, essencialmente, nobres e letrados. Este episódio levou à Queda da Bastilha e a vários acontecimentos que marcaram o início da Revolução Francesa. Por consequência, a 26 de Agosto desse mesmo ano, são definidos direitos fundamentais do Homem através da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, e como já sabemos, só em 1948, foi promulgada pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Que na plenitude do desenvolvimento de livres-pensadores, sejamos em grandeza e para o bem comum até porque…A vida começa dentro do coração e desenvolve-se no pensamento através do espírito..." (David Minderico).

13 Julho DIA MUNDIAL DO ROCK







Podia falar um pouco mais da origem do Rock que remonta ao final da década de 60, nasce do Rock and Roll e desenvolve-se a partir de outras influências, mas, associado ao tema, causa maior me apetece desenvolver. Este dia surge em louvor ao Live Aid, concerto organizado, simultaneamente em vários países, Londres, Inglaterra e na Filadélfia, e pela primeira vez a 13 de Julho de 1985, tendo como principal objectivo o fim da fome na Etiópia. As causas maiores começam quando o nosso umbigo tem o tamanho certo para as funções que desempenha, tão somente. E assim, surgem os altruístas discretos ou populares, e ainda, os que transcendem a Seres Maiores. UMA HISTÓRIA BONITA, Bob Geldof é um cantor, compositor irlandês, reconhecido pelo seu trabalho humanitário mundialmente, que depois de ver uma reportagem da BBC sobre a fome na Etiópia, pede a cooperação a outros amigos para que concebessem uma ideia que, se transformada em embrião, crescesse como um anjo na terra. É-lhe atribuído o nome, “Do They Know It´s Christmas?” “Single de caridade” criado juntamente com Midge Ure, e com a participação de tantos amigos com nomes como, Paul MacCarthney, Boy George, Sting, e quem mais?… quem David? …claro, com Bono e The Edge, denominados Band Aid. O single é editado e ultrapassa as expectativas, embora a satisfação apenas servisse para motivar a insatisfação que faz parte de quem quer sempre mais e melhor, e surge a organização do grande concerto Live Aid. Desde 2000 que juntamente com…quem David?..., claro, com o Bono dos U2, têm reunido esforços e pressionado os líderes do G8 (países democráticos de maiores potências económicas mundiais) para a luta do perdão da dívida externa dos países mais pobres. E com este objectivo surge em 2005, vinte anos depois, o Live 8, e com ele o DIA MUNDIAL DO ROCK. Termino a reflexão de hoje, e embora várias vezes já referenciados, com especial alusão ao Grande Grupo Rock, U2. Sempre com uma mensagem para um Hoje-Intemporal e para um Aqui-Além-Fronteiras, “envolvem multidões em causas mundiais, coordenadas com as suas letras musicais”. (David Minderico) Para melhor usufruírem de muitas e boas informações, é não saírem deste Blog e beberem palavras balsâmicas, em Espaço U2 - Melhor Banda Musical do Mundo ou pertencerem ao grupo do facebook, u2_Zudos.
08 Julho DIA MUNDIAL DO DESACOBERTAMENTO UFOLÓGICOMais uma vez, associado ao tema “não estamos sós” e promovendo esta visão de “acompanhamento intergaláctico”, o intuito da indicação deste dia, pelas campanhas relacionadas com a Ufologia ou a Ovnilogia, é apelar à Assembleia Geral das Nações Unidas que desvende os segredos envolvidos acerca da existência de discos voadores e extraterrestres, e assim encorajar também testemunhas a assumir com convicção os seus relatos.









07 Julho DIA MUNDIAL DA POPULAÇÃO
Somos 7 biliões e “todos contam”. Como a ONU lembra, é o dia de celebrar a humanidade. Gosto das gentes e das suas culturas, das suas cores e das suas diferenças e lembro hoje, em especial, tantos dias assinalados neste espaço que se encerram neste dia em especial e que englobam tantas qualidades necessárias a serem usadas por nós, gentes deste Mundo Azul, na construção de um Doce Lar. Falámos de paz, de compreensão, de tolerância, de cooperação, do ambiente, falámos nos direitos da humanidade, na erradicação de doenças, e tudo se reflecte na população numa grande máxima de respeito e dignidade humana: Somos muitos e todos somos. Nesta mesma data, em 1987, a população mundial ascendia a cinco biliões de pessoas, este ano, irá ser marcado com a chegada aos 7 biliões e a unificação da humanidade sensibilizada individualmente pode suscitar as grandes mudanças mundiais. Através de gestos, de acções diárias, através do uso de instrumentos como as redes sociais, a internet, podemo-nos unir e agir em prol deste todo presente e futuro. Sejamos todos pela Paz, celebremos as pessoas e num espírito de altruísmo universal, façamos, sempre mais e melhor.
06 Julho DIA MUNDIAL DA COOPERAÇÃOEm qualquer contexto mundial, a cooperação será sempre sinónimo de colaboração e partilha, de unificação para um fim elevado no altruísmo humano latente dos que prosperam em prol do todo. É mais um dia que serve de sensibilização ao posicionamento das atitudes reflectidas em actos antagónicos à competição calculista, excepto quando o termo competição surge em interligações benéficas, desencadeando motivações que competem cooperando. Cooperar…harmonizar a existência conjunta, reunir forças para o objectivo, sentir a importância da transcendência do Eu e da comunhão do Todo.









03 Julho DIA MUNDIAL DO SALVAMENTO
Quando percebi qual o dia de hoje assinalado, lembrei-me da “velha” e sempre actual máxima: “- Há mar e mar, há ir e voltar”. Assinalado a um de Julho ou no primeiro domingo de Julho (início do período auge da época balnear), no Hemisfério Norte, esta data surge há 30 anos por proposta da Federação Internacional de Salvamento à organização Sociedade Mundial de Salvamento. Neste dia, pretende-se divulgar os meios de salvamento nas praias marítimas, fluviais e lagunares, e sensibilizar os banhistas das normas e das indicações a respeitar quanto à utilização das praias, homenageando também todos aqueles que lhes prestam socorro.










01 Julho DIA MUNDIAL DAS BIBLIOTECAS
É verdade que as bibliotecas são locais que fomentam e propagam o conhecimento, mas sinto que não é apenas isso. Ao acaso encontrei este trecho de Umberto Eco, da obra O Nome da Rosa, traduzido por mim de forma “assim-assim”, e que muito se reflecte no tema de hoje. “Até então eu pensava que cada livro falava das coisas, humanas, ou divinas…Agora percebi que os livros falam de livros: é como se falassem entre si. À luz desta reflexão, a biblioteca parecia mais perturbadora para mim…era então um lugar…um receptáculo de poderes…um tesouro de segredos emanados por muitas mentes….” Sempre gostei de deambular por estes espaços,
parece que emanam um mistério a cada página não lida, será esta a razão? Um murmúrio abafado numa aura de silêncio brando a cada diálogo entre os livros. A biblioteca do meu concelho, com algumas visitas posteriores, é claro, serviu-me especialmente nos meus tempos de estudante, quando o computador existia apenas nas aulas de informática e a internet não fazia ideia onde e as pesquisas passavam por estes “tesouros de segredos”. Ainda assim, depois de todo este tempo e de sentir um crescente enlevo pelo local em questão, a verdade é que lá continuam presentes risos adolescentes camuflados pelas nossas mãos, quando um trabalho de grupo ou umas ansiosas horas antes “daquele” teste se entusiasmavam, alterando o silêncio implícito no local, pelo burburinho típico da amizade partilhada. As mesas, continuam camufladas pelos mesmos múltiplos cadernos e folhas que nos preenchiam as mochilas gordas de quinzes anos, plenos de curiosidade e de sonhos…idos. Sem esquecer ainda, que nas aldeias ao sopé das serras, a troca de livros, o interesse pela leitura e o desenvolvimento intelectual também era e continua a ser salvaguardado pela importância das bibliotecas itinerantes.

30 Junho DIA MUNDIAL DAS REDES SOCIAIS
Já aqui afirmámos que através da internet temos acesso a todo o tipo de informação numa dimensão mundial. As transformações sociais que lhe estão associadas são factuais e surge um novo conceito, “as redes sociais” e os relacionamentos. As redes sociais remontam a 1995, com o portal classmates.com, usado por 50 milhões de utilizadores, todos com mais de 18 anos, com o propósito da procura de companheiros de escola ou do tempo militar. O grande “boom” acontece em 2003 com a chegada do hi5, seguido de tantas outras redes, como o lynkedln (rede profissional), wyan, o myspace, e a orkut. Em 2004, surge a Flickr (para partilha de fotos), o twitter, e o facebook, a maior rede social do mundo, com mais de 750 milhões de utilizadores, que torna um dos seus fundadores, Mark Zuckerberg, de 28 anos, um dos homens mais ricos do mundo. Este dia foi celebrado pela primeira vez em 2010 e o objectivo é assinalar a importância das redes sociais na internet, revolucionando e alterando conceitos sociais, publicitando e expandido negócios e aproximando pessoas. Sem deixarmos de ressalvar os cuidados a ter sobretudo com os mais jovens ou crianças, com o Grooming ou o Ciberbullying, acontecimentos já relatados neste espaço, ou, segundo um artigo do Expresso, não basta dizer para não aceitarem pessoas estranhas, é necessário um cuidado acrescido entre comentários ou partilhas, pois muitos são os casos de usurpação de identidade para fins maléficos. Ressalvas feitas, pessoalmente e por observação, concluo que esta é mais uma forma de estar na vida, que demonstra e partilha muito do que somos, até naquilo que não partilhamos e funde uma diferente forma social de permanecermos sociais, através de uma comunicação fácil que derruba fronteiras sociais e individuais, pelo entrelaço virtual comum a tantos.
28 Junho DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO LGBT Mais conhecido pelo Dia Internacional do Orgulho Gay, este dia é especialmente evocado pelas Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, e consiste na afirmação da orientação sexual de cada um, sem opressão ou vergonha. Foi a 28 de Junho de 1969, que alguns homossexuais em Nova York, reagiram à constante perseguição, maus tratos e abusos de polícias em clubes e bares de encontro entre cidadãos LGBT. Foi considerada a primeira manifestação organizada e ficou conhecida pela revolta Stonewall por ter ocorrido no bar Stonewall Inn, um dos principais bares desta comunidade na década de 60
26 Junho DIA INTERNACIONAL DE APOIO ÀS VÍTIMAS DA TORTURACom este Dia, instituído pela ONU a 12 de Dezembro de 1997, pretende-se erradicar esta forma cruel de tratamento, e apoiar as suas vítimas. A tortura é proibida e é crime de acordo com o direito internacional, e segundo o artigo 5.º da Declaração Universal dos direitos Humanos, ”ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes”. De facto, há humanos que não o parecem ser, e instalam o caos e a desordem, a guerra, a instabilidade emocional e física, e matam e ferem, e quando nos deparamos com estas acções ou pelas notícias que correm sobre elas, chegamos a pôr em causa o tratamento a dar a estas pessoas, e ainda assim, talvez a dignidade humana deva chegar a todos. Há também que reflectir que a tortura e os tratamentos cruéis ocorrem tanto em democracias, como em ditaduras, e as suas vítimas podem ser suspeitos de crimes, inocentes, prisioneiros políticos, desfavorecidos ou pessoas com diferentes ideologias, além disso, as vítimas podem ser homens, mulheres, e também crianças”. No nosso Universo de gentes pseudo-livres, a ONU, no estabelecimento deste e de outros dias similares, continua a apelar à dignidade humana e universal.
26 Junho DIA INTERNACIONAL DE COMBATE ÀS DROGAS
Desde 1987, data da instituição deste dia pela ONU, que o celebramos como que a gritar bem alto, Não às Drogas! Droga, “é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções”, podendo resultar em mudanças fisiológicas ou de comportamento. Há drogas lícitas, as permitidas por lei, e naturais, pois são obtidas através de plantas, animais, ou minerais, como é o exemplo da cafeína (café), ou da nicotina (tabaco); e as sintéticas, que são fabricadas em laboratórios e no caso dos medicamentos, devem ser prescritas pelos profissionais de saúde e utilizadas conforme essa prescrição. As drogas ilícitas, proibidas por lei, como por exemplo, a heroína, a cocaína, o crack, são as que recaem na devastação física e moral do Indivíduo enquanto toxicodependente e se transforma num flagelo familiar e social e são as que recaem no mundo exuberante e na ambição desmedida do TER, através do tráfico e de negócios ilícitos que generalizam um Mal crescente. Se a Droga, conforme já vi descrita, é um “paraíso artificial” com metamorfose prevista no “inferno”, sejamos então feitos de uma naturalidade saudável e sólida até nas tropelias da Vida, e livres de artifícios calcorreemos pelos sonhos e pelas concretizações reais. Este dia fez-me reflectir nesta imagem social, a vulnerabilidade que está em “cair” e a tenacidade que está no “erguer”, duas realidades tão próximas de todos.
25 Junho DIA MUNDIAL DOS ESTRUNFES
Recuamos aos anos 80, quando eu e o meu triciclo, e mais tarde a minha bicicleta, éramos inseparáveis. Foi nesta década que surgiram na TV, uns “bonequinhos” azuis, de barretes brancos, que viviam em casas que pareciam cogumelos, numa aldeia no meio da floresta. Falo dos Estrunfes. Esta série foi criada pelo ilustrador belga Peyo (Pierre Culliford) e além do mundo encantado aqui retratado, as personagens tinham nomes que resultavam das suas características mais demarcadas. O Grande Estrunfe, o chefe da vila e o único a usar um chapéu vermelho, o Resmungão, o mais mal-humorado, o Génio, aprendiz do Grande Estrunfe, sempre a corrigir os outros e o único que usava óculos, o Preguiçoso, porque dormia todo o tempo, a Estrunfina a personagem feminina, e tantos outros. E claro, não poderia faltar o vilão da série, o feiticeiro e alquimista Gasganete, que persegue os Estrunfes como ingredientes de uma fórmula que descobriu para obter ouro, mas sem conseguir matar nenhum vive a possibilidade de se vingar. Ainda que aparentemente se trate de uma série tão pacifista e com personagens tão simpáticas, foi recentemente alvo de polémica. Segundo um professor francês que publicou o livro “ Le Petit Livre Bleu: Analyse critique et politique de la société des Schtroumpfs”, esta história é apelativa a uma “típica utopia soviética” em tudo o que a abrange. Desde as roupas iguais, às casas iguais, às refeições que são partilhadas e feitas comunitariamente, sem classes sociais têm um líder que é distinguido dos restantes por um barrete de cor vermelha e não podem abandonar o seu país.  Compara então o mundo dos Estrunfes a um regime estalinista. Claro que os fãs da série, não acharam muita piada e o filho de Peyo já argumentou que esta interpretação é uma visão deturpada do conceito da série. Cá para mim os Estrunfes continuam a ser os mesmos bonequinhos azuis de chapéus brancos, simpáticos e brincalhões, que vivem como vivem, num cantinho de uma floresta.

24 Junho DIA MUNDIAL DO DISCO VOADOR
A Ovnilogia é o estudo dos relatos, registos e fenómenos relacionados com OVNIS (objectos voadores não identificados). E ainda que nenhuma pesquisa tenha um carácter científico devido à falta de dados confiáveis e com esse rigor, diz-se que muitos são os registos e as certezas em arquivos de forças armadas por muitos países. Este dia é assinalado a 24 de Junho devido aos relatos do piloto Kenneth Arnold, dos EUA, que descreveu ter visto objectos voadores incomuns com um formato que levou ao uso do termo, Disco Voador. São frequentes as perguntas e a curiosidade impregna nos menos cépticos acerca da existência dos Discos Voadores e nos interessados ou investigadores da área que pretendem obstinadamente esclarecer estes mistérios. Existem? De onde vem? Se existem porque não se mostram? Em Portugal, desde Fevereiro de 2005, é fundada a Sociedade Portuguesa de Ovnilogia, sem fins lucrativos e com o objectivo de investigar estes fenómenos, sem uma atitude dogmática em relação a esta questão, mas relevando o que possa ser esclarecedor.
22 Junho DIA MUNDIAL DO FUSCA
O mesmo que dizer Dia Mundial do Carocha, hoje pretende-se lembrar estes veículos simpáticos e característicos, tão estimados pelos seus fãs e pelos seus muitos proprietários. Foi o carro mais vendido no mundo e a sua história começa em 1934, quando foi assinado um contrato entre a Associação Nacional da Indústria Automóvel Alemã e o Dr.º Ferdinand Porsche, com a intenção de criarem um automóvel económico e fiável. Assim nasce o Volkswagen Carocha, conhecido como o “carro do povo”, e apesar dos seus mais de 70 anos alguns deles ainda circulam activamente pelas nossas estradas.
21 Junho DIA MUNDIAL DO YOGA
Yoga é uma disciplina com origem nas tradicionais disciplinas físicas, mentais e espirituais da Índia. Através do Yoga tentamos atingir um estado de introspecção espiritual e tranquilidade absoluta, num equilíbrio entre o corpo e a mente, em harmonia com a nossa essência interior e o mundo exterior, através da concentração e da prática de exercícios que melhoram a saúde e nos libertam para a plenitude do Ser. Este dia é celebrado desde 2001 e foi projectado pela Associação Lusa do Yoga, que propôs à Unesco a criação de um feriado no dia do solstício do Verão. Não sendo uma data oficial é comemorada em diversos países. Somos assim convidados neste dia, através de vários eventos a promover a fraternidade mundial, pela Vida e pela Humanidade, num equilibro cósmico realizado no dia maior do ano.
21 Junho DIA MUNDIAL DO SKATE
Esta data foi criada pela IASC – Internacional Association of Skateboards, uma associação sem fins lucrativos, formada desde 1995 que representa a “comunidade do skate mundial”. O skate, constituído por uma prancha, com quatro pequenas rodas e dois eixos, é um desporto que surgiu na Califórnia. É praticado pelo skater que nele se equilibra, fazendo-o deslizar pelo solo ou por outros obstáculos. Considerado um desporto radical, pela ousadia, audácia e dificuldade acrescida, principalmente nos movimentos que requerem mais perícia, este dia surge para evidenciar o skate cada vez mais entendido como um desporto reconhecido pela seriedade e dedicação impressa por aqueles que o praticam.
21 Junho DIA MUNDIAL DA HIDROGRAFIA
Continuamos com grande destaque, na sensibilização de datas temáticas e importantes para o mundo e as suas gentes, instituídas pela ONU. Sendo a Hidrografia uma ciência que estuda e classifica as águas do planeta, o objectivo para este dia é a divulgação da importância da navegação e da protecção do meio marinho. Para isso, salientamos a importância da Organização Hidrográfica Internacional (OHI), cuja função incentiva ao desenvolvimento na melhoria da cobertura hidrográfica e na uniformização de cartas náuticas, documentos e símbolos.
19 Junho DIA MUNDIAL DOS REFUGIADOS
A designação de refugiado segundo a Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados, “é toda a pessoa que, em razão de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo”. Em 2001, no ano em que o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) comemorava 50 anos, foi instituído o Dia Mundial dos Refugiados. Reflictamos então, sobre aqueles que abandonaram as suas Terras e perderam tudo, para poderem salvar as próprias vidas e através de uma máxima deste blog, promovamos a tolerância perante a integração dos refugiados: “Para compreenderes alguém, calça os seus sapatos e caminha com eles”.
17 Junho DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A DESERTIFICAÇÃO E A SECA
Dia instituído pela ONU, desde 1994, que reforça um compromisso internacional no combate à degradação das terras e às graves consequências ambientais, sociais, económicas e políticas que daí resultam. A Desertificação, como o próprio nome indica, é definida pela transformação de uma área em deserto, o que pode significar um processo de destruição de terras potencialmente produtivas, em regiões áridas ou semi-áridas. São vários os factores que lhe são conducentes, entre eles, as variações climatéricas, o aumento populacional, a agricultura negligenciada, o uso inadequado das terras, através da excessiva desflorestação ou da destruição da biodiversidade existente. Por todo o mundo, temos países que foram sendo detectores da desertificação ao longo do tempo, a América Latina, Ásia, Europa, África e a Austrália. A ameaça dos meios de subsistência pode atingir mais de um bilhão de pessoas e todos os anos estima-se que há uma perda da produção agrícola em 42 bilhões de dólares. Números assustadores e quando transportados para a realidade do nosso País, levam-me a reflectir sobre tantas regiões que foram vítimas de políticas que esqueceram a terra como pilar económico e ambiental…como o nosso imenso Alentejo.
15 Junho DIA MUNDIAL CONTRA A VIOLENCIA EM IDOSOS
Eu sei que tempo não se faz de prosas poéticas, mas na sua firme atitude elas podem desenhar as letras para uma vida real mais subtil e harmoniosa. O idoso é o princípio de nós. Fase crucial da vida no que diz respeito à protecção e carinho, e por vezes a mais descurada. Hoje, damos lugar a esta reflexão, e como esta, a tantas outras em assuntos similares por valores tão descartados. Posso dizer que em assuntos de “respeito ao próximo” fiz mestrado através da educação dada pelos meus professores de vida, os Pais e os Avós e adiciono ainda outras presenças marcantes ou episódios especiais que nos tornam mais humanos. Ouvi, ao longo de situações que me tocaram mais directamente, em palavras maternais que se foram repetindo ao longo da minha existência que “ser idoso já é suficientemente difícil”, até pelas limitações naturais que a idade exige, por isso, porquê castigar mais ainda? Às vezes parece que o tempo é dos jovens, para os jovens, muito em prol dos jovens, e nesta aposta de continuidade para o futuro apela-se a um equilíbrio saudável e consistente também no assentamento em pilares do passado. Numa maior consciencialização observamos um acréscimo em actividades ou programas especiais para os idosos. Deixemo-nos então tocar pela audácia existente na sede da juventude que há em nós e pelo caminho da ponderação ouçamos os porta-vozes da sabedoria e experiência, e todos ganhamos. Eu sei o que tempo não se faz de prosas poéticas e a dificuldade em conciliar vidas familiares, vidas profissionais, compromissos financeiros subjugados a salários baixos ou inexistentes, com as incapacidades de pessoas que dependem de nós, dificultam por vezes até as relações. Mas o amor presente acolhe, soluciona, entrega-se por inteiro e dignifica a vida desde o seu início até àquele que no seu fim foi o princípio de nós. Que possamos correr como a criança que há em nós e parar junto daqueles que já não nos conseguem acompanhar.
14 Junho DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE
O lema para este ano é “Mais sangue, mais vida”. Este dia é instituído pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e traz com ele o nome de Karl Landsteiner, nascido em 1868, médico e biólogo austríaco, prémio Nobel da Medicina em 1930, precisamente por ter descoberto e classificado os grupos sanguíneos, abrindo as portas às transfusões, e traz também com ele os muitos nomes de todos os dadores de sangue. Segundo dados estatísticos da OMS (Organização Mundial de Saúde), todos os anos morrem mais de 500 mil mulheres desnecessariamente, durante a gravidez ou o parto em países subdesenvolvidos. Uma perda de sangue grave não tratada pode matar uma pessoa saudável em duas horas, assim como o acesso às dádivas de sangue podem evitar um quarto das mortes por falta deste. Sabemos que há dádivas que por mais ínfimas que sejam nos ajudam a viver e outras que até nos fazem pulsar, e esta de facto pulsa-nos literalmente, num coração que bate de vida renascida pela generosidade e consciencialização dos dadores, salvadores de vidas humanas, que hoje homenageamos tão orgulhosamente. Lembramos que o dador deverá ter hábitos de vida saudáveis e ser saudável, ter peso igual ou superior a 50 kg e idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos. Uma lacuna na minha vida por diferentes razões e não apenas por negligência ou inconsciência que desejo muito anular e ser também parte activa nesta dádiva que doa vidas. Para uma consulta sempre motivante, sensibilizante e informativa, visitemos o espaço no facebook do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue da Freguesia de Abrã.
12 junho DIA MUNDIAL CONTRA O TRABALHO INFANTIL
Defendo as ocupações e actividades desempenhadas, respectivamente durante a infância e a adolescência, como formas de aprendizagem em fases tão essenciais para o desenvolvimento humano e lembro também aqueles que em períodos de férias, como forma de ajudarem a família, ou para reforçarem as poupanças ou para satisfazerem alguns “caprichos consumistas”, com o suor do seu empenho, tiveram as primeiras experiências laborais com trabalhos adequados e saudáveis, em experiências mais educativas que deambularem sem objectivos. Mas o trabalho infantil não é confundível com o que acabei de referir, e este tema já foi enunciado noutro dia, como uma forma de exploração ou agressão à protecção e aos cuidados essenciais a ter com as crianças. Relembro ainda que segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), nos países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e em África, mais de 250 milhões de crianças desde os 5 aos 14 anos de idade trabalham, são exploradas ou mesmo não-remuneradas. Esta organização tem como objectivo erradicar o trabalho infantil e a exploração humana. Para este ano a temática a salientar, é o trabalho infantil perigoso, aquele que expõe a criança ao abuso físico, psicológico ou sexual; ao trabalho com máquinas, equipamentos, ferramentas ou substâncias perigosas; ao trabalho que envolve o manuseio ou transporte de muito peso, ou em situações de longas jornadas e também em meios particularmente difíceis e perigosos, como lugares subterrâneos ou de grande altitude, etc. Também a UNICEF alerta para o termo do trabalho infantil e salienta que este feito só será bem sucedido, com o combate do tráfico de crianças e mulheres. A interligação entre o tráfico humano e o tráfico ilícito de armas e drogas, é preocupante. As crianças são usadas frequentemente como mercadoria em redes de crime organizado, cujos lucros provêm da sua venda, para a escravatura ou para trabalhos forçados. Estas continuam a ser um alvo muito particular para este fim, por serem mais facilmente manipuláveis ou enganadas, além de poderem ser exploradas por um período mais longo. Hoje, o intuito desta sensibilização é o esforço pela eliminação do trabalho infantil. E por fim, queria homenagear também aqueles que sem uma designação própria, em gerações ascendentes de pais e avós, também meus, desde crianças trabalharam para subsistirem, trilharam longos caminhos a pé no auge dos seus precoces anos, não conheceram bancos de escolas ou lá se sentaram de forma fugaz, e hoje contam estas história, com a simplicidade de quem mais não fez senão, o que tinha de ser feito, em necessidades tão básicas como “encher as próprias barriguitas”, ou combater a fome que ameaçava uma numerosa familia.
09 Junho DIA MUNDIAL DA IMUNIZAÇÃO
Homenageamos hoje a Imunização e o seu importante impacto na redução da mortalidade e no crescimento populacional. Sendo a imunidade a capacidade que o organismo tem para o proteger de infecções e doenças, temos dois tipos de imunidade, a natural, desenvolvida pelo próprio organismo e a imunidade aquirida que o organismo desenvolve depois de receber vacinas ou soros . A vacina é uma substância feita do virús morto da doença em causa, e injectada no corpo que não reconhecendo que o vírus está morto, produz os anticorpos necessários para a combater, tornando-nos imunes ou mais resistentes a esse vírus ou às doenças por ele provocadas. O PNV (Programa Nacional de Vacinação), definido e planeado pela Direcção Geral de Sáude, é adoptado por muitas nações do mundo e tem como objectivo assegurar o controlo de doenças infecciosas através da vacinação. Em Portugal já se erradicou a varíola, a poliomielite e a difteria.
08 Junho DIA MUNDIAL DOS OCEANOS
Oceano, Mar imenso…é teu este tributo. Como meio de ligação entre Continentes, os Oceanos oferecem-nos momentos contemplativos, fornecem-nos os frutos do mar, através do trabalho de homens que deles subsistem, e são gravemente afectados pela poluição e pelo consumo excessivo de peixes que causam a redução e a extinção das espécies. “A protecção do mar começa em terra”, até porque 90 % das espécies marinhas vivem e reproduzem-se nas faixas costeiras. Mas, as construções no litoral aumentam a erosão na costa e consequentes descargas poluentes e a poluição sonora que ocorre em algumas áreas e actividades de lazer afastam os peixes das orlas marinhas. Também as quantidades crescentes de dióxido de carbono que provocam o efeito estufa e consequente aumento da temperatura e acidificação das águas ou as barragens que condicionam o correr natural de sedimentos para o mar, provocam efeitos nefastos nas águas e suas espécies. A União Europeia de modo a conservar os habitats e as espécies ameaçadas criou a Rede Natura que se estende agora também ao meio marinho, como forma de o preservar destas consequências e de definir metas de exploração, que segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação), estão a atingir limites preocupantes. Oceano, Imensidão...Um todo-azul de grandeza infinita e ironicamente mensurável às consequentes e influências do Homem e das suas actividades. Reflictamos pois sobre o equilíbrio perfeito entre a subsistência do Homem que precisa do Oceano, e de um Oceano que é dádiva e precisa da protecção do Homem. E contemplamos este imenso mar azul de natureza mansa ou impetuosa, demarcada em ondas que se espraiam em marés que vão e que voltam, num desafio que nos conquista os sentidos a usufrui-lo e a conquistá-lo.
05 Junho DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
Dia criado pela ONU, em 1972, que assinala o primeiro passo para que, juntamente com os governos de diversos países, se evidenciasse os cuidados a ter com o meio ambiente e quão nefasta é a poluição para a natureza. Há legados que ficam marcadas depois do rasto do nosso caminhar e acções valorizadas em atitudes que permanecem na história. Uma educação de respeito pelos outros começa por estimar o meio onde vivemos com predestino aos que ficam depois de nós. Pensemos nisto.
04 Junho DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS INOCENTES DE AGRESSÃO
Dia instituído pela ONU em 1982, não para ser comemorado, mas para reflectirmos sobre ele. São as crianças parte importante das gargalhadas da Vida, e no mundo que as deveria cuidar e proteger, enchem rios de lágrimas que as arrastam para cascatas profundas de descontentamento em tantos erros que se abatem sobre elas. Em todos os países a agressão física, sexual e psicológica contam a passagem dos anos da “não-infância” de muitas infâncias. Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), nos países em desenvolvimento, principalmente na Ásia e em África, mais de 250 milhões de crianças desde os 5 aos 14 anos de idade trabalham, são exploradas ou não-remuneradas. Muitas vezes o abandono, a agressividade, a violência, procuram um colo em associações ou em lares que lhes servem de abrigo às mãos malfazejas que um dia as tocaram. Envolvemos então o nosso pensamento em cobertores que aconcheguem palavras descobertas e frias realidades em busco do conforto e de soluções que as façam acalentar.
31 Maio DIA MUNDIAL SEM TABACO
O desafio está lançado, vamos conquistá-lo ? Começamos por falar de factos e números mais sensibilizantes. Segundo dados da OMS, (Organização Mundial da Saúde) 63 % de todas as mortes são causadas por doenças não transmissíveis e apontam para o tabaco como a principal causa. Enumero algumas dessas doenças, os ataques cardíacos, derrames ou o cancro. Certas doenças transmissíveis como a tuberculose e a pneumonia são mais propensas aos fumadores. O tabaco mata cerca de 6 milhões de pessoas por ano, fumadores e ex-fumadores, e deste número, mais de 600.000 são fumadores passivos. Em Portugal, ainda que seja o País da Europa com menos fumadores, todos os anos o Tabaco mata cerca de 16 mil portugueses. O tema de reflexão para este ano é a Convenção-Quadro para Controlo do Tabaco, um tratado internacional apoiado pela OMS e motivado pelo impacto que o tabaco tem a nível económico e na saúde. Este tratado tem como objectivo o controlo do tabagismo para salvar vidas e proteger a saúde, através da proibição de propaganda, da proibição de fumar em ambientes fechados, através de mensagens fortes inscritas nas embalagens do tabaco, entre outras, além disso, visa encontrar culturas alternativas à produção do tabaco para garantir a subsistência das populações envolvidas. Considerado quase um “estatuto” para um jovem adolescente que começa a fumar, muitas vezes como forma de aceitação pelos colegas, em relação às mulheres fumadoras e conforme o tempo ou o lugar, pode ser visto com preconceito ou pelo contrário ser um indicador de charme, facto é, que pelo prazer de um vício que custa a libertar por todos, preceitos, conceitos e preconceitos à parte, o TABACO É INIMIGO DA SAÚDE, PODE PROVOCAR A MORTE E ESTA MORTE PODE SER EVITADA. Para mais informações e para uma participação mais activa numa causa para o bem comum e sensível a todos, visitamos o espaço dinâmico e sempre inovador, na página do facebook, GLORIOSOS NÃO FUMADORES.
29 Maio DIA MUNDIAL DA ENERGIA
Este dia foi criado pela Direcção Geral de Energia, em 1981, com uma importante mensagem de sensibilização para a necessidade de poupar e equacionar a energia, e promover a utilização de energias renováveis mais amigas do ambiente, com vista a desvincularmos a nossa dependência das energias fósseis poluentes e prejudiciais ao Planeta. O mundo precisa de soluções urgentes, e passo a citar algumas das dicas já conhecidas, para a poupança de energia e por sua vez para os benefícios do ambiente : - sempre que carregamos o telemóvel devemos retirar o carregador da ficha; os computadores as impressoras, televisões, vídeos mesmo que ligados em “stand by” estão a consumir, por isso, devem ser desligados; na compra de electrodomésticos devemos ter em atenção a Classe apresentada, pois os preços mais elevados são muitas vezes compensados pela poupança em energia; devemos optar pelas lâmpadas economizadoras; sempre que possível evitar a máquina de secar roupa e substituí-la pelo sol e o vento, que no nosso caso, tanto visitam o nosso País; e ao reduzirmos a temperatura da máquina de lavar, estamos a poupar, pois parte da energia consumida é utilizada para aquecer a água.
29 Maio DIA INTERNACIONAL DOS SOLDADOS DA PAZ DAS NAÇÕES UNIDAS
Dia instituído pela Assembleia da ONU, com o intuito de prestar homenagem aos homens e mulheres conhecidos como boinas ou capacetes azuis, que servem as operações de manutenção da Paz com coragem e dedicação, e também para aqueles que perderam a vida no desempenho das suas missões. Os soldados da Paz, estendem-se por todo o mundo, em missões que há muito não limitam a sua acção apenas a acordos de cessar-fogo, mas, de forma mais complexa e abrangente ajudam a gerir transições políticas, ajudam na participação em programas de ajuda humanitária, a organizar o regresso de refugiados ou de pessoas deslocadas, aos seus lares, a realizar o desarmamento voluntário de ex-combatentes, a supervisionar eleições, a promover e a proteger os direitos humanos, a realizar operações de desminagem, e em muitas outras acções.
28 Maio DIA INTERNACIONAL DE LUTA PELA SAÚDE DA MULHER
Este dia surge como forma de sensibilização para a morte de muitas mulheres durante a gravidez, parto, pós-parto, com 98 % de causas evitáveis. Desde 1987, aquando do V Encontro Internacional da Mulher e Saúde, na Costa Rica, que estas questões se tornam mais visíveis ao mundo, e na consequência deste encontro, várias mulheres de diferentes nacionalidades instituem o Dia de Acção pela Saúde da Mulher. Ainda nesse ano, a Organização Mundial de Saúde demonstra o objectivo de reduzir a morte materna para 50 %, até ao ano 2000. Esta campanha muda de tema a cada dois anos, mas continua a focar e a sensibilizar para a dignificação dos direitos das mulheres na saúde sexual e reprodutiva. Este ano, o tema escolhido para assinalarmos este dia, é também uma fase muito peculiar para a vida das mulheres, a menopausa.
27 Maio DIA MUNDIAL DOS VIZINHOS
Conhecemos a pessoa que está mais próxima da nossa casa ? Já pensámos que é essa pessoa que nos pode ajudar numa situação urgente ? Já pensámos que viver tão próximo de alguém pode mudar radicalmente a nossa vida para melhor, ou transformá-la literalmente num inferno ? O Dia Mundial dos Vizinhos foi criado em 1999 pela Associação “Amigos de Paris”, como forma de agir pelo combate ao isolamento, e por consequência, estendeu-se a vários países da União Europeia. Há 5 anos que a Festa dos Vizinhos surge em Portugal, com o mesmo intuito de inter-ajuda entre as pessoas. Num espaço habitacional entre montes e vales, gosto da generosidade autêntica do bom vizinho, presente numa troca de legumes como solução rápida do que fazer para o jantar, ou de uma sobremesa que nos surpreendeu num gesto partilhado, gosto da pergunta recorrente pela nossa saúde, gosto da saudação feita de um sorriso de querer-bem, gosto de nomes que chamo desde pequena ao que me respondem com uma disponibilidade sempre presente nos latentes laços que nos sentem como família. Num espaço habitacional entre montes e vales, não gosto da intriga latente do mau vizinho, não gosto de olhares dissimulados em sorrisos falsos rasgados que nos espiam as acções, não gosto do mal-dizer de quem mais não faz que tentar saber e inventar o que os seus instintos pressentem de forma deturpada e distorcida, não gosto da sensação de preferir não ver alguém que me está próximo, porque o emergir da sua essência estará sempre muito distante de mim. E ainda assim, vale sempre o esforço para manter a paz e a harmonia, por tolerar sempre que possível e ignorar o que não se consegue alterar. Hoje sensibilizamo-nos especialmente para o afastamento social, muitas vezes resultante do natural passar de dias que nos correm à velocidade de uma relação ligada por um Bom Dia ou uma Boa Noite. E em especial, lembramos que a solidão pode estar a acontecer numa porta ao lado da nossa.
25 Maio DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS DESAPARECIDAS
Onde estão, com quem estão, como estão ?... São algumas das perguntas ansiosas que massacram pais e outros familiares, que não sendo negligentes, são também vítimas de maus instintos desumanamente cometidos por humanos; parece irónico. Grande parte dos desaparecimentos tem como consequência atrocidades patentes num futuro bem diferente do que lhes estava reservado. A pedofilia, o tráfico sexual, a violência, pintam de negro a vivência de muitas crianças anteriormente passada numa carteira de escola, num quarto confortável, numa conversa de amigos, num lar familiar, enfim, numa vida cor-de-criança. Em casos ainda mais excepcionais e também hediondos, existem raptos cometidos pelos próprios pais. Em 1983, o presidente Norte Americano, Ronald Reagan, declara o “Dia das Crianças Desaparecidas” em consequência do desaparecimento de uma criança de seis anos, Etan Patz, a 25 de Maio de 1979, em Nova York. Em Portugal, esta data foi assinalada pela primeira vez em 2004 pelo Instituto de Apoio à Criança (IAC), e por esta altura assiste-se ao mediático desaparecimento de Madeleine Mccann. Não esqueçamos este e todos os casos mais ou menos mediáticos, não esqueçamos que este Mundo bonito é feito de gente bonita numa selva-de-gente com gente que também “ataca”, não apenas os que estão à sua altura mas como cobardia, usam a fragilidade e a inocência da vida, desde o seu inicio. Lembramos todas as crianças desaparecidas com uma prece sentida para que reapareçam.
25 Maio DIA MUNDIAL DO TAROT
Conta-se que em tempos ancestrais, todos os sábios sacerdotes do Egipto, prevendo uma decadência espiritual, queriam preservar os seus conhecimentos a nível dos “Mistérios Sagrados” e levá-los até às gerações vindouras. Depois de muitas reuniões (presumo), sem cafézinhos ou garrafinhas de água, um dos mais sábios disse que se a moral entrasse em declínio o vício se iria abater pelo mundo, e era aí que deveriam perpetuar as “Verdades Eternas”, a respeito de Deus, do Universo e do Homem. E assim, criaram o grande feito da sabedoria esotérica - o Tarot - um baralho de 78 cartas, que podia servir para distracção, mas não sendo um baralho comum, proponha-se a prever o futuro e a desenvolver a curiosidade humana. O intuito da criação deste dia é, precisamente, divulgar e sensibilizar para a essência esotérica do Tarot, como um benefício para o crescimento do ser espiritual.
25 Maio DIA MUNDIAL DA ESCLEROSE MÚLTIPLA
A Esclerose Múltipla é uma doença neurológica crónica e incapacitante, de origem desconhecida que atinge as fibras nervosas do cérebro causando, alterações da visão, fraqueza muscular, rigidez e dores nas articulações, descoordenação motora, o que dificulta o equilíbrio e a locomoção. Em alguns casos, também pode provocar, insuficiência respiratória, incontinência ou retenção urinária, perda de audição, depressão e impotência sexual. Neste dia, além de nos sensibilizarmos para a doença, é importante dizer que o diagnóstico precoce e o acompanhamento e tratamento médico adequado, podem contribuir para que os doentes tenham uma vida normal durante anos. Estima-se que em Portugal cerca de 5000 pessoas são atingidas por esta doença.
25 Maio DIA MUNDIAL DA TIRÓIDE
Hoje temos como tema a Tiróide, importante glândula do sistema endócrino, localizada no pescoço e contribuinte para o bom funcionamento do nosso metabolismo e de muitos outros sistemas do nosso corpo. O sistema endócrino é formado por um conjunto de glândulas que produzem as hormonas essenciais ao organismo, e em interacção com o sistema nervoso regula e coordena as funções corporais. O objectivo desta celebração é dar a conhecer esta doença que afecta cerca de um milhão de portugueses e mais de 300 milhões de pessoas na Europa.
22 Maio DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE
Apetece-me dizer, sem menosprezo pela seriedade do tema, tanta espécie…que até “mete espécie” ! Mundo bonito, colorido, diversificado e pleno de Vida ! A sensibilização para hoje é inequívoca e apela à consciencialização urgente da protecção dos habitats naturais, promovendo a sustentabilidade da biodiversidade existente, que se está a perder sem precedentes. Voltamos a falar, nas alterações climáticas, como uma das principais preocupações como forma de ameaça à vida na Terra, na degradação dos solos, ou também na poluição. Portugal é considerado na Europa, um dos países mais ricos a nível da biodiversidade, mas as razões evocadas anteriormente e a falta de investimentos na Conservação da Natureza poderão levar a uma perda ou extinção substancial de algumas espécies. Se pensarmos que muitas das necessidades básicas, como a água, os alimentos, os medicamentos, resultam da biodiversidade, percebemos a premência na conservação das espécies e no desenvolvimento das culturas agrícolas, como fornecedores vitais à nossa sobrevivência e como catalisadores essenciais à vitalidade de um Planeta que precisa de Vida.
21 Maio DIA MUNDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO CULTURAL
“A cultura está acima da diferença da condição social.” (Confúcio) Esta citação encerra uma importante reflexão para este dia, todos devemos usufruir dos meios culturais ao dispor, independentemente das nossas condições sociais. Desde as manifestações artísticas, ao conhecimento, às crenças, à arte, a cultura respira a cada canto e parece que nem todos a podemos inspirar. Que as mudanças inseridas para o seu desenvolvimento contribuam para um progresso globalizante. E termino com a simplicidade de umas palavras que li, que dizem muito dos Homens : - “É prova de alta cultura dizer as coisas mais profundas, do modo mais simples.”
21 Maio DIA MUNDIAL DA DIVERSIDADE CULTURAL PARA O DIÁLOGO E O DESENVOLVIMENTO
Através das forças poderosas da tolerância e da compreensão, vencemos as divisões humanas. Através do diálogo, harmonizamos opiniões e construímos a PAZ. Este dia demarca o respeito e o reconhecimento pela diversidade cultural existente no mundo, quer espiritual, social ou económica, numa contribuição para a harmonia universal, e por consequência, para o seu desenvolvimento.
20 Maio DIA MUNDIAL DA METROLOGIA
A Metrologia é a ciência das medições que garante a qualidade dos produtos e serviços através da calibração e de instrumentos de medição, além de contribuir para a uniformização e conhecimento dos sistemas de medição universais. Foi a 20 de Maio de 1875 que foi assinada por dezassete estados, em Paris, a Convenção do Metro, a fim de uniformizar mundialmente os vários sistemas de medição. Em Portugal, o rigor das medições é assegurado pelo Instituto Português da Qualidade, através da criação de Serviços Municipais de Metrologia e da colocação de técnicos que aferem em consonância com as organizações internacionais.
18 Maio DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS
O Museu é (segundo a Internacional Council of Museums – ICOM) "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade". O Homem encontra nos seus objectos e registos, a curiosidade, o afecto, a sabedoria e adquire hábitos de coleccionismo, tão remotos como ele próprio. É este interesse que se manifesta ao longo do tempo e culmina na criação de museus em áreas tão distintas e importantes que deixam de ser simples acumuladores de objectos, para instituições determinantes para a cultura e para a educação. No Dia internacional do Museu, celebrado desde 1977, sensibilizamo-nos para estes espaços com história cruzada entre o ontem, o hoje e o amanhã, e hoje especialmente, através da dinamização de muitas actividades no âmbito da valorização de patrimónios únicos, através da divulgação, fomentação e diversidade cultural. No nosso país o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) tutela 28 museus e 5 palácios.
17 Maio DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO
Dia de importante reflexão tendo em conta que, segundo a estimativa, quase metade da população portuguesa é hipertensa. Sal, sedentarismo, obesidade, falta de exercício físico, tabagismo, stress, são alguns dos importantes factores a considerar e a melhorar, não descartando a hereditariedade e a idade, como causas mais indirectas ao nosso comportamento. Geralmente, esta doença é silenciosa e invisível, e segundo a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, 64 % dos hipertensos nem sabem que o são. Como medida de prevenção é importante medir a tensão arterial, para nos tornarmos conhecedores da nossa situação, repararmos maus hábitos ou recorrermos ao uso de fármacos. A hipertensão pode atingir e danificar artérias, e importantes órgãos vitais.
17 Maio DIA MUNDIAL DAS TELECOMUNICAÇÕES
Neste dia instituído pela ONU, e agora conhecido como DIA MUNDIAL DAS TELECOMUNICAÇÕES E DA SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO, somos levados a reflectir essencialmente para as mudanças que a internet e as novas tecnologias proporcionam em sociedade. O tema para este ano é, “melhor qualidade de vida nas comunidades rurais com as TIC”, com o objectivo de valorizar o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação, na melhoria da qualidade de vida nestas comunidades, através da difusão da comunicação pela internet, não descurando a sua boa utilização. E pensar que os sinais de fumo chegaram a servir para comunicar, e que nos primórdios, uma “mocada” na cabeça da rapariga a conquistar servia para dizer algo como, “anda cá rapariga que te apanho”, de facto, o mundo pula e avança.
15 Maio DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
No IV Domingo de Páscoa a igreja convida-nos a reflectir acerca da Oração pelas Vocações. As Vocações são apelos, que neste contexto, respondem a um chamamento íntimo ao seguimento a Cristo e por sua vez a Deus, como colaborantes e discípulos na Igreja, dando-lhe vitalidade e continuidade, em opções livres e conscientes. Todos nós nascemos com dons, aptidões, e convicções que nos caracterizam. Este dia pede-nos para reflectirmos, respeitarmos e congratularmos quem está vocacionado para este caminho exigente, numa missão escolhida para servir ao próximo, numa profunda fé, amor e entrega a Deus como destino, alegria e realização das aspirações pessoais.
15 Maio DIA INTERNACIONAL DAS FAMÍLIAS
Dia instituído pela ONU desde 1994, com o intuito de sensibilizar a todos individualmente, assim como aos governos, e às estruturas sociais, para o papel fundamental da família nas nossas vidas, declarando-a “a pequena democracia no coração da sociedade”. Há uma importante correlação entre os laços familiares ou afectivos, na sua base estrutural como pilar essencial ao nosso desenvolvimento e crescimento, e os indicadores sociais que daí resultam, quer para nós quer para a descendência provinda. Fala-se muito nas transformações sociais e culturais no mundo e nas suas consequências também para os modelos familiares, mas há factores que não mudam, valores individuais e sociais que precisamos incondicionalmente até ao fim dos tempos, a Compreensão, o Amor, a Tolerância, a Entreajuda, a Generosidade, a Segurança, a Partilha. Este será sempre um dos núcleos onde mais procuramos estes valores, em laços que interagem por perto.
Hoje é dia de lembrar e valorizar a família, e os laços e virtudes intergeracionais que deveriam envolver a todos, em todas as famílias, sempre.
14 Maio DIA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO
Este é um dia volante, comemorado anualmente no segundo sábado do mês de Maio, e lembra o comércio justo. Trata-se de um movimento social de propósito internacional, com vista ao estabelecimento de preços justos, tendo em conta o equilíbrio social e ambiental. Esta associação conta já com 300 organizações em 60 países. Através de uma ética condutora e tendo em conta um desenvolvimento sustentável e equilibrado, sobretudo em áreas como o artesanato, os têxteis e a produção agrícola, defendem a remuneração justa pelo trabalho e apoiam os produtores mais desfavorecidos, criando-lhes melhores condições de trabalho e de vida e aumentando o acesso aos mercados. Podemos encontrar estes produtos em lojas do comércio justo, que são lojas sem fins lucrativos e dependentes do trabalho de voluntários, ou em algumas cadeias de supermercados. Estes produtos estão identificados através de rótulos do comércio justo, impressos nas embalagens. Numa época em que a pobreza representa mais de um terço da população, é necessário promover a igualdade social e a protecção do ambiente através de uma economia justa e segura.
12 Maio DIA INTERNACIONAL DO ENFERMEIRO
Em homenagem a Florence Nightingale, enfermeira pioneira e dedicada, nascida neste dia no ano de 1820, assinalamos o Dia Internacional do Enfermeiro. Esta enfermeira britânica notabiliza-se pelo seu trabalho durante a Guerra da Criméia (1854), quer através de mudanças que implementou nos cuidados aos seus pacientes, quer pela dedicação, entrega e compaixão ao próximo. Sendo o enfermeiro, o profissional de enfermagem que cuida, protege, e ajuda na recuperação da saúde, é essencial que o seja por dom e aptidão natural, porque as suas dádivas, quer profissionais quer emocionais, são suplicadas ao segundo, por uma criança, pelo idoso, pelo sofrimento, pela solidão, pela notícia que o familiar não quer ouvir, etc. Aos enfermeiros, muito especialmente, aos que prestam um serviço com o coração, como já fui testemunha, aquando das últimas “estadias” de vidas que me correm no sangue em lágrimas de saudade e moram na alma em sorrisos fartos de memórias não gastas, obrigada.
10 Maio DIA MUNDIAL DO DOENTE COM LÚPUSO Lúpus, também conhecida pela doença da “Borboleta”, é uma doença crónica e auto imune, o que significa que o sistema imunológico agride o próprio organismo, por deixar de reconhecer os constituintes do corpo. São muitos os sintomas da doença e podem ser confundidos facilmente por outras doenças, o que torna o diagnóstico mais difícil. São alguns deles, a fadiga, a febre, as erupções da pele expostas na face, que se parecem com as mordeduras de um lobo (lúpus, significa lobo), ou com uma borboleta (símbolo da doença), a queda do cabelo, as variações do sistema nervoso e as alterações de níveis verificados em análises clínicas. Nesta sensibilização para a doença e para os que a padecem, libertemo-nos, principalmente, de estigmas sociais que a equivocam e elevemos a importância das pessoas enquanto seres que precisam dos outros seres, sem julgamentos estéticos inibidores.
08 Maio DIA MUNDIAL DA CRUZ VERMELHA
A Cruz Vermelha é das maiores redes humanitárias do mundo. Tem por missão prestar auxílio e assistência a quem necessite, baseada nos seguintes princípios fundamentais: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Voluntariado, Unidade e Universalidade. É comemorado no dia de nascimento de Henry Dunant, prémio Nobel da paz em 1901, precursor da ideia e seu co-fundador. Este filantropo assiste à Batalha de Solferino, em 1859, e age, reunindo as mulheres das aldeias próximas para auxiliar as vítimas da guerra. Depois do sucedido, publica o livro “Recordação de Solferino”, e além das memórias descritas, sugere a criação de sociedades voluntárias para intervenção em tempos de guerra. Foi o primeiro passo para a criação da emblemática Cruz Vermelha sobre o branco da Paz (símbolo inverso à bandeira do seu País Natal, a Suíça). A este símbolo juntaram-se mais dois, o Crescente Vermelho e o Cristal Vermelho. Símbolos diferentes que correm o mundo, intervindo humanitariamente e com o mesmo objectivo, ajudar vítimas de conflitos armados ou de desastres naturais.
07 Maio DIA MUNDIAL DA ESPONDILITE ANQUILOSANTE
A Espondilite Anquilosante trata-se de uma doença inflamatória dos tecidos conjuntivos e por isso atinge principalmente as articulações da coluna vertebral e outras grandes articulações, como os quadris ou os ombros. É uma doença incapacitante, devido às limitações que causa nos movimentos dos seus pacientes, e manifesta-se geralmente antes dos 45 anos e de forma gradual, com sintomas de dor e rigidez nas articulações afectadas. A ANAE (Associação Nacional da Espondilite Anquilosante), estima que esta doença afecte entre 50 a 80 mil portugueses, e promove informações aos doentes, para que o diagnóstico da doença surja precocemente, disponibiliza apoios aos doentes e também aos familiares e presta cuidados aos pacientes.
06 Maio DIA MUNDIAL DO ACORDEÃO
O Acordeão ” é um instrumento musical composto por um fole, um diapasão e duas caixas”. É um instrumento aerofone, porque o som resulta da vibração do ar que está no fole, ao passar por duas palhetas. O seu instrumento precursor designava-se por Cheng, e foi criado na China há 2700 anos antes de Cristo. Este dia foi instituído pela Confederação Internacional dos Acordeonistas, com objectivo de promover a diversidade musical presente num instrumento adaptável a muitas culturas e géneros. Em Portugal, tem sido um importante instrumento essencialmente popular, na animação de festas, romarias e bailaricos, e no presente, cada vez mais utilizado em fusão com sons, ditos, alternativos. Lembramos também, a arte dos acordeonistas em dois nomes sonantes no panorama Português, sem desprezo para os menos populares, Eugénia Lima, com 80 anos de carreira, que curiosamente, pisou o chão da minha Terra nos tempos áureos dos megas Bailes da Espiga ascendentes à minha presença no mundo e Tino Costa.
05 Maio DIA MUNDIAL DO TRÂNSITO E DA CORTESIA AO VOLANTE
Como somos enquanto condutores? Como reagimos aos engarrafamentos? Conduzimos por prazer, por necessidade, é a nossa profissão? Muitas são as questões que nos podemos colocar relativamente a um tema tão comum à vivência diária de todos. A celebração deste dia pretende sensibilizar para o problema da Segurança Rodoviária e alertar para a nossa responsabilidade enquanto cidadãos condutores activos ou passivos, com vista à redução do número de vítimas na estrada. Não são apenas os outros que erram, e este pensamento já nos conduz a um comportamento diferente e mais preocupado em relação aos outros. Enquanto condutores, todos os nossos gestos nos estão interiorizados de tal forma, que assumem uma normalidade quase paradoxal a um acto de tanta responsabilidade. Entre tantos outros factores que conduzem aos acidentes e incidentes no trânsito, lembramos que a velocidade continua a ser um dos factores de maior risco, principalmente nas localidades, lembramos a condução sob o efeito do álcool e as condições em caso de mau tempo. Importante salientar a cortesia e o civismo, como forma de contribuição para uma melhor fluidez no trânsito, óptimo para o ego e o para bem-estar do próximo.                                                   
                          03 Maio DIA INTERNACIONAL DO SOL
Diz a lenda que há muito, muito tempo, quando o Sol e a Lua se encontraram ambos se encantaram e apaixonaram. Mas, (e há sempre um “mas”), como o mundo ainda não existia, Deus resolveu criá-lo e dar-lhe o BRILHO ! Decidiu então que o Sol iluminaria o dia e a Lua iluminaria a noite, o que os separava para sempre. Tristes, seguiram os seus propósitos, mas o Sol, forte e radioso fornecia o seu calor e luz ao Universo, e a Lua, ficava cada vez mais triste e frágil, não suportando a solidão. Foi então que o Sol, não se deixando abater pelo seu sofrimento e vendo a tristeza da Lua, resolveu pedir ajuda a Deus. Como espírito benevolente, Ele determinou que além do Sol iluminar a Lua, ela seria acompanhada
por muitas estrelas, que até hoje, muito trabalhinho têm para a fazer feliz, até porque tem fases (pois…é Lua, logo fêmea, logo especialmente complicada !). Destinados estavam aos seus destinos, mas na magnitude do Amor, Deus fez com que o impossível acontecesse, e o Sol triste, mas disfarçado de radiante, e a Lua também triste, sem disfarce e com fases de ser feliz, encontram-se devido à criação do Eclipse. A resolução destes encontros, resultam num brilho tão forte, que nos ofuscam o olhar. Vitória, vitória acabou-se a história. Esta introdução, de forte argumento para reflexão em muitos e diversos contextos, encerra neste dia o objectivo de nos debruçarmos sobre o tema-Sol, apelidado de “Astro Rei” do sistema solar. A 150 milhões de km de distância da terra, (por incrível que pareça, cientificamente, é perto), produz a energia aos cosmos e irradia o espaço. Majestoso, o Sol dá vida, alimenta, e (curioso!) evapora a água que por sua vez forma as nuvens e volta a cair, ou seja, parece que se esconde quando o deseja (devem ser momentos de introspecção). Como fonte de energia, ainda pouco aproveitada pelo Homem, é essencial à Vida e torna-nos mais felizes, até porque, altruísta, não descura as suas dádivas na tristeza ou desanimo que lhe abate, conforme percebemos pela sua história.
03 Maio DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA
Começo por citar o Artigo 19.º da declaração dos direitos humanos :  “Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão". Este dia foi instituído pela UNESCO em 1993, com o principal objectivo de proteger o direito à liberdade de expressão e apoiar os que usufruem deste direito profissionalmente. Jornalistas, fotógrafos, operadores de câmara, e tantos outros, mortos, raptados, espancados, simplesmente porque nos trazem informações dum Mundo composto por países ou pessoas extremistas, que querem calar vozes livres, porque as palavras ou as imagens os incomodam. É também relevante lembrar a todos aqueles, que no desempenho da sua profissão, sejam merecedores desta liberdade, levando fielmente as informações prestadas sem relatos abusivos ou sensacionalistas.
01 Maio DIA INTERNACIONAL DO TRABALHADOR
A data para a celebração deste dia remonta a 1886, aquando de uma manifestação de trabalhadores em Chicago, reivindicando redução das horas de trabalho diárias, para oito horas. O final resulta, tragicamente, num grande número de mortos e presos. Três anos mais tarde, homenageando o sucedido e dando-lhe continuidade, em Paris, o Congresso Socialista, instituiu a data. É este o início de muitas manifestações, com objectivos semelhantes, e um pouco por todo o mundo. Em Portugal, este dia é reconhecido após o 25 de Abril. Sabemos e reconhecemos a importância do trabalho na nossa Vida, a nível financeiro, como realização pessoal e social. Reconhecemos-lhe a lacuna se o não temos, ou quando forçados, por razões maiores, a nos afastarmos das nossas tarefas laborais diárias. Considero que é no local de trabalho que se conhece muito da essência absoluta dos Seres. Desde a benevolência, ao voluntarismo, à ambição desmedida, ao falso-bajular, ao oportunismo e por todo o contexto salientado, se bons amigos encontramos, também muito do que limita as relações cordiais, acontece. Quando o interesse se sobrepõe à causa, em qualquer situação, é desvinculado o que de mais puro e espontâneo pode existir, e por isso, oposto ao interesse gratuito demonstrado pela entrega, que por sua vez, deveria ser directamente proporcional ao reconhecimento, apoio e motivação, neste caso, ao trabalhador. No dia que assinala o Trabalhador, sem frases politizadas, sou sensível ao esforço não reconhecido, aos assalariados pouco remunerados mas dedicados nas funções que diariamente desempenham, sou sensível à falta de empenho e interesse pela evolução na aprendizagem, sou sensível à falta de emprego e a situações de injustiça. De facto, a terra roda, e quantas vezes nos deixamos levar nas suas rodas, na esperança da mudança, que só de nós mesmos surge.
29 Abril DIA MUNDIAL DA DANÇA
As emoções vivem-nos e espelham-nos, em pérolas de água que nos escorrem dos olhos, em risos esboçados numa boca rasgada, em expressões corporais. Como marionetes dominadas por fios musicais, o corpo expressa o que a mente manifesta. Em dias que passam pelos acordes das preocupações, pelos movimentos que não controlamos, deixemo-nos flutuar e transformar noutros dançantes, e fazer da vida um sítio musical, onde podemos ser mais felizes. Este dia foi criado em 1982, pelo Conselho Internacional da Dança, uma organização interna da UNESCO, em homenagem ao criador do ballet moderno, Jean Georges Noverre. O objectivo desta celebração é dar relevo à Dança como cultura humana, incentivando-a e apoiando-a em locais de aprendizagem, nas escolas, como uma importante e sublime forma de arte de emoções mudas em gestos envolventes. E que a igualdade de oportunidades, possa chegar sempre aos locais mais recônditos, aproximando as diferenciações financeiras, para que o talento não se pague, em sonhos por realizar.
28 Abril DIA MUNDIAL DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO
É no local de trabalho que passamos grande parte da nossa vida. Hoje, assinala-se o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). O intuito da sua criação é sensibilizar para que o nosso local de trabalho, seja cada vez mais, um local seguro, e homenagear todas as vítimas de acidentes, incidentes e doenças profissionais. A negligência das partes (empregador/trabalhador) pode custar vidas, pode ter custos elevados para a entidade empregadora, pode incapacitar o trabalhador, e muito mais consequências afectas ao tema, por isso, a palavra aplicada a ambos é, PREVENIR. Cabe ao empregador formar e informar acerca das medidas de segurança e prevenção relativas a cada local e tarefa, e cabe ao trabalhador seguir as regras, desde as mais básicas, como é o exemplo das posições ergonómicas laborais, e em manter o local de trabalho nas condições devidas a fim de os evitar. Destacamos também, esta fase crítica de empregabilidade precária, imposta nas actividades propostas, que por consequência, exercem uma maior pressão psicológica e exigência física, pela instabilidade verificada.
27Abril DIA MUNDIAL DO DESIGN GRÁFICO
Design, palavra inglesa que define o termo Desenho Industrial. O Design é uma disciplina ou actividade que visa a criação ou a elaboração de objectos ou artefactos, no intuito da sua funcionalidade e estética. O Design gráfico comunica uma ideia ou um conceito através de técnicas específicas, numa relação entre a imagem e o texto. Para que a comunicação visual resulte, o designer tem de agir tendo em conta factores sociais, psicológicos e intelectuais, de forma a possibilitar a descodificação da mensagem que pretende transmitir, através da sua criatividade.
26 Abril DIA MUNDIAL DA PROPRIEDADE INTELECTUAL
A OMPI – Organização Mundial da Propriedade Intelectual, designou o dia 26 de Abril, como o Dia da Propriedade Intelectual, com o objectivo de homenagear e incentivar a contribuição dos inventores, dos artistas e dos criativos para o desenvolvimento da sociedade a nível cultural, social e económico, sensibilizando-os para a rentabilização da sua arte e das suas criações intelectuais, através de projectos e de planos inovadores e não apenas como dons obtidos e usufruídos individualmente. Este dia realça também a importância das patentes e dos direitos patrimoniais das obras intelectuais, promovendo o nome ou a marca do que se propaga ao mundo.
23 Abril DIA MUNDIAL DO ESCUTISMO
No dia que festeja São Jorge, padroeiro dos escuteiros, celebramos o Dia Mundial do Escutismo, fundado em 1907. Seu fundador, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, e pioneiro desta prática, desde cedo toma gosto pela sua autonomia e independência. Oficial de profissão, conhece o mundo e as suas gentes e é reconhecido pelo seu desempenho em tempos de guerra, quando organiza os seus soldados para tarefas de primeiros socorros, telecomunicações, cozinha, como formas de subsistência e apoio, essenciais para a resistência e sobrevivência humana. Escreve um livro com o título “Escutismo para rapazes”, que entusiasma os jovens e alastra o movimento escutista pelo mundo. Em 1913, a Associação de Escoteiros de Portugal surge, e 10 anos mais tarde, o Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português. O movimento escutista traduz-se pela educação, disciplina e voluntariado, desempenhado pelos seus membros, através da prática de trabalhos em equipa e ao ar livre, dando primazia ao altruísmo, à responsabilidade e ao respeito desenvolvido entre cada membro e perante o próximo.
23 Abril DIA MUNDIAL DO LIVRO E DOS DIREITOS DE AUTORLembrámos a leitura infantil e a importância que ela tem no desenvolvimento intelectual da criança e dos conceitos evocados até para os adultos. Hoje, promovemos a leitura em geral, conduzida por um resistente ao tempo e há evolução dos tempos, o Livro. Como uma caixa mágica de ideias, de criatividade, de ensinamentos, de imagens, num afecto que se vincula a cada toque carinhoso de páginas folheadas e encadernadas de encanto, ele partilha-nos. O seu valor? São letras…por isso despretensioso. Simplesmente a franqueza em cada folha que se procura. Este dia foi instituído pela UNESCO e pretende, além da promoção da leitura, também a protecção dos direitos dos autores que nos facultam pedaços do seu Ser, que embora partilhados, não deixam de ser seus. A data escolhida, coincide com a data da morte de Miguel de Cervantes, importante romancista, dramaturgo e poeta espanhol, William Shakespeare, poeta e dramaturgo Inglês e Garcialaso de la Veja, o mais insigne poeta espanhol, assim como, o nascimento ou morte de tantos outros, ao longo dos anos, também neste dia.
22 Abril DIA MUNDIAL DA TERRA
Razões humanitárias, causas, preocupações ambientais, são muitos os motivos de celebração e homenagem em cada propósito Mundial. Hoje, o tema de reflexão é a Terra, logo, o Mundo, Planeta Azul Lar de Vidas. É que somos milhões de seres vivos, juntos, numa bolinha que roda numa roda de intenções famigeradas…são oceanos, são continentes…então, hoje vamos reflectir sobre o “Quase-Tudo”? E como se escreve sobre isso? Já sei! Reflictamos sobre o “Quase”, porque o “Tudo” deve ser tanto que é impossível alcançá-lo, boa? Concretamente, a Terra com biliões de existência, cúmplice de uma Lua, plena de dádivas, permite-nos coexistir nela, mas a sua manutenção favorável é necessária. São muitas as acções humanas responsáveis pelo bem, pela qualidade, mas também pelo desgaste e destruição, directa ou indirecta, de um Mundo Grande e Forte, que aos poucos se torna frágil, em consequências que se denotam no aquecimento do Planeta, nas espécies em vias de extinção, na subida das águas. Nesta sede sôfrega de criar, inventar, transformar, inovar, sonhar, o “Mundo pula e avança”. É preciso fazê-lo, mas sensibilizando a cuidar, a responsabilizar cada acto individual e a crescer no insaciável “mais e melhor” positivamente. Façamos desta Casa Azul, nossa morada passageira, um lugar cuidado e feliz.
18 Abril DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS HISTÓRICOS
Sendo o monumento “uma estrutura construída por motivos simbólicos ou comemorativos”, em geral, homenageia pessoas e acontecimentos, e impera mais na arte da construção que na funcionalidade. Este dia foi criado em 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios), e instituído pela UNESCO. O objectivo é destacar e valorizar o património histórico, através de locais ou monumentos. Somos um País pleno de histórias de mares, de batalhas, de conquistas, assinaladas por símbolos imponentes que se erguem na história e comprovam os factos, e de uma beleza feita de paisagens deslumbrantes que notabilizam os locais que nos acercam.
16 Abril DIA MUNDIAL DA VOZ
Voz…o som que emitimos ao proferirmos ou entoarmos as palavras, e essencial na propagação e divulgação da mensagem transmitida. Gosto de vozes e sou-lhe sensível, até porque nos dão características que reforçam as nossas particularidades individuais, sejam elas, mais ou menos associáveis à imagem. Mais ainda que uma característica demarcante, é um importante instrumento a utilizar no dia-a-dia, e fundamental para quem o desfrute a nível profissional. Alguns dos conselhos práticos para a conservar ou melhorar passa por cuidar da postura (pés direitos) enquanto falamos ou cantamos, utilizar bem a respiração, não fumar, ponderar a ingestão de bebidas muito quentes, não consumir bebidas frescas, fazer uma alimentação correcta. Além dos conselhos para a qualidade vocal, há terapias apropriadas para tornar os discursos em sucessos garantidos, através da segurança na voz, fundamental para dar credibilidade ao conteúdo proferido, e a boa utilização das pausas, tão importantes como as palavras ditas. Uma voz insegura ou trémula, mais dificilmente vincula uma mensagem. Falamos agora no ingrediente mais importante para que as vozes cheguem mais além, a emoção da mensagem. Um bom comunicador, sem conteúdo ou sentimento, tem um discurso vazio. Sensuais, ternas, estridentes, quentes, doces, encantam-me as vozes que nos envolvem numa melodia entoada ao coração. Encantam-me as vozes que abraçam, que transmitem e acreditam no som que soletram. Encantam-me nas vozes o gosto de gostarem de nós, de nos conhecerem na emoção do que proferem. E são os oradores eloquentes, as pessoas que mais facilmente chegam aos outros. Lembramos também, todos os que vivem sem voz e através da expressão conseguem comunicar.
15 Abril DIA MUNDIAL DO DESENHISTA
Mais uma arte, manifesta por um conjunto de traços, rabiscos ou linhas, delineadas num papel, que tomam as formas de expressão e de revelação do desenhador. O desenhista, transmite através da comunicação visual o que pode substituir ou reforçar a palavra escrita. Que seria dos livros infantis, dos livros de banda desenhada, dos cartões, da publicidade, dos jornais, sem as formas que os enfeitam ? Profissionalmente os desenhistas podem ser técnicos, desenhistas industriais, designers ou podem desenvolver o seu talento apenas em lazer. E ainda que a técnica ajude a aperfeiçoar a arte, ela tem de existir em nós através de dons criativos, que servem como base para o desenvolvimento do talento. Nesta era informática, são fáceis os conceitos que substituem as técnicas e a criatividade humana, por isso, hoje especialmente, valorizamos e lembramos as obras de arte singularmente criadas por quem as desenhou.
14 Abril DIA INTERNACIONAL DO CAFÉ  
Pingado, curto, longo, com açúcar, com adoçante, sem aditivos …mas com cafeína ! Por necessidade, porque se adora, por pretexto, para pôr a conversa em dia e encontrar pessoas que gostamos, o café é tomado pela maioria das pessoas e por isso é a bebida mais consumida em todo o mundo. Mas, o que em excesso pode não ser saudável, na conta certa pode trazer benefícios, é o que defendem alguns estudos em relação ao café, no combate ao colesterol, no combate aos radicais livres, apresenta ainda uma acção antioxidante, diminui o risco de doenças cardiovasculares, diminui o risco de alguns tipos de cancro e da diabetes e melhora a produtividade no trabalho ou no desporto. Contudo, se ingerido excessivamente, pode apresentar efeitos nefastos para os portadores de arritmia, pode causar irritabilidade, ansiedade, inquietação, insónias, dores de cabeça, náuseas, provocar o aparecimento de pólipos, além disso, cafeína em demasia agita o sistema nervoso central. Existe uma Organização Internacional do Café (OIC), criada com o apoio da ONU, com o objectivo de servir a comunidade cafeeira internacional, assegurando a qualidade dos grãos nos países produtores, apoiando a sustentabilidade desta cultura e facilitando o seu comércio internacionalmente. Por mim…vou saboreando apenas o seu aroma, e deixo-o para quem lhe nutre o prazer do sabor sem ressentir os efeitos indesejáveis, ou então, regalo-me em versões menos bombásticas a um organismo intolerante à cafeína, no caso, o café solúvel ou o tão afamado e idolatrado Café da Avó.
13 Abril DIA INTERNACIONAL DO BEIJO
…Então, no Dia que assinala o Beijo, vamos beijar muito! Aliás, vamos beijar hoje e sempre, amanhã e depois. Os dias assinalados, têm o intuito de comemorar e sensibilizar para uma causa, e mesmo em temas que pensamos não necessitarem de lembrança, como o de hoje, provavelmente, não será bem assim. Não precisamos de horas marcadas, de dias assinalados para expor os afectos que naturalmente sentimos, mas num mundo tão pleno do tanto, muitos são os que não se lembram do sabor do beijo (claro que aqui não incluo o beijo socialmente falso, inserido “naquelas coisas que se fazem só porque sim”). Beijamos então o tema de hoje, com beijos maternais, ou apaixonados e sensuais, porque esta é mais uma forma de demonstrar, o que apelido de, Dádivas do Sentir. E vamos conhecer algumas das muitas curiosidades destas Repenicadas Demonstrações Afectivas. É que, para além dos benefícios da alma, são-lhes reconhecidos também os benefícios do corpo. Parece que os beijos na boca, previnem as cáries e a placa bacteriana; os beijos apaixonados ao fazerem subir as batidas do coração, fazem com que este bombeie 1 litro de sangue a mais que o normal. Depois, beijar reduz as insónias e as dores de cabeça, melhora o aparelho digestivo e o circulatório e quando beijamos movimentamos 29 músculos (12 dos lábios e 17 da língua). Estima-se que ao longo da vida, desde os beijos maternais aos apaixonados, em média uma pessoa troca 24 mil beijos (e ainda assim, ficamos doentes). Mas como a perfeição é utopia, o beijo pode repassar 250 vírus e bactérias diferentes, pois os resíduos da saliva alheia permanecem na nossa boca durante 3 dias. Um beijo apaixonado tem peso? Pode significar uma pressão de 12 quilos sobre os lábios, e um beijo carinhoso, por exemplo num bebé, uns gramas (o que emocionalmente não se quantifica, claro). Consta também, na conclusão de um estudo, que parte do nosso cérebro está preparada para nos ajudar a encontrar os lábios do parceiro no escuro. Por último, o beijo mais longo de sempre, premiado pelo Guinness, durou 46 horas e 24 minutos, e foi dado por um casal tailandês. Impossível? De facto, há beijos que não sendo premiados, se alongam ao tempo de vida que os percorre, não é?
08 Abril DIA MUNDIAL DA ASTRONOMIA
…Sol, Lua…Estrelas…“Todos temos um Sol e uma Lua interiores. Um lado consciente, racional com o qual nos identificamos e que exteriorizarmos, e outro lado inconsciente emocional, mais desconhecido.” E assim caminhamos, ao fundo de Nós e dos Outros, ajudados pelas Estrelas que nos iluminam inspirações, cintilam em momentos de Vida eternizados, e apagam o escuro que também dela faz parte. A Astronomia é a “ciência que estuda a posição, os movimentos e a constituição dos corpos celestes”. Tanto do que nos envolve nos mostra a magnitude do Universo, tanto do que nos envolve nos mostra a perfeição, tanto para contemplar e aprender com o dom da observação e do entendimento, que somos finitos no infinito. E por mais que queiramos ser maiores na nossa pequenez, só a grandeza da alma nos pode tornar tão imensos. A reflexão do Dia de hoje, encerra com o paradoxo entre corpos celestes e “corpos terrestres” a permanecerem numa atracção, num fascínio, e numa complementaridade que lhes são indeléveis, neste firmamento onde todos pertencemos.
07Abril DIA MUNDIAL DA SAÚDE
No dia que comemora o aniversário da Organização Mundial da Saúde, celebramos o Dia Mundial da Saúde. A OMS define a saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o que tem sido alvo de alguma discussão, pois esta interpretação tende a atribuir-lhe um conceito inatingível ou utópico.
Unânime a todos é o seu papel determinante na nossa vida. Este ano o tema eleito para esta reflexão é, “Resistência aos antimicrobianos: se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã.” Em todo o ambiente que nos envolve e até no nosso corpo, estamos em contacto com os mais diversos micro-organismos, por isso, é urgente tomar medidas para garantir a eficácia dos medicamentos que actualmente são utilizados no tratamento das doenças infecciosas (antimicrobianos). O apelo serve para os governos, profissionais de saúde, farmacêuticos, com um objectivo sempre presente: alcançar a cura. Lembramos alguns factores que podem contribuir para o nosso bem-estar tornando-nos mais saudáveis e retardando alguns problemas, uma alimentação adequada, exercício físico regular, dormir o necessário, ser feliz, entre tantos outros.
04 Abril DIA MUNDIAL DE SENSIBILIZAÇÃO PARA OS PERIGOS DAS MINAS E ASSISTÊNCIA À ACÇÃO ANTIMINAS
Uma mina terrestre é um explosivo que tem por finalidade evitar ou dificultar o avanço de forças em campos de batalha. Existem duas classes neste tipo de mina, as minas anti-tanques ou anti-veiculares, destinadas a ataques a veículos de guerra e contêm cerca de cinco quilos de explosivos. E as minas anti-pessoais, mais leves (com cerca de meio quilo de explosivos) destinadas a matar ou a ferir quem delas se aproximar. Claro que num campo de batalha, por si só, o cenário já é desolador. Os combatentes, Pessoas, que por convicção, por obrigação, por razões políticas, por causas, lutam, matam, ferem e morrem, muitas vezes, em lugares de outras Pessoas que não lutam, não matam, não ferem…apenas vivem, e morrem…assim. Num dia que contesta a produção e o uso das minas terrestres, principalmente em prol das maiores vítimas, os inocentes, que pisam um chão que supostamente seria a terra firme dos seus caminhos, falamos do prémio Nobel da Paz recebido em 1997 por Jody Williams e pela ICBL (Campanha Internacional para a Eliminação de Minas). Jody Williams é a coordenadora desta campanha que pelo seu bom desempenho, já é uma aliança entre 1200 organizações não-governamentais, em 90 países. Grande feito.
02 Abril DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL
Em consonância com a data de nascimento de Hans Christian Andersen, autor dinamarquês de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo, como O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo, ou A Pequena Sereia, celebramos o Dia Internacional do Livro Infantil. Os Livros Infantis, além de conduzirem a pequenada pelos seus mundos de sonho e fantasia que fervilham a cada instante nos seus “pequenos” cérebros plenos de capacidades, também ensinam, a escrever, a ler, a desenvolver, e a despertar para uma ética presente em muitas das suas histórias. Li algures uma observação curiosa, será que o que o adulto aprende o que ensina ? Deixo a referência de um Livro, intitulado infantil, mas com uma mensagem intemporal e mundial, que deveria incluir uma resposta afirmativa à questão anterior. Será sempre um dos livros da minha vida, O Principezinho.
02 Abril DIA MUNDIAL DO AUTISMO
Dia instituído pela ONU em 2007 e tem como objectivo a sensibilização e homenagem a todas as pessoas autistas e respectivas famílias, que enfrentam dificuldades e discriminações. O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento que se prolonga por toda a vida. Manifesta-se essencialmente por dificuldades a nível de interacção social através de padrões variáveis, como o isolamento ou a interacção fora do comum, denota-se também na comunicação e linguagem, ou pouco desenvolvida ou desviada dos padrões habituais e em alterações de comportamento. Há muitos conceitos relativamente aos autistas, que são muitas vezes errados e deturpados. E com todas as manifestas diferenças entre cada criança ou adulto, a inteligência não deve ser posta em causa, muitas vezes, trata-se de pessoas com inteligência acima da média. Os seus mundos, não devem ser considerados só seus, mas os nossos mundos, e nesse sentido, devem ser estimulados, para que aprendam a coexistir em sociedade, de modo a lhes ser criada a independência necessária para viverem sem inibições. Vamos então iluminar de Azul as nossas comunidades e abrir corações sensíveis à diferença, numa demonstração de igualdade por aquilo que nunca não poderá ser afectado por doenças ou estigmas sociais, O Amor.
01 Abril DIA MUNDIAL DA MENTIRA
Há diferentes explicações, em países distintos, que originaram a celebração deste dia. Em jeito de pensamento livre e solto, vou recorrer a um tema que me fascina desde sempre, o comportamento e os processos da mente, a alma e as suas manifestações. A consequência das verdades? As verdades das mentiras? Porque mentimos ? Ambíguo…Em certas circunstâncias, a verdade mais crua parece ter alguma forma de opressão e sem querer parecer uma defesa à mentira, há “razões morais” que a podem até tolerar, pois não sendo grave, ainda apazigua. Nos diferentes tipos de mentira, se é que assim o posso chamar, para mim a mais condenável, é aquela que apresenta a atitude da maldade, falsidade, ou hipocrisia, no fundo, iliba erros de pessoas mascaradas pelas falsas ilusões que criam à sua volta. Há também os que acreditam nas mentiras e se deixam manipular, dando-lhe continuidade, em boatos por exemplo. Estas pessoas de forma passiva ou vulnerável também podem instalar a desordem. Talvez uma das maiores mentiras do Ser Humano seja o Auto-Engano, até mesmo para aquele que não mente conscientemente. Mentimos a nós próprios e acreditamos nas nossas mentiras, quando anulamos o nosso Ser, na ansiedade de algumas verdades. Haverá certamente muito mais reflexões a respeito. Há sinais, porém, apontados por muitos psicólogos como detectores da mentira, estes indicadores passam pela comunicação não-verbal, já que 50 % da nossa comunicação, são os gestos, a entoação, a postura, que muitas vezes, em caso de mentira, geram incompatibilidade com as palavras. Por exemplo, corar, desviar o olhar, ou um olhar demasiado incidente, o franzir das sobrancelhas, o sorriso, sendo o mais genuíno o que move, além dos músculos em volta da boca (sorriso falso), também os músculos em volta dos olhos, entre outros. Saliento que estes sinais não devem ser interpretados de forma linear e não permitem a descontextualização dos factos, pois as pessoas ansiosas podem corar, as pessoas com tiques nervosos, por exemplo, podem franzir as sobrancelhas e não significa que estejam a mentir sobre o que dizem. Com uma frase de Eça de Queiroz termino, a pensar no silêncio ao que não adianta proferir, ou nos enganos sobre nós mesmos, ainda assim, a verdade nua é a condutora da nossa liberdade interior na sinceridade dos nossos actos, para connosco e com os outros. "Sobre a nudez crua da Verdade, o manto diáfano da Fantasia". Eça de Queiroz
27 Março DIA MUNDIAL DO TEATRO
Criado em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro, é celebrado pela UNESCO e assinalado por muitos espectáculos e actividades nacionais e internacionais. O teatro é uma forma de arte na área da representação e através de um ou vários actores, que interpretam e criam histórias reais, imaginárias, fantásticas, ilusórias, envolvem-nos em géneros dramáticos, em comédias, em musicais, num cenário que incorpora a peça. Pensa-se que a arte cénica surgiu em rituais remotos relacionados com a caça e comprovados, por exemplo, em pinturas rupestres, e foi evoluindo após a introdução da música ou da dança, dando lugar a cerimónias de adoração dos deuses, desenvolvido o divino e o espiritual. Eu penso que a necessidade do Homem imaginar, criar e, como causa, recriar-se, surgiu naturalmente. Ao abrir do pano as tábuas que pisam o chão passam a ter o nome de um lugar, a viagem começa e conduz-nos em tempo real, com gente que quase tocamos nas palavras que proferem e nos confundem na fusão do nosso ser com a história que representam. E o objectivo sempre presente é de despertar sentimentos, através de uma visão profundamente sensorial à mensagem transmitida e por sua vez recebida. O pano cai e a peça que termina permanece na experiência do fantástico, na nossa memória, cultura ou experiência adquirida. O Dia Mundial do Teatro foi criado precisamente com o fim de promover o intercâmbio internacional, e através desta mensagem pacifista, mas diversificada e muitas vezes interventiva, consolidar a paz e a amizade entre os povos.
25 Março DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM OS MEMBROS DO PESSOAL DETIDOS E DESAPARECIDOS
Dia celebrado aquando do aniversário de Alec Collet, antigo jornalista que trabalhava para o Organismo de Obras Públicas e Socorro das Nações Unidas no Próximo Oriente, sequestrado em 1985, e morto. Como forma de lembrar este e muitos outros acontecimentos e em defesa e homenagem de todo os membros da ONU, funcionários, jornalistas, colegas de organizações não-governamentais, que arriscam a vida no desempenho das suas funções para as forças da Paz e para o salvamento de vidas em todo o mundo, apela-se à sua protecção e justiça de forma a reduzir os riscos e as ameaças a que estão expostos.
25 Março DIA INTERNACIONAL DA RECORDAÇÃO DAS VÍTIMAS DA ESCRAVATURA E DO TRÁFICO TRANSATLÂNTICO DE ESCRAVOS
Já repudiei, aquando da celebração do dia Mundial para a Abolição da Escravatura, esta forma hedionda de violação dos direitos humanos, praticada ainda nos dias que correm, em muitas regiões do mundo. Esta prática tem evoluído da pior forma, além da servidão doméstica, de trabalhos forçados e abusos diversos, assume agora também os contornos de tráfico de mulheres e raparigas para exploração sexual ou a venda de crianças. Recordamos também as vítimas do tráfico transatlântico praticado por países Europeus, Americanos e pelos próprios Africanos e aprendamos com os africanos abusados a não tolerar a intolerância e a estupidez marcada na história, onde há sempre alguém a beneficiar com a morte e o sofrimento alheio.
24 Março DIA MUNDIAL DA TUBERCULOSE
A Tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch” que atinge sobretudo os pulmões. Pode atingir também os rins, os intestinos, os ossos, as meninges, etc. Esta doença transmite-se através do ar, pela tosse, pela fala ou pelo espirro, embora o maior risco de contágio seja para pessoas com um sistema imunitário já fragilizado, como os idosos, os diabéticos, pessoas que sofram de cancro ou de sida. Possivelmente, por ter sido tão negligenciada, é a doença infecciosa que mais mata, o que levou a OMS a declará-la como uma emergência mundial. Através deste apelo, a ajuda generalizou-se às instituições e aos financiamentos internacionais, com êxito. Portugal é um dos países da União Europeia com uma maior taxa de doentes vítimas de Tuberculose. Importante lembrar, no dia em que celebramos a descoberta do bacilo que causa a doença, por Robert Koch, em 1882, que a cura da tuberculose em situações menos emergentes, bem diagnosticadas e de cumprimento das prescrições médicas é de 95% de sucesso.
23 Março DIA MUNDIAL DA METEOROLOGIA
Gosto da palavra. Segundo li vem de “meteoro”, significa “aquilo que flutua no ar”. Sendo a meteorologia uma ciência que estuda os fenómenos da atmosfera terrestre, com a finalidade de prever o tempo, salienta-se a sua importância a nível mundial, principalmente numa fase de instáveis condições climáticas. Sempre me lembro de assistir às transmissões televisivas das previsões meteorológicas, como um momento primo de atenção e silêncio. Embora estas previsões me chegassem também de outra forma, por uma voz Paternal, que de tão assertiva, me orienta até hoje. Por observações e sabedorias ancestrais, desenvolvidas em épocas sem televisão, com cultivos que a sorte ditava num clima, em transportes feito de pés que caminhavam com capas de oleado ou com chapéus que não se podiam esquecer, estas capacidades desenvolviam-se. Espero que o tempo me dê tempo, para perceber com quem me ensina, os seus sinais e conduzir nas minhas origens a sabedoria de quem tanto admiro.
22 Março DIA MUNDIAL DA ÁGUA
Mergulhamos então na limpidez destas águas primaveris. Já percebemos em várias reflexões mundiais sobre causas naturais, que a industrialização, as variações climatéricas e a poluição, em muito contribuem para uma preocupação crescente sobre a escassez deste tipo de recursos. Com o objectivo de sensibilizar instituições, governantes e a todos individualmente, em cada gesto diário, a ONU instituiu o Dia com a Declaração Universal dos Direitos da Água, que eu desconhecia existir. Vejamos, no nosso Planeta Azul 97% da água é composta pelo imponente mar salgado, no qual adoro flutuar o meu corpo e relaxar na ondulação a mente. Dos 3% que restam, temos os rios subterrâneos, o gelo e a água para consumo, que infelizmente nem toda é potável. Se o Homem usufrui, o Homem também é responsável. E num dever cívico é urgente, fechar torneiras que pingam ao esquecimento de quem as deixou abertas, usar o balde para lavagens em substituição de uma mangueira que se torna exageradamente consumista e tomar banho rapidamente num tempo que urge de tarefas por fazer. É urgente pensar nos que carregam aos ombros o benefício da Água para tudo o que necessitam e nos que nem a têm para beber. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA Art. 1.º- A água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
21 Março DIA MUNDIAL DA FLORESTA E DA ÁRVORE
A celebração deste dia remonta a 1872, no estado Nebraska, nos Estados Unidos da América. John Stirling Morton, devido à escassez de material lenhoso, convence toda a população a plantar diversas árvores de forma ordenada, um dia por ano. É assim que surge a comemoração da Festa da Árvore que passa a comemorar-se em muitos países. Em 1971 é instituído o Dia Mundial da Floresta pela FAO, com o objectivo de realçar a sua importância no nosso Planeta e sensibilizar para uma sustentável gestão e conservação e a 21 de Março de 1972 (início da Primavera no Hemisfério Norte) passa a ser celebrado. Este ano o tema é “Floresta para todos!”. E vamos recordar que as árvores produzem o oxigénio essencial à nossa vida; são fonte de bens como a madeira, alimentos, matéria-prima, lenha; tornam os solos férteis e nutridos devido à decomposição das folhas, gerando o crescimento das plantas e dos fungos; protegem o solo de erosões fortes e ajudam a conservá-lo; moderam as condições climatéricas e equilibram as águas das chuvas, para aos poucos as soltarem e evitarem inundações. Além disso, deixam a marca da sua beleza natural. Sou amante de árvores e gosto de olhá-las na perspectiva da minha pequenez, com os seus gigantes braços que nos acolhem, protegem e brincam com as cores de um céu que aparece entre as suas folhagens. De facto … “Estar inserido na natureza é algo que me transcende, é como se pertencesse a estes locais onde se sente que ainda é tudo quase natural”. (David Minderico)
21 Março DIA MUNDIAL DA POESIA
Este Dia foi instituído pela UNESCO, com o propósito de promover a leitura, a escrita e de levar a poesia pela voz dos poetas, ao mundo. A Poesia é a arte de fazer obras em verso, numa elevação de ideias e quer pelo conteúdo, quer pelo grafismo das letras apresentadas, inspira beleza. Penso que as palavras escrevem sempre por nós. Espontâneas ou procuradas viajam pela liberdade dos seus autores, leitores, cantores, enraizadas na sua suposta intenção. Num certo torpor nostálgico, somos um país de poetas. Numa exaltação visceral, somos um país de poetas. E neste paradoxo, enterneço-me e extasio-me. É possível que ”Ser poeta é ser mais alto, é ser maior do que os homens” em tantas “palavras que nos beijam como se tivessem boca”. E como, “O poema tem mais pressa que o romance”, termino sem me alongar na reflexão do Dia.
21 Março DIA INTERNACIONAL DA ELIMINAÇÃO DA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Mais um dia instituído pela ONU em memória do Massacre de Shaperville. Em 21 de Março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas protestavam contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a trazer consigo cartões de identificação, especificando os locais onde podiam circular. Ainda que fosse uma manifestação pacífica, a polícia do regime do apartheid dispara contra a população e o resultado são 69 mortos e 186 feridos. A humanidade aprende com o tempo a tolerar, a respeitar o próximo e a dignificar princípios fundamentais para os direitos humanos e este é mais um Dia, e mais uma oportunidade para o lembrarmos e para reconhecermos o que já foi feito e o muito que ainda está por fazer num mundo pleno de diferenças étnicas e culturais que lhe dão cor e brilho. Lembramos dois Prémios Nobel da Paz de extrema importância na luta pela eliminação da discriminação racial. Martin Luther King, Prémio Nobel da Paz em 1964, homem que numa conduta de não-violência e de amor ao próximo lutou pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos. E Nelson Mandela também Prémio Nobel em 1993, rosto da luta contra o apartheid, regime este conhecido ao longo de décadas por praticar a segregação racial na África do Sul. Para finalizar deixo esta citação : "Eu tenho um sonho (...) que os meus quatro filhos vivam um dia numa Nação, onde não sejam julgados pela cor da pele, senão pela sua personalidade". (Martin Luther King).
20 Março DIA MUNDIAL DA AGRICULTURA 
A agricultura é a arte de cultivar a terra. Tantos são os que fizeram da terra árida bons solos produtivos e são ignorados no seu talento. Não sei se pelas minhas origens e ascendência, e ainda que algumas culturas possam surgir de momentos de ócio por quem esquece na terra o betão que os circunda em dias agitados, a agricultura foi o sustento de muitas famílias e nesta óptica, a profissão é exigente e irregular. Tenho afirmado tanta vez esta arte que reconheço num tempo em que a minha infância me trazia as batatas de uma terra que pisava pela força de uma enxada que envergava a atitude de ascendentes que não desistiam das suas mais francas vontades; o azeite das oliveiras que subia; a lenha provinda da limpeza das árvores, que ardia numa lareira, onde se aquecia o mesmo chá feito de ervas livres, agitadas ao vento de um sabor que ainda hoje me sossega. A mensagem iminente permanece; o combate à desertificação; devido ao aumento populacional e às suas actividades, devido às variações climatéricas, e a uma agricultura negligenciada por economias que a renegam. São factores que contribuem para a degradação do solo e para a perda da biodiversidade existente. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação – Food and Agriculture Organization) a fome atinge milhares de pessoas em todo o mundo e deve-se reconsiderar o desenvolvimento sustentável da agricultura como base de uma economia para o combate à pobreza. É irónico pensar que os latifundiários sentem falta de espaço, por condicionalismos sem nexo, para a agricultura do nosso tempo, não é?
19 Março DIA MUNDIAL DO ARTESÃO
Dia instituído pela ONU, coincide com a celebração do Dia do Pai, em Portugal, e no dia em que a igreja católica evoca o Dia de São José. Provavelmente, não é por acaso. São José, pai adoptivo de Jesus Cristo e esposo prometido da Virgem Maria é considerado o patrono dos pais pelo seu bom exemplo de vida e de homem que amou Jesus como se de um filho se tratasse. Desempenhava uma actividade artesanal, era carpinteiro de profissão, e por isso, é também considerado o padroeiro dos carpinteiros. Sou artesã esporádica em algumas áreas e valorizo imenso a arte de criar peças ou produtos manualmente (artesanato), quer por talento ou por ofício. Considero que são formas de exteriorizar faculdades que dão o cunho pessoal de quem fez do tempo a utilidade, o prazer e a beleza dos caminhos da arte, além disso, desenvolve e vincula tradições que ainda podem ser o que foram.
15 Março DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR
Também conhecido pelo Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, foi instituído em 1985 pela Assembleia Geral da ONU. John Kennedy foi a primeira voz a fazer-se ouvir sobre o assunto. Dirige uma mensagem de defesa dos direitos dos consumidores ao mundo, com tal impacto, que se começa a proteger a comercialização de produtos perigosos à saúde e à vida, apelando também à informação e à adequada utilização dos mesmos. Em 1979 a OIUC (Organização Internacional das Uniões de Consumidores), em reconhecimento, adopta o dia que mais tarde é instituído. A Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores (DECO) informa que o maior número de reclamações que recebe, continua a ser na área das telecomunicações. A boa notícia é que a partir de hoje a ANACOM (Autoridade Nacional das Comunicações) passa a ter um Portal para o Consumidor. Esta Associação é também muito procurada para a defesa dos consumidores lesados pela aquisição de produtos com defeito, além de alertar para os telefonemas recebidos em casa e que levam as pessoas a troco de promessas e de ofertas de produtos, a assistirem a demonstrações e a assinarem contractos de compra para os quais não estavam preparadas, nem informadas. Salienta grande importância nas informações dos serviços bancários, que deverão ser cada vez mais precisas, objectivas e esclarecedoras em especial nesta fase de sobreendividamento que atinge grande parte das famílias. Deixo a informação de dois sites úteis: www.anacom.pt e www.deco.proteste.pt
11 Março DIA INTERNACIONAL DAS VITIMAS DO TERRORISMO
Dia celebrado pelo Parlamento Europeu, pela ocorrência do maior atentado terrorista na Europa. A 11 de Março de 2004, foi a vez de Espanha ser vítima de várias explosões em quatro comboios de passageiros que se destinavam a Madrid. O terrorismo tem por definição, a forma escolhida por certas organizações para alcançar objectivos políticos ou servir causas religiosas. Grupos extremistas radicais, ETA, Al-Qaeda, são alguns dos nomes sonantes desta guerra sem regras, que instaura o medo na imprevisibilidade do tempo e da forma da acção. Hoje lembramos as vítimas que sofreram individualmente consequências directas e indirectas do Terrorismo; lembramos o 11 de Setembro, o maior ataque terrorista de todos os tempos, ocorrido em 2001. E consciencializamo-nos, desta “nova” forma de morte em massa, reflectindo também sobre quem morre a matar, por erróneas razões impregnadas em íntimas verdades no profundo dos seus seres.
10 Março DIA MUNDIAL DO RIM
Os Rins são os principais órgãos do sistema excretor. Este sistema é o responsável pela regulação do teor da água e dos sais minerais no organismo e pela eliminação de resíduos. Estes importantes órgãos filtram o sangue, eliminam toxinas e substâncias que não são importantes para o organismo e o seu correcto funcionamento controla também a tensão arterial. Assim, segundo a Sociedade Portuguesa de Nefrologia os doentes renais têm mais probabilidade de contrair doenças cardiovasculares complicadas, como o enfarte do miocárdio, a insuficiência cardíaca entre outras. O tema deste ano ressalva precisamente este conceito, “Proteja os seus rins salve os seu coração”. Em Portugal há uma elevada incidência de doentes renais, e 1 em cada 10 pessoas sofre de doença renal crónica. Factores hereditários, diabetes, contribuem em muito para o seu aparecimento. Através de consultas médicas e de análises clínicas periódicas, podemos atempadamente solucionar um problema que sem acompanhamento se agrava.
08 Março DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Dia oficializado pela ONU em 1975. É celebrado com o objectivo de lembrar as conquistas políticas, sociais e económicas das mulheres, vítimas de sociedades discriminativas, violentas e preconceituosas que ainda hoje violam direitos indeléveis do ser humano. Apesar de diferentes informações, a explicação mais universal para justificar a data desta celebração remonta ao dia 8 de Março de 1857. Data em que as operárias têxteis de uma fábrica de Nova York entram em greve para reivindicarem redução do horário de trabalho e aumento dos salários, e como resposta a este acto foram fechadas na fábrica e deliberadamente 130 mulheres são queimadas, sob o pretexto de um incêndio. A indignação deste e de outros episódios conduz, em 1910, a uma conferência internacional de mulheres na Dinamarca e à designação do Dia Internacional da Mulher. MULHER…que dizer! Uma vez… nasci…assim me disse a minha Mãe; minha Tão Mulher deste Dia, também ela já nascida de um ventre chamado Minha Avó. E numa infância me encontrei, a brincar, a andar incessantemente de bicicleta, mas com um intrínseco gene de embalar bebés carecas e com uma postura mais pacifista que guerrear em recreios de escolas, como os miúdos (que nesta idade eram chamados de…“parvos”), faziam. Nos vestidos e nas saias que fazia rodar e também em calças que vestia, os meus cabelos alongavam-se ao tempo que o passado deixava e …crescia…crescia Mulher ainda sem o saber. E ainda hoje o redescubro. De genes complexos influenciados por estrogénios especiais mais despovoados de testosterona, completamos o Mundo, e sem estereótipos feministas… Um dia percebi…que na qualidade de Mulher me ia apaixonar pelo Homem; Um dia percebi…que mesmo sem verter muitas lágrimas ia chorar baldes delas; Um dia percebi…que com TPM… ficava folha de papel…; Um dia percebi…que uma linguagem sensível me habitava; Um dia percebi…que uma noite de sono não apagava memórias; Um dia percebi…a complexidade do meu ser; Importantes em muitos cognomes, somos Mães, Filhas, Amigas, Companheiras, etc., etc., e com eles temos uma capacidade ímpar de gerir tarefas, e em especial gerir emoções. Em tantas particularidades femininas que muito nos aproximam, sem falsos pretextos, por vezes também muito nos afastam, neste nosso Mundo que nem sempre é perfeito. Elevamos então o pensamento às Mulheres; às conquistas que travamos, em como embelezamos o Mundo de muitas formas e principalmente como Amamos. Por fim refugio-me em dois pensamentos magníficos:
MULHER! …”o maior motivo de Vida”…(David Minderico);
…”a mais nua das carnes vivas e aquela cujo brilho é o mais suave.”…(Antoine de Saint-Exupéry).
04 Março DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO
É um Dia volante pois é celebrado na primeira sexta-feira do mês de Março. Defino a Oração como uma forma de comunicação entre o Homem e o Divino. Pode ser feita individualmente ou em comunidade, quer através de palavras, cânticos ou em pensamento, como forma de gratidão pelas graças concedidas, como prece, numa atitude de humildade em prol de nós ou dos outros, ou como forma de Louvar o Ente Divino ao qual nos dedicamos. E num acto de diálogo meditativo com Deus, escutamos profundamente o nosso interior, proferido pelas vozes de alma com destino a quem nos recebe com toda a sua intensidade afectuosa omnipresente. A celebração deste Dia surge em 1927, e é da responsabilidade de mulheres presbiterianas. Durante décadas, dedicaram as suas orações a missões internas e mais tarde em favor de missões estrangeiras, suscitando o interesse pelo dia da Oração em união com a Acção desenvolvida na afirmação da fé, na partilha da esperança, dos medos e das vivências cristãs, unificando o mundo em torno da Oração.
01 Março DIA INTERNACIONAL DA PROTECÇÃO CIVIL
Promovido pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC) é celebrado a cada ano no dia 1 de Março, dia em que a constituição desta Organização entra em vigor. O objectivo desta organização destaca a importância da intervenção da Protecção Civil e contribui para o desenvolvimento de estruturas, essencialmente em áreas de prevenção, segurança e protecção das populações e em defesa do ambiente, face a catástrofes de origem naturais, tecnológicas ou em acidentes graves. Em Portugal, esta organização conta com o apoio da ANCP - Autoridade Nacional de Protecção Civil, quer a nível, nacional, distrital ou municipal, através de várias acções preventivas, a fim de restabelecer a normalidade social, em qualquer local. Não podemos deixar de salientar o nosso dever cívico como agentes individuais de protecção civil.
28 Fevereiro DIA MUNDIAL DAS DOENÇAS RARAS
Por iniciativa da EURORDIS - Organização Europeia para as Doenças Raras, assinala-se um Dia que lembra as doenças raras e as desigualdades na saúde. Esta organização promove essencialmente, e passo a citar, a defesa destas doenças como questão de saúde pública; a sensibilização de instituições nacionais e internacionais para a causa; o incentivo ao melhoramento no acesso à informação e tratamento; a promoção para a sua investigação científica e clínica e a melhoria da qualidade de vida através de apoios aos doentes. Segundo a Organização Mundial de Saúde, confirmam-se mais de cinco mil doenças raras, 80 % de origem genética e 75 % atingem crianças. Estima-se que numa percentagem de 50 % muitas delas são diagnosticadas tardiamente e também por isso são agravadas, crónicas ou mesmo mortais. Importante salientar que precisam-se de todos os esforços e de uma ética condutora para transformar estas enfermidades incomuns, na causa evolutiva de uma descoberta tão urgente e importante para quem dela urge.
21 Fevereiro DIA INTERNACIONAL DA LINGUA MATERNA
Celebra-se a 21 de Fevereiro e foi proclamado em 1999 pela Unesco. O objectivo é contribuir para a diversidade linguística e cultural, protegendo as línguas do mundo ameaçadas de extinção. Sendo uma das primeiras identidades culturais que chega até nós, esmiuçamos as suas particularidades, regras e acordos ortográficos tão específicos a um ensinamento de anos de interiorização, que faz todo o sentido falar na nossa língua materna nesta fase de transformação. O Acordo Ortográfico entrou em vigor em 2009, com um período de adaptação até 2012. É discutido pelos defensores com base numa mudança que sustenta a unificação da sexta língua mais falada em todo o mundo, e pelos críticos que a reconhecem perdida nesse facilitismo. Mas é um facto (esta não altera, boa!) que a mudança gera sempre alguma perda e Camões deve estar a esfregar o olho violentamente, lá isso deve!
15 Fevereiro DIA INTERNACIONAL DAS CRIANÇAS COM CANCRO
Independentemente do nosso estado de felicidade ou tristeza interior, sorrir é uma expressão facial, que demonstra agrado, nem que momentaneamente, quando expressado com sinceridade. Quando falamos de crianças, especialmente até certa idade, a veracidade patente nas suas acções, demonstram, na minha opinião, uma ligação mais directa entre o sorriso, o estado de alma e a autenticidade exposta nessa manifestação. Várias podem ser as causas que lhes retiram sorrisos, as mais agravadas reportam-se às doenças de que também são vítimas. Estima-se que anualmente são diagnosticados cerca de 300 novos casos de cancro infantil em Portugal, com uma taxa de sobrevivência de cerca de 70 por cento. A leucemia e os tumores do sistema nervoso, são os tipos de cancro que mais afectam as crianças. Desde o impacto sentimentalmente bombástico inicial, à esperança, ao desespero, ao medo, à incerteza nas soluções e na cura, são muitas as pessoas envolvidas neste drama, em especial os Pais, e de uma forma particular as próprias crianças. Salientamos, hoje especialmente, o trabalho da Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com cancro, que através do apoio Humano, Material, Financeiro, ajuda a desenhar os sorrisos destas crianças, devolvendo-os também aos seus pais e amigos. Lembramos também todas as outras menos visíveis e as contribuições em núcleos hospitalares que pincelam de cores este particular mundo infantil.
14 Fevereiro DIA INTERNACIONAL DO AMOR
A palavra inspira. Encerra paradoxos mil. Preenche vidas, canta afectos, escreve letras, dramatiza filmes. Engloba sentimentos em áreas abrangentes, mas hoje particularmente, reportamo-nos à “espécie”- Relações Amorosas. Justifica-se a celebração do Amor nesta data por vários motivos, o mais célebre ocorrido no século III e conta a história de um Padre de seu nome Valentim, que celebrava casamentos em segredo na época do governo do imperador Cláudio II que os proibiu, por acreditar que assim os jovens se alistariam mais facilmente para combaterem. O Padre Valentim foi preso, condenado à morte e decapitado a 14 de Fevereiro. Narra-se também a sua paixão por uma jovem cega que o visitava enquanto permanecia preso e que por milagre este curou. Já na Roma antiga eram celebradas neste dia festas anuais em honra de Juno (Deusa da Mulher e do matrimónio) e de Pan (Deus da Natureza) numa ovação à fertilidade. Na Idade Média consideravam-no como o primeiro dia de acasalamento dos pássaros e os enamorados já então deixavam mensagens de amor na soleira da porta da amada, tal “pardalitos encantados”. A infância, a personalidade, a educação, os neuro transmissores ou hormonas favorecidas em cada pessoa, tudo isto e muito mais, define-nos enquanto pessoas e subjectivamente inerentes também à objectiva complexidade do Amor. Assim como em diferentes formas de amar, por razões possíveis ou naturalmente ocorridas, seja, a paixão, o companheirismo, a partilha, a loucura, e até a dor, é impossível concretizar sentimentos ou pessoas. Podemos então afirmar que “O Amor é um Lugar estranho”; “O Amor acontece”? E quando acontece…ou reconhecemo-lo ou estranhamo-lo. O Amor é para mim sublime, pela autenticidade expressa no sentir. E ficamos felizes porque “sim”, ou de rastos porque “não” e sem lógicas racionais manifesta-se nos mais pequenos gestos e sentidos que pulsam e vivem. Hoje, exposto simbolicamente por um Cupido, pronto a lançar a seta aos corações (e também ela corrompe a pele e pode ferir), filho de Marte e de Vénus encarna a paixão e o amor em todas as suas manifestações, que serão sempre das maiores eloquências do Ser Humano. Em pleno ou intimamente deixe-o pulsar. AME! E DEIXE-SE AMAR!
11 Fevereiro DIA MUNDIAL DO DOENTE
Acho que posso afirmar, sem pretensões a dona de verdades, que todos somos momentos de contentamento que se extinguem ou reacendem conforme inúmeras razoes que despoletam no nosso ser. Mas, quando o assunto é sofrimento, doença, ainda que a vontade de ser feliz apeteça, a possibilidade de o ser, vislumbra-se numa prioridade que se institui a outras, muitas vezes até então um mal menor, o fim da agonia. A sociedade actual facilita o contacto, ri de encantamentos mil, toca infinitos, que bom! Mas o sofrimento não se extinguiu, existe, toca-nos, às vezes tão de perto. Hoje, apela-se à compartilha, à sensibilidade e à humanização perante a assistência aos doentes. Apela-se à aceitação e à lembrança dos que sofrem em detrimento do esquecimento. Apela-se aos cuidados humanos que corroem a solidão e oferecem ao doente a força psicológica para resistir. Dia instituído em 1992 pelo Papa João Paulo II, que visa salientar que o Doente deveria centralizar as atenções. É esta uma das formas de demonstração da grandeza da Humanidade.
08 Fevereiro DIA MUNDIAL DA INTERNET SEGURA
Através da Internet temos acesso a todo o tipo de informações numa dimensão mundial. Desde o fácil acesso ao conhecimento, à forma como se aprende, como passamos os tempos livres, como nos relacionamos, como realizamos tarefas laborais de forma mais cómoda, as Tecnologias da Informação e Comunicação são utilizadas por grande parte da população. Com todos os benefícios e transformações sociais daí resultantes, é necessário salvaguardar abusos e ilegalidades que também daí possam advir. Por iniciativa da Comissão Europeia, este dia surgiu através do programa Insafe com o objectivo de promover o uso seguro destas tecnologias e a responsabilidade de utilização, lembrando que também neste mundo virtual há pessoas mal intencionadas. Este ano baseado no tema "Estar online é mais que um jogo. É a sua vida”, lembramos essencialmente as pessoas mais vulneráveis, crianças e adolescentes. Que a palavra “online” constitua uma ética consciente a fim de protegermos acontecimentos trágicos como o Grooming (aliciamento de crianças por meio virtual) ou o Ciberbullying (agressões verbais e ameaças através de redes sociais, e-mails, Messenger, causando danos psicológicos essencialmente em crianças e adolescentes). Para todos nós, que utilizamos a facilidade ou a possibilidade da comunicação ao toque das teclas, tão útil para encurtar distâncias, criar e apertar laços, não nos deixemos de “olhar nos olhos” quando possível ou necessário, utilizando todas as portas ao nosso dispor para a elevação do nosso Ser em vontades benéficas e positivas.
02 Fevereiro DIA MUNDIAL DAS ZONAS HÚMIDAS
Vamos então reflectir sobre a importância destes ecossistemas que se encontram ameaçados devido à urbanização, à industrialização, ao turismo, à pesca, à caça, tudo causas relacionadas com o desenvolvimento económico. O Dia Mundial das Zonas Húmidas resulta da Convenção de Ramsar, assinada precisamente nesta cidade Iraniana, a 2 de Fevereiro de 1971 com entrada em vigor em 1975.
Designam-se por Zonas Húmidas as zonas de pântanos, charcos, lagos, rios, turfeiras, planícies de maré e portanto reservas de água natural ou artificial, estagnada ou corrente, doce ou salgada. Assim, na lista de Zonas Húmidas de Importância Internacional da Convenção Ramsar, Portugal assinou 12 locais, entre eles, faço referência à Reserva Natural do Paúl do Boquilobo, pela proximidade às origens deste Blog. Estas áreas estão entre os ecossistemas mais produtivos do mundo, pela diversidade biológica, quer animal, pela concentração de espécies de aves, répteis, peixes, quer pela predominância de plantas, como por exemplo o arroz, uma das fontes de alimentação base de mais de metade da população.
O intuito da Convenção de Ramsar é então a promoção, conservação e utilização racional das zonas húmidas através da cooperação internacional e de medidas nacionais desenvolvendo a sustentabilidade destas áreas em todo o mundo.
31 Janeiro DIA MUNDIAL DO MÁGICO
…Nada na manga. E na cartola…Coelhos? Pombas Brancas? Ilusões diversas. Também elas alegram corações famintos entre o ser ou não ser, o estar ou não estar…e eis a questão. Celebra-se hoje a data de falecimento de São João Bosco, Padroeiro dos Mágicos, e em sua homenagem o Dia Mundial do Mágico. Padre que enquanto rapaz ajudava a família através da apresentação de mágicas, acrobacias e malabarismos. Após as suas apresentações e já detentor de grande fé, diz-se que pregava o evangelho. As artes mágicas têm evoluído muito desde tempos remotos e assumem cada vez mais um papel, como forma de entretenimento, com a exibição de truques cada vez mais surpreendentes, que talvez não os devessem revelar para não os desmistificarem. Em momentos, poderes sobre-humanos se recriam e o “estalar de dedos”, toma um sentido literal e quase tudo é possível. É por isso que, “As ilusões sustentam a alma como as asas sustentam o pássaro”
30 Janeiro DIA MUNDIAL DO HANSENIANO
O mesmo que dizer Dia Mundial dos Leprosos, com celebração no último domingo de Janeiro de cada ano. Este dia foi instituído pela ONU em 1954 e proposto por Raul Follereau, considerado o Apóstolo dos Leprosos do Século XX. Homem que iniciou uma luta contra esta terrível doença e promoveu o tratamento e a cura em igualdade de condições a todos os doentes. Humanizou a doença debatendo-se contra o isolamento dos pacientes que morriam aos poucos também de solidão e de marginalização. Deixa um legado importante representado pela Associação Portuguesa dos Amigos de Raul Follereau. A Hanseníase, mais conhecida por Lepra é uma doença dermatológica, infecciosa, e crónica. Afecta os nervos e a pele e atinge essencialmente pessoas que sofrem de desnutrição, falta de água potável, baixos padrões de higiene, para as quais as calamidades e as guerras em muito contribuem. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) a doença desenvolve-se em países menos desenvolvidos ou países de terceiro mundo entre os quais, Índia, Moçambique, Nepal, Brasil. Transmitida através de gotículas de saliva, vias respiratórias ou secreções nasais, embora hoje já tenha cura, deve ser tratada a tempo para não invalidar os seus portadores por mutilações ou incapacidades que os limitam para toda a Vida. Mais um estigma social a extinguir e a substituir por um carinho, um conforto, pela reabilitação e reinserção social, valores ainda mais prementes em situações de doença.
27 Janeiro DIA INTERNACIONAL DO HOLOCAUSTO
Dia Instituído pela ONU. Holocausto, em tempos remotos é sinónimo de cremação, após a segunda guerra mundial significa extermínio de milhares de pessoas dando relevo à morte dos judeus, hoje esta palavra está ligada a grandes tragédias ou massacres de vidas humanas. É durante a Segunda Guerra Mundial que sob o regime Nazi, caracterizado por uma filosofia e ideologias horrendas, são exterminadas pessoas consideradas “indesejadas”. Deficientes, homossexuais, ciganos, sacerdotes católicos, comunistas, judeus. A 27 de Janeiro de 1945, Auschwitz, o maior de todos os campos de concentração do regime, e local de Morte, de massacre, de fome, de guerra, de perda, de dor, de medo, de luta, de desigualdade, de intolerância, a palavra Liberdade surge com um significado comovente, recordada no dia hoje em memória das vítimas. Ressalvo as Vítimas vivas e desaparecidas, a pequenez humana configurada em Adolfo Hitler fundador do Regime Nazi e a grandeza humana configurada num grande português Aristides de Sousa Mendes. Cônsul em Bordéus nesta fase de instabilidade provocada pelo avanço das tropas Hitlerianas em França, este Homem contaria ordens do Governo Português e concede vistos a refugiados que se dirigiam para lá. Por consequência, perde o direito de exercer a sua profissão, é-lhe diminuído o salário e com família numerosa passa dificuldades e chega à miséria. Sobrevive graças à comunidade judaica de Lisboa. Estima-se que salvou dez mil judeus.
23 Janeiro DIA MUNDIAL DA LIBERDADE
É a liberdade uma utopia? Situada no espaço entre a liberdade individual e a liberdade do outro, existe? Será a grande meia verdade? Há uma intrínseca ligação entre a nossa liberdade, e a liberdade do Todo. A questão mais elementar começa pelos Direitos Humanos inerentes a todos nós que nascemos na qualidade de seres “LIVRES e iguais em dignidade e direitos, e dotados de razão e consciência devemos agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”. É-nos reconhecido um conjunto de direitos na liberdade de escolha política, religiosa, de expressão e enquanto cidadãos, mas dentro dos limites da lei. Somos livres em acções individuais, nas escolhas do futuro, mas sabemos que há “correntes” que condicionam até a mais simples decisão. "A verdadeira liberdade consiste somente em fazer o que devemos, sem sermos constrangidos a fazer o que não devemos." Aqui está a plenitude do Ser Livre, naturalmente adquirida no Ser Resolvido no sentimento de culpa, no perdão de um passado, numa consciência harmoniosa, na concretização de um destino. E conforme esta frase publicada num post deste Blog, “A luz do destino transcende a imaginação por muito boa que ela seja”. Que sejamos naturalmente leves e livres na natural brandura de um Ser entre Outros Seres, em harmonias constante de vontades, caminhos ou destinos.
21 Janeiro DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO
A Religião estabelece a ligação entre o Homem e o Sagrado, através da fé e de crenças profundas num Deus (Religiões Monoteístas) ou em mais de um Deus (Religiões Politeístas). É expressa em acções, ritos e pelo cumprimento de princípios morais. Sendo o ateísmo a ausência de uma crença em Deus ou em divindades, há religiões consideradas como ateístas, por seguirem mestres ou crenças filosóficas, como é o caso do budismo. O dia mundial da religião entrou em vigor a partir de 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional dos Bahá’is (religião monoteísta fundada na Pérsia no Séc. XIX) nos Estados Unidos. Actualmente celebra-se em 24 países, com o propósito principal de fomentar a tolerância e criar a harmonia religiosa enfatizando o amor e o respeito ao próximo, sem forças fundamentalistas evocadas erroneamente em Nome de Um Pai. Sou crente, e assim como não julgo obtusamente ideologias ou a falta de crenças, é-me difícil conceber que me estampem em conceitos forjados, só porque o sou. Termino com uma frase que diz tanto de quem a escreveu e a quem a lê: “Os crentes de todas as religiões, junto com os homens de boa vontade, abandonando qualquer forma de intolerância e discriminação, estão convocados a construir a Paz.(Papa João Paulo II)”.
15 Janeiro DIA MUNDIAL DO COMPOSITOR
Música…combina sons e silêncios com a arte de a compor. Num dialecto emocional, leva-nos em viagens sonoras, partindo do ouvir com destino expresso no sentir. É o compositor que partilha histórias escritas em “partituras” que nos embalam a Vida, expressam culturas, personalizam ambientes, completam silêncios. Poderia enumerar Nomes sonantes da composição musical Portuguesa, mas inibiria outros tantos também importantes, outros tantos já desaparecidos e permanentes na obra, os que se detêm na sombra da voz do cantor e do músico que a transmite e também os compositores internacionais. Por isso, bem-haja aos que contribuem para a fluência das nossas emoções através da Música e para a intemporalidade e universalidade dos sons do Mundo. A nossa melhor homenagem e contributo para a continuidade da sua motivação é fazermos honras com a devida pergunta : - Quem compôs esta música?
13 Janeiro DIA MUNDIAL DO LEONISMO
Não, não vamos falar de grandes felinos com tufadas jubas, em savanas africanas. Nem de outra espécie de leõezinhos admiráveis, que correm em campos relvados, geralmente em grupos de onze com roupagem verde e branca e nos fazem gritar…golo! Na grande parte dos dias mundiais evocados até ao presente, o altruísmo humano está no topo de grandes feitos, composto por heróis justificados em acções em prol da comunidade. Também o Leonismo é um conjunto de normas e objectivos da maior organização Internacional de clubes de serviço, a Associação Internacional de Lions Clubs. É uma organização sem fins lucrativos e através dos Lions Clubs e dos seus membros denominados de “Companheiro Leão”, distribuídos pelo mundo, prestam serviços humanitários apoiando entidades filantrópicas ou em situações de calamidades públicas, apresentando respostas para estes e outros problemas, que carecem de ajuda para o bem-estar cívico, social e moral da sociedade. Que se façam ouvir os rugidos dos Leões!
11 Janeiro DIA INTERNACIONAL DO OBRIGADO
A cada instante temos uma infinidade de oportunidades para reconhecermos e sermos reconhecidos. Hoje esta frase, assume facilmente a conotação do que é idolatrado em rótulos fáceis ou aparências. Mas, refiro-me às razões Maiores e Melhores, RECONHECER DÁDIVAS, num sentido abrangente. E podemos fazê-lo de tantas formas bonitas, ou tão-somente com um simples OBRIGADO, como uma importante demonstração afectiva gratuita. E se posso ter nascido desprovida de algumas qualidades, de facto, juntamente comigo estava já um pacote muito considerável de agradecimentos. Adoro emotivamente dizer inúmeras vezes, obrigadíssima, a tantos momentos que o implica. Obrigadíssima…
04 Janeiro DIA MUNDIAL DO BRAILLE
Louis Braille nasceu a 4 de Janeiro de 1809. Aos 3 anos, em consequência de um incidente na oficina do pai, fica invisual. Frequentou a escola, e genial na sua facilidade de aprendizagem, ingressa no Instituto de Cegos de Paris. É professor durante a sua curta existência (faleceu aos 43 anos) e deixa um importante legado àqueles, que como ele, teriam sérias dificuldades em ler e escrever sem a sua benemérita invenção, O “Método Braille”. O “Braille” é um sistema de leitura por tacto para cegos, composto por uma célula constituída por seis pontos em relevo que através de várias combinações, correspondem aos sinais e letras do alfabeto. Num dia evocado especialmente pelos invisuais e de sentida homenagem ao feito deste Homem na edificação da sociedade, como Não é preciso Ter para Entender, é de todos a responsabilidade de integrar e edificar a sociedade em que vivemos, tantas vezes mal tratada devido às imperfeições que nos assolam.
01 Janeiro DIA MUNDIAL DA PAZ
O primeiro dia assinalado no Calendário tem como mote a Paz. Belo tema para recomeçar. O Dia Mundial da Paz foi criado pelo Papa Paulo VI, com uma mensagem que surgiu a 08 de Dezembro de 1967, com o objectivo da sua celebração no primeiro dia de cada ano civil a partir de 1968. A iniciativa desta mensagem parte da Igreja Católica mas a sua conotação não pretende ser exclusivamente católica ou religiosa, depois de lançada, espera-se sempre que a adesão seja universal, a fim de exaltar esta intenção na expressão livre das Vozes-Bem, em prol desta Paz Universal. Trata-se de uma renovação anual convicta da importância desta celebração para consciencializar a abolição de actos terroristas, a violação dos direitos humanos, pôr termo a conflitos bélicos fatais à humanidade, assim como, pequenas acções que promovem tantas vezes a infelicidade individual humana, em quezílias familiares, laborais, discriminações e tantas expressões conflituosas. Vamos então recomeçar, num silêncio pacifista, com a promoção de gestos harmoniosos.
01 Janeiro DIA DE ANO NOVO
O calendário é um guia indispensável para a contagem do tempo. Desde o desenvolvimento do primeiro calendário Romano até aos nossos tempos, de acordo com o ciclo solar e para os países ocidentais, sabemos que depois de 365 ou 366 dias, nasce um Novo Ano. Mas, cá para mim…sábios ancestrais ou entidades divinais meditaram, meditaram e entoaram uma voz, que disse: - E se a contagem recomeçasse? E assim, em dias com o mesmo nome, o mesmo número de horas, mas em tempos diferentes, é-nos dada Uma Nova Oportunidade… a de vivê-los, tendo em conta o que fomos, o que somos e o que ainda podemos vir a Ser! Feliz Ano Novo.
24 Dezembro DIA UNIVERSAL DO PERDÃO
Nesta aura propícia à elevação do espírito e dos valores universais evocados à Paz, à fraternidade e comunhão entre os seres, faz sentido reflectir sobre indulgência e renovação mental. Perdoar significa apagar mágoas e dar oportunidades de arrependimento, até porque na qualidade de humanos somos falíveis de intenções. Perdoar apazigua ódios e harmoniza a possibilidade de dialogar contribuindo para o progresso interior. Perdoar, pacífica. Claro que numa Vida de muitas vidas, encontramo-nos com as causas pontuais para o uso do perdão, e causas compulsivas e abusivas por aqueles que têm a predisposição para a malvadez, ou por características inerentes, nascem atrelados a um reboque-pesado que não sendo bem conduzido, atravessam a nossa estrada de Vida e levam… “tudo à frente”. Na altivez do exercício mais profundo o ideal seria, nem sequer nos magoarmos, isto é sentirmos, evoluirmos, não alimentando mágoas. E assim as lembranças difíceis não nos atormentariam porque não viviam em nós. Difícil? Possível? Impossível? Um facto inegável “violência gera (sempre) violência”.
18 Dezembro DIA INTERNACIONAL DAS MIGRAÇÕES
Dia instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que assinala a adopção da Convenção Internacional sobre a Protecção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias, datada de 1990. De todos os passos que damos, e vão sendo muitos ao longo da nossa existência, temos um pouso de indeléveis raízes que nos naturaliza de um determinado lugar. Mas, numa procura constante natural ou imposta por decisões pessoais, profissionais e em casos extremos até políticas, movimentamo-nos de um país para o outro, ou dentro do nosso País, de uma região para outra, com fim residencial, o que nos designa de migrantes. Logo, o grande propósito deste dia é sensibilizar para o equilíbrio entre os diferentes comportamentos habitacionais inerentes a cada sociedade por fenómenos sociológicos, e a individualidade e o respeito pelos Direitos Humanos a cada Migrante neste Todo Social.
11 Dezembro DIA INTERNACIONAL DAS MONTANHAS
Também eu sou feita de serras, montes e vales impregnados no meu ser volátil, que me servem de raiz ou me elevam a alma, aquando da conquista ao atingir o seu cume e vislumbrar para lá do tangível. Parece uma metáfora à Vida. Mais do que me conheço a mim, sinto-as parte dos meus contornos. Em complexos caminhos acidentados, sentem-se, pelo vento nos cabelos, num silêncio de betão…e a Paz, toma-me…Sua. Talvez o que não tenha…inspire, nestes espaços sublimes que nos dão mais de nós do que alguma vez somos. Objectivando o tema a factos concretos, este dia instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, leva à reflexão sobre a preservação e conservação das montanhas, por se tratarem dos ecossistemas mais ricos do planeta, pela grande biodiversidade de fauna e flora que as compõem e porque são os maiores reservatórios de um bem essencial à vida, a água doce. Além das paisagens sublimes com que nos envolvem. Também há que destacar e sensibilizar que a população que vive em montanhas, (estima-se que 10 % da população) pela falta de oportunidades inerentes e pelas dificuldades de desenvolvimento, são as mais pobres do mundo. As alterações climatéricas e a acção humana directa ou indirecta podem pôr em causa um equilíbrio fundamental que afecta a todos. Consciencializar acerca dos problemas ambientais e fazer o que estiver ao nosso alcance para os deter, não é utópico e pode contribuir. 
10 Dezembro DIA MUNDIAL DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Através da cooperação em matérias, como a segurança, o direito, o progresso, a promoção do diálogo internacional, o objectivo principal da ONU é deter as guerras e assim, fomentar a Paz, como já foi dito. É perceptível esta intenção por todos os seus feitos e também pelos vários dias instituídos pela organização, sempre com o propósito definido de dignificar a Pessoa Humana. Um destes nobres propósitos foi precisamente a proclamação Universal dos Direitos Humanos. Como resposta a barbaridades surgidas durante a segunda guerra mundial, como o holocausto, o uso de armas nucleares, surge a aprovação deste documento a 10 de Dezembro de 1948 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como UM IDEAL A ATINGIR. Os direitos básicos, tantas vezes desrespeitados, urgem e nascem ou renascem pela consciência e prática da igualdade, respeito e dignidade, num dever de interacção fraternal. Transcrevo o primeiro Artigo desta Declaração, que em si já encerra tanto: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”
07 Dezembro DIA INTERNACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL .
Em 1996 a Assembleia Geral das Nações Unidas, reconhece oficialmente esta data já celebrada desde 1994, ano da comemoração do 50.º aniversário da Convenção sobre a Aviação Civil Internacional. Criam-se pontes para criar passagens, ”para outras margens”. Os meios de transporte como pontes de ligação de lugares no Mundo, são meios que facilitam passagens. Barcos atravessam mares, oceanos e levam-nos a costas pretendidas, comboios seguem as linhas do nosso destino. O Avião...irrompe num Ar…em viagens, voos acrobáticos…Analogias ao Pensamento? Aos que se vestem de um Ar, as acrobacias mentais tomam-nos de assalto sem o limite do Ser que nos voa para lá das nuvens, para aterrarmos num Chão que serve de pouso à reflexão. E…fazendo jus à concreta Razão da celebração deste dia, o Avião é o meio que mais contribui para a proximidade dos povos e dos mundos, tornando-se um factor importante para o desenvolvimento a nível social e económico
05 Dezembro DIA INTERNACIONAL DOS VOLUNTÁRIOS
O trabalho do voluntário é todo aquele que é prestado gratuitamente sem uma contrapartida monetária ou lucrativa. É uma inquietação de alma por um ideal, num arregaçar de mangas, em acções que não esperam pelos outros. É a doação de um tempo que sana lacunas económicas em matérias de extrema importância no mundo, ou, aplicada a núcleos mais restritos, sem promessas cumpre com a Força da União. É dar o que se propõe por vontade própria e receber a realização do feito. Segundo a ONU, que desde 1985 realça a causa, o voluntariado contribui significativamente para o Desenvolvimento Económico e Social no Mundo.
03 Dezembro DIA INTERNACIONAL DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
Dia promovido pela ONU desde 1998, uma vez mais, com o elevado objectivo de dignificar a vida humana nas suas diferentes formas. No caso das Pessoas com Deficiência, incentivando à defesa dos seus direitos, facilitando a inserção, integração e participação, em sociedade, o mais possível e com os seus específicos talentos, além de primar pelo aumento desta consciência. Jamais esquecerei uma conversa que tive com uma pessoa portadora de uma deficiência física, numa fase em que se falava de aborto e se colocava a hipótese lícita em caso de deficiência do feto. As palavras foram mais ou menos estas …”muitas vezes penso que se a minha mãe adoptasse esta possibilidade, eu não estaria aqui…” e …” a minha deficiência poderia ser uma hipótese de escolherem por mim se viveria ou não”… Ouvir isto na primeira pessoa, por quem tem mais dificuldades que eu para se mobilizar, por quem padece dores e defende a sua vida com garra, é ainda mais significativo. E afinal, ter-se-ia perdido um filho, um irmão, um amigo, uma pessoa activa na sociedade, um bom profissional, Uma Pessoa. E se todas estas palavras parecem poéticas, deixam de ser, se pensarmos…podia ser EU.
02 Dezembro DIA INTERNACIONAL PARA A ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA
…Parece que acabou e ainda não foi erradicada de um Mundo que nos serve de formas tão diferentes. A escravatura ainda vive em rituais fanáticos religiosos, em trabalhos forçados, em trabalho infantil, em abusos e exploração em casos como tráfico de seres humanos, em que as pessoas deixam de ter identidade para o mundo e servem de meios para os fins dos seus raptores. Mais uma iniciativa da ONU a repudiar uma forma hedionda de violação dos direitos humanos em qualquer tipo de relação, que demonstra a falta de respeito cívico pelo outro. Em formas, incomparavelmente, menos dramáticas, a escravatura vive-nos tantas vezes numa introspecção íntima, em cada elo de correntes psicológicas, quando somos menos do que nós...
01 Dezembro DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA
Dia instituído em 1989 pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O Síndroma de Imunodeficiência Adquirida, é uma doença que afecta o sistema imunológico humano, através do vírus HIV. Sendo o Sistema Imunológico responsável pelas defesas do nosso organismo, deixa assim as pessoas expostas a infecções e tumores. Esta doença foi identificada no início dos anos oitenta e ainda não tem cura, desde então, estima-se que 30 milhões de pessoas já morreram vítimas dela. É relevante lembrar o perigo que representa tendo em conta a sua rápida propagação entre as populações. A sua transmissão é feita através de sangue, sémen, secreção vaginal e no intercâmbio entre mães e fetos durante a gravidez, parto ou amamentação. Mas, a luta continua em acções por todo o mundo, para a sensibilização da prática de sexo seguro através do uso do preservativo, tratamento de doenças sexualmente transmissíveis, programas de troca de seringas, etc. A evolução da medicação tem contribuído significativamente para a esperança de vida do seropositivo. Este dia pretende também sensibilizar e repudiar o estigma e a discriminação perante os portadores da doença. É importante abraçar quem precisa, é importante abraçar a causa.
29 Novembro DIA INTERNACIONAL DE SOLIDARIEDADE COM O POVO PALESTINO
Este dia foi oficialmente instituído pela ONU a 29 de Novembro de 1977. Esta data coincide com a aprovação da resolução sobre a partilha da Palestina, em 1947, decisão tomada após o extermínio dos judeus pelo regime nazista e em 1948 é implantado o Estado de Israel. Depois da implantação do Estado de Israel, o Estado Palestiniano não é assegurado, e desde então, num enlace sangrento, assiste-se à destruição de vilas, travam-se guerras e cometem-se injustiças contra os direitos deste povo, desrespeitado até ao cúmulo de surgirem situações de “Apartheid”. A Autoridade Nacional Palestiniana está hoje dividida em dois territórios, a Cisjordânia e a Faixa de Gaza, que fazem fronteira com o Estado de Israel. Segundo dados obtidos, a população Palestiniana está confinada a apenas 1,33% de todo o território Palestiniano e a chacina continua depois de meio século de Guerras, numa situação que ainda não pereceu.
25 Novembro DIA INTERNACIONAL PELA ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
Este dia foi instituído pela ONU em 1999, em homenagem e tributo a três irmãs, de seu nome, Minerva, Maria Tereza e Patrícia Mirabal, conhecidas como “As Borboletas”. Estas mulheres, filhas de um empresário bem sucedido, perdem quase toda a sua fortuna quando Rafael Trujillo, ditador da Republica Dominicana, chega ao poder. Temendo que conduzisse também o País à ruína, declaram-se opositoras ao seu regime e por isso, foram perseguidas, torturadas, assim como a sua família, e assassinadas a 25 de Novembro de 1960, a mando deste ditador. Abomino qualquer tipo de relação de superioridade abusiva sobre os demais, para a satisfação de egoísmos ilógicos, seja em relações políticas, laborais, pessoais, familiares. Este dia alerta, sensibiliza e reflecte especificamente sobre vários tipos de violência e abusos na Mulher ainda vítima dum mundo pleno de violações de direitos humanos, por conceitos, preconceitos ou culturas, como a prática da mutilação genital, ainda usada em vários países. E, se as diferenças, complementaridades e encantamentos entre ambos os sexos só deveriam mistificar as suas relações, desmistificam-se tantas vezes em actos másculos gritantes a que eu defino como, AS FRAQUEZAS DO SEXO FORTE, traduzidos numa moda também em Portugal chamada de, Violência Doméstica. Estes e outros comportamentos exigem vozes activas soantes no mundo em prol de um bem comum; a pacificação e respeito entre os Seres.
21 Novembro DIA MUNDIAL DA TELEVISÃO
Foi proclamado pelas Nações Unidas no ano em que se realizou o Fórum Mundial sobre Televisão, em 1996. O intuito da celebração deste dia foi incentivar a nível mundial a troca de programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança e o desenvolvimento social e económico. A televisão, chamada de “janela aberta ao Mundo”, chega a Portugal em 1957 e a preto e branco. Em pequenos lugares ou aldeias, segundo relatos, havia apenas uma televisão nos chamados Clubes (Associações Desportivas) onde as pessoas se reuniam para assistir a programas musicais ou a teatros. A informação invade-nos a cada momento, esta “janela” é o meio mais imediato e poderoso, por isso, o mais procurado. E, se a realidade tem um impacto autêntico da certeza envolvente da ocorrência, a deturpação de factos poderá ter o mesmo impacto, neste caso negativamente. Depois, há toda uma magia aliciante na facilidade de um ser-possível, que padronizada numa moda naturalmente assumida, impõe padrões e dissolve culturas. Mais uma vez, como em muitos casos de vida, a causa-consequência persegue-se num equilíbrio muitas vezes difícil de assumir, ainda assim, com a mais-valia de ter o MUNDO no carregar de um botão.
21 Novembro DIA INTERNACIONAL DA SAUDAÇÃO
OLÁ! OLÁ!
É tão bom saudar, com gestos ou palavra. A saudação é sempre uma demonstração amigável entre as pessoas e quando sentida de forma transparente e sincera provoca-nos uma aura tão harmoniosa.
Num mundo de culturas tão diversificadas os gesto simbólicos de saudação são incrivelmente diferentes. Por exemplo, se no Ocidente é comum o abraço entre homens, mulheres ou entre ambos, quando são amigos que se conhecem há algum tempo e um aperto de mão entre quem não tem tanta intimidade, em países frios como acontece com os esquimós, esfregam os narizes. Já os homens Árabes demonstram a sua amizade com três beijos nas faces. Este dia de incentivo e apelo à Paz no Mundo é celebrado pela primeira vez em 1973, enquanto decorria mais uma guerra no Médio Oriente. Foi então que dois professores norte-americanos Brian MacCormack e Michael MacCormack decidem institui-lO, promovendo um contacto amigável entre as pessoas, apelando a gestos de Paz em detrimento de gestos de Guerra.
20 Novembro DIA UNIVERSAL DA CRIANÇA
Foi comemorado pela primeira vez a 1 Junho de 1950. Em Portugal continua a ser festejado neste dia, diz-se que também por convicção religiosa, uma vez que o mês de Maio homenageia Maria, Mãe de Jesus. Oficialmente este dia foi instituído a 20 de Novembro de 1950, pela ONU. Logo após a 2.ª guerra mundial e reflectindo sobre a situação miserável vivida em muitos países onde não havia comida e algumas crianças eram órfãs, surge um grupo de países resolvidos a tentar contribuir para a resolução destes problemas. Assim, nasce a UNICEF. Com a criação deste dia reconhece-se mundialmente, independentemente da religião, sexo ou etnia, direitos comuns e urgentes a todas as crianças, como a alimentação, a educação gratuita, o amor, a compreensão, a protecção contra formas de exploração e o seu desenvolvimento em climas de Paz. A declaração dos direitos da criança é aprovada só nove anos mais tarde, a 20-11-1959. A Criança, como um ser que precisa de cuidados e protecção, pela maturidade que só vai sendo adquirida com o passar dos anos no seu percurso de vida, precisa de Nós. Num intercâmbio entre a razão e consciência de um Mundo real e a sua inocência genuína, autêntica e criativa dão-nos tanto como o que de nós ainda faz parte. Adoro tirar os saltos, descer ao sorriso mais alto de uma criança e correr os desertos coloridos dos seus mundos onde crescem oásis de sabedoria autêntica patenteados em cada dente que lhes cai.
17 Novembro DIA MUNDIAL DO NÃO FUMADOR
O intuito principal da reflexão lançada para este dia, e segundo a Organização Mundial da Saúde é que o tabaco é inimigo da saúde, provoca a morte e esta morte pode ser evitada. Salientando também o cuidado a ter perante os que, sendo fumadores passivos diariamente, possam também vir a sofrer estas consequências. Ainda que os jovens tendam a fumar cada vez mais, na população em geral o número de fumadores tem vindo a diminuir. Esta consciencialização será fruto das campanhas existentes? Será motivada por uma saúde muitas vezes já fragilizada com problemas de stress, vidas sedentárias ou alimentação incorrecta? Ou a poupança urgente nos bolsos portugueses leva a um esforço adicional para quem se diz não viver sem um vício que se tornou tão seu em momentos singulares de prazer?
16 Novembro DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA
Mais um dia com a patente da ONU. Com o objectivo de dignificar o ser humano e incentivar a tolerância para a promoção da Paz e do Amor entre os povos, foi escolhido o dia 16 de Novembro por coincidir com a assinatura da constituição da UNESCO em 1945. Além disso, este dia evoca a Declaração Universal dos Direitos Humanos, intensificando o direito à liberdade de expressão, de pensamento, numa educação que promove a compreensão e amizade entre os povos. O extremismo e o fundamentalismo tende a ocupar o mundo de intolerâncias e incompreensões étnicas, culturais e religiosas, e instala a violência, as guerras e genocídios, por convicções numa razão estereotipada a todos os mortais. O mundo na sua diversidade é um mundo de cores, de formas diversas, de atitudes especiais às singularidades individuais e ainda assim UNO, quando em vista o respeito mútuo e o bem comum. Em situações diárias e particulares, quando a falta de compreensão e tolerância bloqueia a comunicação, instala-se tantas vezes uma violência passiva entre rancores calados que necessitam urgentemente de respeito ou de definições a assumir, fáceis ou difíceis nas suas razões.
14 Novembro DIA MUNDIAL DA DIABETES
A celebração deste dia tem como finalidade chamar a atenção para a problemática desta doença. A diabetes é uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de açúcar ou glicose no sangue. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) 6% da população mundial tem diabetes e este índice tende a aumentar. Sendo a glicemia a quantidade de açúcar ou glicose no sangue, medir periodicamente os seus níveis é muito importante para a prevenção e detecção precoce desta doença que pode causar graves lesões em órgãos vitais como, o coração, os rins, a visão, as fibras nervosas e lesões de difícil cicatrização que muitas vezes levam à amputação de membros. Através da insulina, a hormona responsável pela transformação do açúcar em energia essencial à vida, a glicemia é reduzida, e a passagem da glicose do sangue para as células é favorecida, por isso em situações extremas, os Diabéticos podem ter de auto-administrar esta substância. Também dietas específicas e a prática regular de exercício físico podem ajudar neste controlo.
10 Novembro DIA MUNDIAL DA CIÊNCIA AO SERVIÇO DA PAZ E DO DESENVOLVIMENTO
Estabelecido em 2001, representa uma reflexão sobre o papel da ciência na construção de um mundo melhor, renovando assim alguns dos compromissos criados pela Unesco. Compromissos que consistem essencialmente em fortalecer a consciência de todos acerca da importância do papel da ciência na promoção de sociedades sustentáveis e pacíficas, em promover um intercâmbio mundial do conhecimento científico, em renovar o compromisso mundial do uso da ciência em prol da sociedade e elevar os desafios enfrentados pela ciência favorecendo o apoio ao desenvolvimento científico.
09 Novembro DIA INTERNACIONAL CONTRA O FASCISMO E O ANTI-SEMITISMO
Dia instituído pelo Parlamento Europeu, para lembrar A noite de Cristal. A Noite de Cristal ocorreu a 09 de Novembro de 1938 em vários locais da Alemanha e Áustria, onde se cometeram actos de violência sustentados na perseguição nazi que já existia, o que provocou o espancamento, a prisão e morte de muitos judeus, a destruição das suas lojas, habitações e também de sinagogas. Esta noite acontece como resposta ao assassinato de Ernest Von Rath, um diplomata alemão em Paris, por um judeu polaco Herschel Grynszpan, condenado muitas vezes à deportação de França. Ainda que se tratasse de um acto violento que retirou uma vida humana, servem-se do sucedido como pretexto e generalizam uma vontade maior já implícita no pensamento nazi. Cometem-se assim estas injustiças étnicas contra Pessoas, simplesmente Pessoas. Considera-se aqui o início do holocausto, pois neste dia foram enviados para o campo de concentração de Dachau (uma antiga fábrica de armamento próxima de Munique), milhares de judeus.
08 Novembro DIA MUNDIAL DO URBANISMO
O Urbanismo é uma disciplina que está relacionada com o estudo, o ordenamento e o planeamento de áreas urbanas. Actualmente, mais de metade da população mundial está concentrada em zonas urbanas e, segundo estimativas da ONU, o crescimento populacional vai continuar a acontecer cada vez mais nestes pólos. É por isso importantíssimo o adequado planeamento e desenvolvimento destes espaços, que certamente se irá reflectir na qualidade de vida de quantos lá habitam. A celebração deste dia, instituído em 1949 promove exactamente esta consciência. As nossas raízes são indeléveis, marcam a nossa personalidade com cheiros de infância, sons de lugares, e passos incipientes por sendas misteriosas que nos conduzem ao culminar do nosso Ser. Sejamos mais urbanos ou rurais, nas nossas diferentes experiências procuramos complementar o que não temos em cada lugar. As zonas habitacionais impregnadas em betão oferecem oportunidades e facilidades diárias em inúmeras necessidades que acercam o Ser Humano. Mas, se feitos de Serras, num chão de Terra Mestra de Passos e as oportunidades são longe, criamo-las ou buscamo-las como o Vento que nos toca a vontade de sermos mais aqui ou além. Com um verde de fundo que nos cerca a liberdade, ao som de cantos de pássaros acordamo-nos e reforçamo-nos em querenças ou simplesmente embalamo-nos, até nos esquecermos delas.
06 Novembro DIA INTERNACIONAL PARA A PREVENÇÃO DA EXPLORAÇÃO DO AMBIENTE EM TEMPO DE GUERRA E CONFLITO ARMADO
Este dia foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas e tem como objectivo salientar e sensibilizar acerca das consequências da guerra para o meio ambiente e para a importância de não destruir ecossistemas e recursos naturais para alcançar objectivos militares. A desertificação, a desflorestação, o derramamento de combustíveis que podem poluir praias, águas e por sua vez prejudicar a pesca e o turismo e a destruição de campos agrícolas, são alguns dos exemplos de catástrofes naturais que podem persistir ao longo de gerações mesmo após o termo dos conflitos. Ainda que muitas vezes esquecidas, normas e acordos internacionais sobre a condução das guerras para o ambiente, têm de ser respeitadas.
05 Novembro DIA MUNDIAL DO INTERACT
Interact significa Acção Internacional, sendo o primeiro Interact Club fundado em 1962. Este dia pretende que estes clubes divulguem o seu excelente trabalho e incentivem novas participações neste projecto. O Interact é um programa que pretende desenvolver, através dos Interact Clubs, em adolescentes dos 14 aos 18 anos, a capacidade de liderança, o respeito ao próximo, a interactividade entre grupos, o espírito de equipa e as relações de amizade, em programas cujo principal objectivo é reconhecer ocupações que têm como base servir o próximo. Estas acções são postas em prática através de visitas a hospitais, a instituições, através de campanhas ou doações e de preocupações com o meio ambiente, dando a estes jovens um maior conhecimento em assuntos relacionados com a comunidade nacional ou mundial. Os Interact Clubs já existem em 108 países e são patrocinados por um Rotary Club, que são clubes de serviços à comunidade sem fins lucrativos, tendo como objectivo “estimular o Ideal de Servir, promovendo a paz e a compreensão no mundo”.
05 Novembro DIA MUNDIAL DO CINEMA
O Cinema é uma forma de arte. Através do movimento de imagens projectadas cria os chamados filmes. Os filmes podem conter histórias de vidas reais, fictícias, histórias de animação, ou serem plenos de efeitos visuais. O mais interessante é que são fruto da criação e do pensamento de quem os argumenta, realiza e interpreta, demonstrando culturas resultantes de uma sociedade ou influenciando culturalmente essa mesma sociedade. Enquanto os assistimos, recriamo-nos em mundos que podem ter tanto de nós como das diferenças que nos sociabilizam, num intercâmbio de vivências de outras vidas num sonho assistido, que é tão mais real quanto mais intensamente o vivermos. Aliás como tudo na vida…
05 Novembro DIA INTERNACIONAL DA CONSCIÊNCIA GOVERNAMENTAL
A consciência, eu diria, é uma qualidade humana. Mais especificamente, é uma qualidade da mente ou uma qualidade psíquica que resulta de uma capacidade de perceber o que é “ser no mundo e do mundo”. Talvez esta consciencialização inserida em meios tão específicos socialmente, ajude os que dirigem e governam a pensar numa razão levada por uma emoção que lhes toque, revelando sensibilidade num melhor desempenho.
31 Outubro DIA MUNDIAL DA POUPANÇA
O dia de hoje foi criado para nos sensibilizar para a necessidade de economizar e rentabilizar poupanças, afim de não cairmos em situações de sobre endividamento ou para fazer face a dias difíceis. Dia de todos os dias nas vidas de muitas vidas e cada vez mais actual na realidade presente. Reflicto sobre três, de tantas situações diferentes. Os que se preocupam em economizar mas, com as dificuldades cada vez mais acrescidas poupam mais e com menos resultados. Quem não tem o que poupar, porque os poucos rendimentos são esmiuçados nas despesas certas sem chegar a um ínfimo das necessidades. Sobra o nada e falta o tanto. Os que não carecem desta preocupação num contexto onde começam a surgir intranquilidades fruto da instabilidade que se vive. Eis que surge uma quarta reflexão...Quem quer aprender a poupar. Talvez uma das chaves do problema esteja no equilíbrio entre a CONTENÇÃO E A SELECÇÃO...e muita criatividade. Ex: De mil espectáculos culturais que gosto, vejo um que amo. Se vou passear, troco o restaurante, recrio o ambiente e faço o picnic. Deixo os sapatos-de-vida na loja e compro os sapatos-bonitos etc. Percebo o esforço do Ter, a aprendizagem da Luta e o orgulho do Conseguir, num berço onde o ouro não se vê...sente-se, na educação, no empenho e em lições de vida. Porque "o sonho comanda a vida", mesmo quando se cumpre menos para dignificar despesas inegáveis e constantes, realizo-me no que posso concretizar. Por último deixo aqui dois links, que podem sempre ajudar... http://saberpoupar.com/artigos/20-dicas-para-poupar-dinheiro e http://saberpoupar.com/
30 Outubro DIA NACIONAL DA PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAMA
A vida é a realidade da conquista diária e tento não me conter ao negativismo latente da incerteza do que pode surgir. Mas Sou...vivo essa realidade ao meu redor e não lhe estou imune. A causa é Mundial e estende-se ao Ser Humano. Recomenda-se a realização do auto-exame mamário todos os meses, a realização de uma mamografia anual ou bienal a partir dos 35 anos e regulares visitas ao ginecologista. Para o tardio pode realmente ser tarde, mas para o precoce pode ser A HORA.
29 Outubro  O DIA MUNDIAL DA PSORÍASE
A Psoríase é uma doença inflamatória da pele, crónica e não contagiosa que atinge cerca de 1 a 2 % da população mundial. A Psoríase Vulgar caracteriza-se por lesões cutâneas que aparecem sob a forma de manchas rosas ou avermelhadas cobertas por escamas esbranquiçadas. Ao afectar um órgão exposto (pele), tem repercussões psicológicas nos seus portadores e em sociedade a valorização pessoal interior é muitas vezes posta em causa em detrimento da aparência exterior. É também de extrema importância generalizar esta informação...esta doença NÃO É CONTAGIOSA... para acabar com um estigma social que se cria à sua volta.
28 Outubro DIA INTERNACIONAL DA ANIMAÇÃO
Pela primeira vez a 28/10/1892, Emile Reynaud, apresenta o Teatro Óptico com a projecção de animação através da lanterna mágica. Por isso este dia enaltece o cinema de animação. Celebrado no mundo, com especial relevo no Brasil num evento de mostra gratuita e em simultâneo em mais de 400 cidades brasileiras. 24 Outubro  DIA MUNDIAL DA INFORMAÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO
Coincide com este último e foi instítuido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972. Li que o seu objectivo é informar a opinião pública sobre os problemas relacionados com o desenvolvimento e sobre a necessidade de cooperar internacionalmente e resolver esses problemas.
24 Outubro DIA DAS NAÇÕES UNIDAS
Talvez, num principio distante, também aqui , com pequenos passos e provavelmente considerados utópicos, fizeram da ONU uma caminhada real. A ONU foi fundada a 24/10/1945 É uma organização Mundial com o objectivo de deter guerras, promover o diálogo internacional, fomentando assim a PAZ MUNDIAL, através da cooperação em matérias como : a segurança, o direito, o progresso e os direitos humanos. Uma das realizações mais nobres da ONU foi a proclamação Universal dos Direitos Humanos, em 1948. Acredito na força de pequenos nadas que "pulam e avançam" na concretização de grandes causas. IDEALISTA? Talvez...e quando me desacredito ou me fazem desacreditar ponho um pé no chão e ando...manca... 24 Outubro DIA MUNDIAL DAS MISSÕES.
Este dia transmite a Universalidade da fé. Celebrado em todas as igrejas, tem como finalidade continuar a missão de Cristo na Terra, com uma mensagem fraternal para todos os seres. Numa busca constante de comunhão eclesial num Mundo Intercultural, nesta missão saliento a preocupação constante de integração no progresso que se instala, com fontes de Paz e Amor.
22 Outubro DIA INTERNACIONAL DE ATENÇÃO À GAGUEIRA.
A gagueira ou gaguez é o nome que popularmente se dá à disferia, um distúrbio da linguagem que leva à repetição das sílabas ou a pausas nas palavras proferidas.  Ser um fluente orador, ter facilidade de expressão é importantíssimo nas relações sociais e profissionais diariamente...além de tornar os diálogos mais atraentes ou aliciantes. E perante O Gago? Ouve-se mais o conteúdo das palavras por Ele pronunciadas ou os sons dessas mesmas palavras atropeladas por repetições ou pausas. Fica a pergunta, neste dia que pede especial reflexão para o preconceito ou discriminação perante pessoas portadoras deste distúrbio.
20 Outubro DIA MUNDIAL DA OSTEOPOROSE.
Esta é uma doença que se caracteriza pela evolutiva redução da massa óssea, desenvolvendo ossos finos e frágeis, com especial risco para as mulheres em fase pós-menopausa. Consta que um recente estudo da Associação Nacional Contra a Osteoporose, revelou que cerca de 40% das mulheres portuguesas com mais de 45 anos têm Osteoporose. Menopausa, actividade física inexistente ou em excesso, baixo peso, factores hereditários, diabetes, são algumas das causas para o aparecimento ou desenvolvimento da Doença.
18 Outubro  DIA MUNDIAL DA MENOPAUSA.
Hoje é um dia assinalado em homenagem às mulheres numa fase vital das suas vidas e que requer também a devida atenção dos homens. Quando os ovários deixam de produzir estrogénio, terminam os ciclos menstruais, causando sintomas como: afrontamentos, dores nas articulações, perda da libido, insónias, secura vaginal, osteoporose... Caramba!Tanta coisa...irritabilidade, ansiedade...é caso para dizer, "somos mesmo especiais!" E eu que pensava que o síndroma de TPM já era tão complexamente nosso! Síndroma de TPM...acho que todas nós gostaríamos de o entender melhor . São os sintomas associados à Tensão Pré-Menstrual, logo, ocorrem nos dias que antecedem a menstruação. Num turbilhão hormonal surge uma irritabilidade, sensibilidade, vulnerabilidade manifestamente feminina com muitos outros etc, também físicos. 
17 Outubro  DIA INTERNACIONAL PARA A ERRADICAÇÃO DA POBREZA.
"Tudo quanto não se dá, perde-se."Madre Teresa de Calcutá, prémio Nobel da Paz em 1979. Faz sentido falar nela, neste dia e neste espaço multi facetado. Impressionada pela miséria vivida na Índia, inicia uma congregação de caridade a ensinar crianças, a angariar donativos, a auxiliar doentes com lepra, sida, numa dádiva que prospera até sempre. Deixa um importante legado pelo mundo, em orfanatos, escolas, instituições. E numa postura humilde toca CONSCIÊNCIAS, com a subtileza de quem é forte. Muitas vezes acontecem incidentes que ceifam o que seria uma vida normal e as dificuldades instalam-se. E o que acontece a seguir? Ignora-se...os Pobres pesam aos outros...e depois percebe-se quem é O Nosso Amigo ...O Nosso Familiar ...e QUEM NÃO É.
16 Outubro  DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO
Instituído pela FAO (Food and Agriculture Organization). Consta que dos "30 países em situação de emergência alimentar, 21 situam-se em África." Conheço quem lutou pelo pão que o diabo amassou, literalmente, em mesas onde a falta de tostões as mantinham mais vazias; conheço quem se queixa com mesa farta. Conheço-me num pontual egoísmo quando me esqueço que à minha volta o mundo morre...à sede...à fome, e com ele morremos de estupidez. Conheço quem me ensinou a olhar mais para os frutos e menos para as carências...conheço quem me ensinou que há sempre algo belo para contemplar... E se é na forma de Olhar que está a nossa Atitude...talvez sejamos menos pobres que pensamos, mais felizes que pensamos e...mesmo ao nosso lado há Alguém que precisa de Alguém.
15 Outubro DIA MUNDIAL DA BENGALA BRANCA
Estabelecido pela Federação Internacional de Cegos em 1970. A Bengala Branca é o símbolo da cegueira. Ao permitir ao invisual movimentar-se livremente simboliza a independência, a liberdade e a confiança. Sei de um exemplo real de vida. Alguém que dá ao seu mundo negro uma paleta de cores estampadas nesta Bengala. Com o apuro de outros sentidos, cultiva o quintal, cria animais, ri ...chora... muito raramente...às vezes sem lágrimas. Chora, porque um dia conheceu a luz, e depois...continua a sorrir.
15 Outubro  DIA MUNDIAL DA LAVAGEM DAS MÃOS
Se para nós este recorrente gesto cai numa normalidade em vários momentos diários, segundo a UNICEF, o mesmo gesto pode salvar a vida de milhares de crianças que contêm outros hábitos. A consciencialização no mundo acerca da lavagem das mãos, previne o aparecimento de doenças, em especial doenças diarreicas que matam diariamente estas crianças sobretudo na Ásia e em África.
11 Outubro DIA INTERNACIONAL DO COMBATE À OBESIDADE
A obesidade é uma doença crónica que por acumulação de gordura em excesso no organismo se pode tornar fatal. E o lado social da questão? A Imagem assumiu maior importância e deve ser enaltecida também pela beleza, mas, sem esquecer que esta é RELATIVA, transmite individualidade e é o embrulho do Eu mais profundo. Mas, criam-se Mundos tão arquetípicos! E afinal tudo isto é o MUNDO-DAS-GENTES, iguais nas suas diferenças. Pior quando se baralham questões médicas com padrões estéticos estereotipados.
10 Outubro DIA MUNDIAL CONTRA A PENA DE MORTE
Segundo li, adoptado desde 2003, reforça uma luta de organizações e cidadãos pela abolição desta punição no mundo, considerada cruel, desumana e injusta. Consta que as razões apontadas pela amnistia internacional para a abolir, são estas (entre outras): Inocentes culpabilizados ou forçados a confessar alegados crimes, a pena de morte transmite a ideia da incapacidade de redenção do ser humano e defende ser aceitável matar alguém em certas situações".
10 Outubro DIA INTERNACIONAL DA SAÚDE MENTAL
Sempre me referi à complexidade humana como linhas de separação tão frágeis entre os pólos que nos compõem, que a nossa sanidade mental é muito mais vezes posta à prova do que pensamos, ou serei apenas eu que o sinto? Doenças como, a Depressão, Esquizofrenia, Ansiedade; tantas vezes incompreendidas, porque aos olhos insensíveis o abstracto jamais imperará.
9 Outubro  DIA MUNDIAL DOS CORREIOS
Tenho saudades das cartas seladas e dos postais natalícios coloridos e personalizados anunciados por uma voz que dizia "Correio!". Apesar das novas tecnologias, diariamente confiamos tarefas que dependem da eficiência deste serviço.
 9 Outubro DIA MUNDIAL DOS CUIDADOS PALIATIVOS
Considero que dignificar a todos, sem discriminações étnicas, etárias e sem distinções entre os abismos recorrentes das diferenciações económicas, é enaltecer a Existência Humana. Principalmente em momentos tão cruciais como o sofrimento.
17 Setembro DIA DA COMPREENSÃO MUNDIAL
É compreensível lembrá-lo, idealizá-lo e accioná-lo, a compreensão faz das incompreensões obstruções anuladas e conduz-nos a um alcance pacífico ilimitado, seja individual ou colectivo.

Sem comentários: