Caminhadas


Caminhada Colinas de Lisboa
Neste Sábado em 26 de Novembro de 2016 passeamos com amigos e conhecidos e outros a conhecer na grande caminhada a percorrer Lisboa desde o Oriente a Belém com passagem por pontos históricos e varandas de Lisboa nas suas colinas sempre a mirar o rio Tejo.



Caminhada S.Martinho Porto 2014
Esta foi a estrear, ainda não tinha vindo para estas bandas caminhar com o Clube do Mato, principalmente porque não conhecia estas zonas de S.Martinho do Porto e pontos de referência que desconhecia. Depois da caminhada o tradicional almoço entre amigos, para depois mais uma caminha até Salir do Porto por via marítima na passadeira entre dunas, areias e mar calmo de sempre. Fica para a posteridade este dia de primavera com sol quente e muito divertimento em 13.04.2014.

Caminhada Montejunto 2014

Outro dia Grande do clube do Mato, com mais uma caminhada em quase alta montanha, bem dirigida pelo colaborador do empenhado Gonçalo e sua equipa familiar, que nos proporcionaram momentos únicos de alta beleza e satisfação ambiental. Realçar a oportunidade que tivemos em ver a capela do alto do Montejunto que só  abre uma vez por ano e o reforço que soube que nem ginjas, antes de subirmos  a serra até ao seu ponto mais alto. Também gostava de referir a bela sala de restaurante onde almoçamos e reestabelecemos energias perdidas em alta serra. Tudo isto no dia 23 de Fevereiro de 2014.

Caminhada Rio Maior 2014
Um dia antes de fazer mais um ano para a posteridade, caminhar em terras anexas a Rio Maior, foi mais um dia bem passado entre amigos e companheiro do Clube do Mato. Com a particularidade de fazermos uma visita ao interior de um moinho recuperado, foi sem duvida um aperitivo para mais um repasto oferecido pela junta da freguesia que nos acolhe todos os anos.

Caminhada de Tomar
Belo passeio até á cidade de Tomar, desta vez para caminhar em mais uma bem organizada caminhada do clube do mato, percorrendo caminhos á beira do rio Nabão e na periferia da cidade. Esteve um grupo simpaticamente numeroso e de boa convivência neste dia 29 de Setembro de 2013. Aproveitei também para fazer umas caixas de geocaching.

Caminhada de Peniche
Esta foi organizada pelo meu amigo Sérgio e como sempre bem preparada e delineada, sempre pela costa, do forte até á papoa lá fomos nós felizes e contentes. No final um grupo restrito de membros do clube do mato fomos almoçar para casa do organizador e conviver mais um pouco para acabar o dia 14 de Julho de 2013 em beleza.

Caminhadas Serra da Estrela
Fim de Semana fabuloso em alta montanha, com 2 caminhadas de caracteristicas únicas e diferentes uma da outra, muito cansativas principalmente a primeira já que a segunda foi sempre a descer, muito divertimento á mistura, acampamento e água fria, piqueniques e jantar á grande, tudo isto e muito mais compuseram dois dias de ambiente natural no seu melhor. Também houve um amigo que torceu o pé no segundo dia, que prontamente foi socorrido pelos nossos colaboradores da especialidade. Esta actividade aconteceu no dia 20 e 21 de Abril de 2013.

Caminhada de Rio Maior 2013  
Em 7 de Abril de 2013 realizou-se mais uma caminhada do clube do mato em parceria com a Junta de freguesia de Rio Maior com a chegada a festa anual do Bom Verão. Sempre com muitos caminheiros e muita animação percorreram-se caminhos de boa paisagem e mais uma calorias se gastaram para compensarem aquelas que se iam comer á chegada.

Caminhada de Montejunto 2013
Esta foi á caça do D.Sebastião, nevoeiro que nunca mais acabou do principio ao fim. Mas, não foi por isso que a Malta se fez rogada em caminhar por serras de boa altitude, o senão foi que as paisagens ficaram para serem vistas agora em 2014. De salientar o almoço na quinta  da localidade de Pragança, onde até musica rancheira teve. Fica na história das caminhadas do clube do mato este dia bem passado em 17.03.2013.

Caminhada de Rio Maior
Dia Grande e cheio de boa emoções, começando por uma caminhada, visitando uma quinta de animais e acabando nas salinas. Outra caminhada organizada pelo clube do mato em 24 de Fevereiro de 2013.

Caminhada do Almonda

Caminhada organizada pelo clube do mato em 10 de Fevereiro de 2013, belas paisagens da serra d'aire com a passagem pela nascente do rio almonda junto da antiga fábrica da Renova.

Caminhada Cogumelos 2012
Mais uma caminhada temática realizada pelo Clube do Mato em 25 de Novembro 2012 e desta vez um dos meus temas preferidos, em busca dos cogumelos. Aliciante saber e conhecer os diferentes tipos e espécies de cogumelos, um mundo muito específico e fantástico. Melhor ainda é degustá-los em diversas formas e cozinhados de variadas maneiras. Tudo correu bem, ninguém ficou alucinado e muito menos mal disposto. Nunca é demais agradecer aos nossos colaboradores especialistas na arte de apanhar os cogumelos certos e comestíveis.

Caminhada Moinhos de Pena
No final do mês passado, domingo 28 Outubro de 2012, realizou-se mais uma caminha do Clube do Mato na zona de Torres Novas, num lugar de turismo rural, designado por Moinhos de Pena. Agradável manhã, recordando antigos moinhos que já não funcionam para os objectivos que foram concebidos, agora transformados em habitações rurais e afins.

Caminhada Arroz Doce - 2012


E passado mais de um ano (que vergonha), regressei da hibernação anual contabilística ... e para partilhar mais um momento de bom lazer da quase antiga e tradicional caminhada da feira do Arroz Doce em percursos de Vale Figueira, terra de gado bravio e afins. Como também já vem sendo hábito, caminhou-se depois da largada de pombos, até terras banhadas pelo maior rio de Portugal, segundo reza a história, se é que ainda ensinam estes valores Nacionais aos putos e regressou-se até ao centro de bem estar para a famosa e apetitosa sardinhada á borlix, não antes de se passar pela barreira da bica e beber água viril e afortunada, segundo as boas línguas. Passando a tarde na galhofa e cavaqueira, lá chegou o jantar para recuperar energias, que a noite de bailarico se aproximava  paulatinamente.Terminando o relato físico/cultural, para dizer que o evento se realizou no passado dia 07 Julho de 2012. Atenção, qualquer dúvida com palavras menos incluídas no novo acordo ortográfico, é favor  consultar o meu dicionário.

Caminhada na Bezerra


Após uma longa ausência cá estou eu para comentar mais uma boa caminha realizada pelo Clube do Mato. Local de grande amplitude ocular até ao mar e arredores, com um percurso de alta qualidade e comodidade, é de realçar que ainda há exemplos onde o dinheiro da CEE foi bem aplicado. Domingo que se previa de aguaceiros, fomos abalroados pelo um estrondoso sol, que levou alguns caminhantes no final do percurso a perderem quase todas as suas reservas energéticas, também devido a uma enorme subida que contrariou todo o percurso que se desenhava muito suave e tranquilo. Como sempre tudo acabou em bem e todo o grupo uma vez mais ficou satisfeito com mais uma actividade do Clube do Mato. Data do evento 25 de Março de 2012. 

Caminhada dos Cogumelos


Esta foi das melhores ...Divinal !... Além de nos cultivarmos sobre o abrangente mundo dos cogumelos com um mestre do conhecimento em causa, finalizamos a caminhada com a confecção dos mesmos. Eu um amante nato do bom paladar e afins, foi como peixinho na água, orgasmos alimentícios atrás uns dos outros. Simplesmente um manjar dos Deuses ... Foi no passado domingo 27 Novembro 2011. Parabéns a toda a organização, são fantásticos esses momentos de ouro que nos proporcionam, Clube do Mato no seu melhor.  

Caminhada Arroz Doce 2011
Evento em parceria com o clube do Mato, em 11 de Julho de 2012.

Caminhada S.João da Ribeira


Desta vez houve sol para os caminheiros, vento para tirar o bafio e divertimento para alegrar o desânimo social. Foi na manhã do dia 27 de Fevereiro de 2011 que um grupo de simpatizantes da natureza se puseram a caminho do tradicional  percurso marcado, da vila de S.João da Ribeira.Começamos por passar por um tradicional forno a lenha que já estava a arder para iniciar mais uma tarefa em vias de extinção. Depois de fazermos os 7 km. habituais, paramos novamente ao pé da casa do forno, onde já estava uma mesa com pão caseiro bem quente, café da Avó numa enorme cafeteira que já não se fabrica e até manteiga de alho havia. É por estas boas surpresas que as caminhadas do Clube do Mato cativam novos adeptos. Finalizamos mais uma vez com o grupo de sempre num restaurante da zona, denominado Chocolate em Flor.

Caminhada Rio Maior


Mas que caminhada mais molhadinha, que grandes malucos saudáveis, acho que nunca andei tanto tempo a caminhar de chapéu aberto, nem mesmo quando nevou numa caminhada bem perto daqui. O grupo nunca desanimou, aproveitou sempre o ambiente natural para desenvolver uma boa harmonia e espírito de confraternização. Depois de 8 Km de pezinhos e outras partes corporais molhadas, chegou-se ao fim em terra simpática de Vale de Óbidos, onde fomos muito bem recebidos com um almoço volante a variedades, nunca visto em tais actividades. Parabéns á organização e parcerias deste dia 13 de Fevereiro de2011.
2 comentários:
Ana Correia disse...
Pois foi!
Andamos a esvoaçar á chuva, mas sempre animados!
Até tivemos uma gentil senhora que nos ofereceu dois chapéus de chuva! Bendita senhora!
O almoço volante foi também novidade e o convívio no final do almoço é sempre uma emoção!
Agradeço também a tua companhia e dos demais amigos e aproveito para dizer que o Ws lêem-se Vs, em português!!!!
Bjo enxuto!
16 de Fevereiro de 2011 22:39
Anónimo disse...
Deambular pela Natureza, na sua performance mais Nua e Crua, é contactar com "Ventos e Marés", cores e cheiros,
...e com a chuvinha...quando ela rega a sede de um Planeta.
Perseverantes enfrentamos, e o resultado pode ser a molha em alma seca de um Sol que nos resplandece!
E se assim for, é porque valeu a pena!
17 de Fevereiro de 2011 12:55

Caminhada do Almonda


Éramos poucos, mas muita Bons ...
Pois foi, mais uma caminhada do http://www.clubedomato.com.pt/ organizada pelo grande Stor Sérgio Galvão que nos fez proporcionar bons e divertidos momentos. Começando e acabando no Centro de Interpretação Subterrâneo das Grutas do Almonda, contornamos a serra onde se localiza a nascente do rio Almonda, incluindo lama quanto baste e chuva a finalizar para quem já sentia o calor do corpo a exteriorizar-se ... Com aquisições novas e promessas de mais e melhores permanências, lá se passou mais um dia com a natureza e seus cúmplices. Desta vez os pequenos acidentes distraíram-se e correu tudo pela perfeição, com a fantástica ideia dos organizadores nos presentearem com um belo reforço perto da nascente do rio almonda, constituído por bolinhos de cabeça, café e chá com muito gourmet ... Como não podia deixar de ser, a segunda parte da caminhada também correu maravilhosamente bem ... sempre um repasto á altura dos seus esfomeados crónicos. Este belo acontecimento ocorreu no passado domingo, dia 12 Dezembro 2010 e que venha a próxima com mais novidades e caminhantes apetecidos .
1 comentários:
SG disse...
Muitos parabéns caro amigo. Boa reportagem, só falhas num aspecto: é que esta caminhada não seria possível de ter sido realizada sem a ajuda da minha borboleta, que foi fundamental e também com a tua ajuda, e participação na respectiva animação já tão característica...ah e não posso terminar sem "entropeçar" na recordação de belos momentos passados neste dia...
16 de Dezembro de 2010 21:58
 
Caminhada Cabo da Roca


Regressando ás caminhadas diurnas, já que a última que fiz foi nocturna, num dia de sol já a fazer esquecer o Verão, mas também a não fazer lembrar o Outono, começamos por ir ver o monumento que simboliza o cabo da roca como sendo a ponta mais ocidental do continente europeu. Depois fomos caminhando por caminhos bem acidentados e íngremes ao longo da costa até á praia da Adraga, tivemos o prazer de saborear paisagens deliciosas e muito reconfortantes. Estar inserido na natureza é algo que me transcende, é como pertence-se a estes locais onde se sente que ainda é tudo quase natural. O almoço foi num restaurante na praia grande com quase todo o grupo restrito da caminhada e ainda fomos a Sintra á conhecida casa do preto, onde se come umas boas cajadas e travesseiros da terra de Reis. Tudo isto no passado Domingo 17 de Outubro de 2010.
1 comentários:
SG disse...
Muito Bem. Parabéns caro amigo, finalmente voltás-te a postar as caminhadas e desta vez não demorou muito tempo...Belas imagens, mas ao vivo eram bem melhores como pudemos constatar. De realçar a estreia em caminhadas de grau médio alto da benjamin da familia e que se portou à altura!!!
22 de Outubro de 2010 17:55
 
Caminhada dos Olhos de Água

Quase Primavera e a começar o mês de Março de 2009 a caminhar pelas margens do rio Alviela. Muito giro este passeio organizado pelo Clube do Mato nos terrenos da nascente do rio Alviela, começou por ser uma manhã fria e baça, mas com um final já a cheirar o bom tempo primaveril.Com maravilhosos recantos e paisagens ribeirinhas foi o percurso conquistando o agrado dos caminheiros, que a meio do percurso foram surpreso com um pequeno lanche acompanhado de um café da avó que reconfortou as almas cansadas e frias da caminhada. Fomos á descoberta das grutas dos morcegos e de outras curiosidades da natureza que aquela zona proporciona . Como sempre é habitual o nosso grupo de elite foi almoçar ao restaurante local para que a tarde terminasse num pleno.

Caminhada de Rio Maior

Caminhada semi-citadina realizada no passado domingo 13.12.2009 na cidade de Rio Maior e arredores, onde desconhecia haver pontos históricos nacionais tão importantes. Começamos por visitar antigas minas de carvão que fecharam nos finais da década de sessenta e visitamos o pequeníssimo museu da recente descoberta cidade romana, assim como o espaço onde se continua a realizar a investigação da mesma. No final desta belíssima caminhada temática de tão valor patrimonial, a junta de freguesia ofereceu um pequeno banquete para os caminhantes. Foi a última caminhada do ano organizada pelo clube do mato, ao qual desde já agradeço as oportunidades de conhecer mais e melhor as belas zonas rurais e urbanas do Ribatejo, esperando que continuem em força com mais ideias originais para motivarem cada vez mais os seus associados a marcar presenças efectivas.
1 comentários:
Rakel disse...
Levas a sério o " Vá pra fora cá dentro".
E bem perto de nós tantas coisas pra ver...belas fotos!
9 de Janeiro de 2010 16:43

Caminhada Azambujeira

Caminhada já efectuada em 29 de Março de 2009 e organizada pelo Clube do Mato, numa terra muito simpática e organizada na sua cultura. Terrenos e paisagens interessantes de visitar num dia de sol já Primaveril e como tem sido hábito o grupo é fixe e divertido. De salientar também a magnifica despedida ao grupo de caminheiros, com um grande bolo para recuperar as energias despendidas na caminhada.

Caminhada de Montejunto

E aí vão dois ... e passou mais um ano e mais uma caminhada a supostos terrenos de altitude, que por acaso este ano ficou-se pelo sopé da montanha. Foi no dia 31 de Maio de 2009, com muito calor que percorremos as periferias da freguesia de Lamas. Desta vez a dificuldade da altitude foi substituída pela temperatura, sempre bem acompanhados e com boa camaradagem os caminheiros lá se aguentaram até ao final do percurso onde e como sempre nos esperava um bom almoço oferecido pela Junta de Freguesia das Lamas. Depois fomos ao tradicional passeio digestivo, que contempla a visita á fábrica do gelo e posteriormente mais acima ás antenas radiofónicas e televisivas, onde se pode maravilhar o fantástico espaço aéreo digno de um olhar de águia.

Caminhada de Alcobertas

Mais uma caminhada do Clube do Mato, numa terra perto de Rio Maior que há longos anos lhe chamam Alcobertas. Foi um bocadito durinha de caminhar, já que partimos da aldeia de Chãos e começamos a subir uma parte da serra dos Candeeiros que não é tarefa muito fácil. Mas, com um grupo empenhado em não dar parte de fraco, todos conseguiram chegar ao final após uma não menos difícil descida até Alcobertas. Além das maravilhosas paisagens apreciadas nas alturas da serra, fomos também ver uns buracos descobertos há uns anos, onde a povoação escondia mantimentos dos invasores da altura. Aí perto tínhamos um pequeno lanche oferecido pela junta freguesia local para reestabelecer energias. Só que o nosso grupo de elite , não se satisfaz só em caminhar, já tínhamos reservado almoço no restaurante em Chãos. Depois de comermos um bacalhau á lagareiro e bebido um bom vinho e licores da região, fomos até ás salinas de Rio Maior, onde aprendemos mais cultura local. E lá se passou o último domingo de Outubro de 2009.

Caminhada Paúl do Boquilobo

Em 25 de Janeiro de 2009, domingo chuvoso e principalmente ventoso, um grupo de aventureiros e amantes da natureza e do bom convívio, foram fazer mais uma caminhada organizada pelo Clube do Mato. Além do tempo não estar favorável a um belo passeio e com as terras alagadas em água, também não tivemos muita sorte em encontrar aves pouco comuns na reserva do Paul do Boquilobo que se situa nas planícies da Golegã. Mas, como tudo não é mau lá se safou o almoço de enguias no Retiro da Fataça.
2 comentários:
SG disse...
Pois é, é mesmo preciso ser aventureiro e um verdadeiro amante da Natureza, para se propör a um passeio num dia chuvoso e ventoso como este foi. Da minha parte como organizador, o meu muito obrigado a todos os participantes e só tenho pena de não terem podido ter a oportunidade de observar algumas aves. Mas tb o dia de caça não ajudou...Mas comodiz o autor do Bolg pelo menos safou-se o almoço e o convivio durante este. Mas tb de salientar que ainda houve uma 3ª parte com uma partida de Buzz que tb foi bastante agradável, pena o autor do Blog ter ficado em ultimo lugar, mas não se pode ter sorte a tudo né...
21 de Fevereiro de 2009 00:43
Anónimo disse...
Silêncio e tanta gente
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal aquilo que sou
Sou um grito
Ou sou uma pedra
De um lugar onde não estou
Às vezes sou também
O tempo que tarda em passar
E aquilo em que ninguém quer acreditar
Às vezes sou também
Um sim alegre
Ou um triste não
E troco a minha vida por um dia de ilusão
Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro as palavras por dizer
É uma pedra
Ou um grito
De um amor por acontecer
Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal p'ra onde vou
E esta pedra
E este grito
São a história d'aquilo que sou
Maria Guinot
10 de Março de 2009 15:01

Caminhada da Ribeira

Mais um passeio pedestre do Clube do Mato em parceria com o Centro Social e Interparoquial de Santarém que se realizou no passado dia 26 de Outubro de2008 com a designação de " O Esplendor da Ribeira ". Foi uma caminhada temática relacionada com monumentos e igrejas da zona ribeirinha de Santarém. Foi pena ter havido uma descoordenação entre a organização e uma guia especializada no tema cedida pela câmara, situação que acabou por ser colmatada pelo professor Sérgio Galvão que puxou pelos seus galões de conhecimentos históricos da cidade. No entanto não correu mal o objectivo do percurso, que era mostrar os referidos monumentos históricos, apesar do Centro Interparoquial de Santarém poder ter facultado um reforçozito alimentar para os participantes. Pode ser que para o ano tudo seja melhorado para que a perfeição seja uma realidade. Poderá ver aqui neste endereço o panfleto explicativo da história dos monumentos visitados. https://share.acrobat.com/adc/document.do?docid=2cd8aff5-bb80-4c46-b2e5-4f87ca1e934c

Caminhada Festa do Arroz Doce
Mais uma caminhada em festas de Vale figueira, desta vez a do Arroz Doce no dia 5 de Julho de 2008, organizada pelo Centro de Bem Estar e Social com a parceria do Clube do Mato e guiada pelo meu amigo Sérgio Galvão, professor de educação física e credenciado em actividades radicais e ambientais. Com a já tradicional largada de pombos correios, iniciou-se mais um percurso por terras bravias banhadas pelo sempre magnifico rio Tejo. O grupo desta vez foi ao encontro das velhas e abandonadas casas dos bairros de pescadores de outrora, que eram oriundos da zona da praia da Vieira.De salientar sempre as belas paisagens e o bom convívio entre os caminheiros.
2 comentários:
Pink Woman disse...
As rainhas podem mudar o destino da população, mas á pessoas que pensam que ainda existem rainhas reais... Absordo, existem sim, mulheres capazes de fazerem algo pelos outros...
Nao, existiu rainha de Vale Figueira, ou existiu? Fico a aguardar resposta...
12 de Setembro de 2008 12:44
Fly disse...
Arroz doce caí sempre bem... Frio, quente, morno...Com muita canela e limão, até que já marchava...
Agora a caminhada??? Não seria bom, depois de uma caminhada servir arroz doce?
Foi bem organizada, sim senhor. O professor Sérgio Galvão ( Homem da Terra )esteve muito bem, assim como todos os seus assistentes e colaboradores...
Conseguiu reunir um grupo muito agradável de amigos, com espirito sorridente e amável...
Tenho ainda de referir a ajuda e sempre boa disposiçao do Sr. Zézinho ( aquele Sr.do Tubinho) que realmente é outro Sr. da Terra.
Falta agora é o relógio do tempo andar, para o ano lá estarmos novamente...Doces, docinhos e docementes alegres e contentes...
15 de Setembro de 2008 14:33

Caminhada da Abrã

Dia 29 de Junho de 20008, data escolhida para o grupo dos vampiros da Abrã em parceria com o sempre Clube do Mato, protagonizarem uma belíssima caminhada por montes e terras férteis em lagoas e paisagens de encantar o mais insensível dos caminheiros. Passando por pontos de referência e históricos da região, um grupo animado não se cansou até ao esperado bom almoço que nos esperava. De salientar que tudo estava muito bem organizado, como é sempre de esperar da magnifica e competentíssima Presidente do reino dos vampiros da referida zona demarcada, assim como bem auxiliada pelo não menos rigoroso técnico destas actividades ambientais o sempre nosso querido a amigo professor Sérgio. Mas como há sempre um senão, é de referir que a nossa amiga e prestigiada Presidente, que assume e acumula mais um cargo dentro do grupo dos vampiros, baldou-se para a reportagem do evento no seu próprio espaço cibernético.
2 comentários:
Pink Woman disse...
Gosto de terras com nomes pequenos e Abrã é um nome bonito, mas que já sofreu uma invasão Francesa e à qual deixaram a sua marca de combate.
Nesta Abrã, existem pessoas bonitas e amigas, ás quais tenho o pazer de privar com algumas dessas especialidades...
Abrã, pensa-se que o nome tem origem na palavra árabe âbara, que significa entrada ou embocadura, caminho e porto... Realmente, podemos considerar um porto de abrigo pela hospitalidade das gentes de lá...
Amei... Obrigado a todos...
12 de Setembro de 2008 12:51
Piti disse...
Que menino tão mentiroso … Vai-te crescer o nariz … vai, vai …
Para além do Grupo dos Vampiros se chamar Grupo de Dadores de Sangue … a presidente fica muito aquém de todas essas qualidades que descreves-te.
Tento dedicar-me, tento dar o meu melhor, abdico de muitas coisas para poder alcançar o meu objectivo. E a dádiva de sangue é uma das causas que me faz sentir bem e pela qual trabalho com muito prazer, mas nem sempre consigo ser totalmente perfeita.
Por falar em prazer … foi também com muito prazer que Vos mostrei os meus cantinhos, que partilhei convosco um pouco da história da minha terrinha.
Ao Clube do Mato e ao nosso amigo Sérgio Galvão um obrigado muito especial por todo o apoio … ele é o mestre nestas matérias e uma pessoa recheada de qualidade e que eu gosto muito .
Aos restantes caminheiros um grande obrigado por terem tornado este dia especial.
Para ti, de quem eu gosto também um cadito, uma grande beijoca, com sabor a uma amizade muito especial.
16 de Setembro de 2008 17:29

Caminhada de Montejunto


Grande caminhada do Clube do Mato, domingo 27 de Abril de 2008. O ano passado faltei a este percurso de dificuldade média/alta, que tinha corrido maravilhosamente bem, segundo a opinião dos caminheiros presentes. Este ano não quis deixar de participar, devido a ter uma enorme curiosidade pela altitude a que se encontrava o final da caminhada. Começo do percurso em Lamas e sempre a subir até Pragança, onde descansamos e recuperamos forças para subir ainda mais até á famosa fábrica do gelo, sítio histórico e de uma riqueza cultural espectacular. Depois descemos de autocarro e fomos almoçar a Lamas, onde tínhamos começado a caminhar. Para ajudar a fazer a digestão, o grupo da malta amiga fomos novamente ao sitio onde terminou a caminhada, visitar a fábrica do gelo que se encontra junto a uma base militar que controla e estuda a meteorologia. Aproveitando que estávamos tão próximos do alto do Montejunto, fomos ver as antenas de televisão e radio fusão nacionais. Serra de Montejunto, situada na sequência do alinhamento montanhoso do maciço calcário da Estremadura, oferece um curioso contraste paisagístico e climatérico. A Norte, envoltas do azul do mar, as Berlenga e o sítio da Nazaré, a Sul o cinza das cristas da Serra de Sintra e para Este os verdes das Lezíria do Tejo e dos Olivais de Santarém. Também é o miradouro natural mais alto da Estremadura, elevando-se a cerca de 660 Metros de altura acima do nível do mar. Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em algares, grutas, lagoas residuais, necrópoles e fósseis pré-históricos.
2 comentários:
Pink Woman disse...
Eleva-se abruptamente entre o litoral e o vale do Tejo, a Serra de Montejunto.
Montejunto marca pela paisagem natural envolvente e pela altitude.
Esta estrutura geológica, com 15 km de comprimento e 7 km de largura, é rica em algares, grutas, lagoas residuais e até antenas da RDP.
Subindo ao cume da Serra desfruta-se da imensidão e beleza, paz e emoção de finalmemte se alcançar o topo...
Foi uma caminhada bem organizada, com tudo a que tivemos direito: risadas, suores, lanches, tropeções, amizade e muita água da boa...
Foi bonito...
12 de Setembro de 2008 13:08
Fly disse...
Nesta caminhada, gostava mesmo de ser era uma borboleta, para voar até lá acima sem grande esforço. Mas, como diz alguém que me é muito querido: vale sempre pelo esforço de alcançar o cimo...
Continuo a dizer, a borboleta é mais leve e mais linda que eu.
Tem o símbolo da alma, pois da mesma forma que esta abandona a crisálida para voar, o espírito também se liberta do corpo físico para ganhar a liberdade da alma...Não seria perfeito ganhar a liberdade naquela paisagem fantástica, junto de tantos amigos?
Bem, vamos lá continuar a caminhar até que eu me transforme em BORBOLETA...
15 de Setembro de 2008 14:24

Caminhada em Outeiro da Cortiçada
E para que não se perca o ritmo, mais uma caminhada organizada pelo Clube do Mato no passado Domingo dia 24 de Fevereiro de 2008. Um grupo de vinte e tal pessoas, não tiveram receio de um temporal que se adivinhava e percorreram cerca de 8 km por montes e vales muito agrestes. Foi durinho, mas compensador pela deslumbrante paisagem da região e pelo apoio oferecido pela Junta Freguesia local, que também se traduziu por um refinado repasto que refortaleceu os caminhantes durante o percurso pedestre acidentado.
3 comentários:
tarouca disse...
Pecurso irregular e acidentado. isso aliado a temporal deve ter dado numa caminhada dificil.
e lama a apanhar boleia nos sapatinhos?!
"Ganda" treino!
29 de Fevereiro de 2008 15:28
São disse...
foi durinha sim senhora esta caminhada, não só pelo acidentado percurso, mas tambem porque tinha chovido imenso e era só lama que nos dificultava bastante o andamento mas valeu a pena participar!..lá de cima do alto avistava-se povoações bem bonitas!..e tambem pelo lanche que nos foi oferecido pela Junta de Freguesia do Outeiro da Cortiçada, que nos recompôs do esforço despendido..fica aqui o meu agradecimento á presidente da referida Junta de Freguesia, pela sua simpatia e pelo referido lanche!..
29 de Fevereiro de 2008 19:39
Anónimo disse...
...ai esperem...deixem-me tomar fôlego...só para dizer que depois de ler estas "Crónicas dos Assiduos Caminheiros" fiquei cansada...
Cansada, de me sentar num sofá que está sempre igual todos os dias;
Cansada, de uma mochila esquecida e encarcerada num vão de escada;
Cansada, de fazer muito menos vezes o que gosto, que vós Assíduos Caminhantes.
Bem hajam, por isso!
28 de Março de 2008 13:30
 
Caminhada dos Arrábidos
Mais uma caminhada temática em Vale Figueira, realizada no passado dia 27 de Janeiro de 2008, organizada pelo meu amigo Sérgio por intermédio do Clube do Mato e narrada pelo meu amigo historiador Zé Gaspar, num lindo dia de sol e com muito boa disposição dos caminheiros.

Aqui deixo o relato do meu amigo Sérgio sobre a caminhada, que também foi publicado num jornal da região de Rio Maior.

Caminho dos Frades Arrábidos
No passado dia 27 de Janeiro o Clube do Mato levou a efeito a primeira caminhada do seu plano de actividades de 2008, denominada “Caminho dos Frades Arrábidos” em Vale de Figueira – Santarém.
Foram cerca de sessenta os caminheiros que aproveitaram a bela manha para ficar a conhecer um pouco da história desta ordem religiosa e a sua ligação à aldeia de Vale de Figueira. Para isso bastante importante foram as explicações fornecidas pelo José Gaspar um “filho” da terra e apaixonado pela história local que enquadrou o percurso.
No início os caminheiros – homens tiveram de efectuar uma prova para poderem entrar na ordem religiosa (passar por debaixo do bastão de caminhada) que era segurado pelas testemunhas – mulheres. Depois com a chegada ao local onde existiu um antigo convento da ordem tiveram de fazer o juramento, respeitando os 3 votos (Obediência, Silencio e Castidade), na presença de um dos irmãos da ordem que para surpresa de todos apareceu junto dos participantes. Após este juramento a caminhada continuou tendo os participantes oportunidade de observar uma antiga casa típica com lagar e também algumas das belas paisagens desta bela aldeia ribatejana. Após os oito quilómetros que foi a duração da caminhada as carrinhas do Centro de Bem-estar Social de Vale de Figueira esperavam os participantes, junto à quinta da Cruz da Légua, para os fazer regressar ao ponto de partida.
O Clube do Mato aproveita para agradecer à Junta de Freguesia de Vale de figueira e ao Centro de Bem-estar Social de Vale de Figueira pelo apoio prestado na realização desta caminhada. De salientar que a próxima caminhada será no próximo dia 24 Fevereiro no Outeiro da Cortiçada. Até lá!
5 comentários:
São disse...
..gostei de ver as fotos realmente esta santa terrinha do nosso amigo Sergio tens paisagens muito bonitas!..gostei igualmente de ter participado nesta caminhada e de ter ouvido mais uma historia dos nossos antepassados recriada pelo "historiador" Jose gaspar..
20 de Fevereiro de 2008 01:14
SG disse...
Até que enfim que postas a caminhada!! Já tava a ver que te tinhas esquecido. Espero que tenham gostado, tanto como eu gostei de a organizar, e verificar que a participação execedeu a minhas próprias expectativas-65 pessoas. Também há a destacar a estreia nestas andanças da herdeira (Grande Bárbara) do autor do Blog, que estoicamente aguentou os 8km do percurso sempre na frente, e contrariando a suposição dos progenitores nunca precisou de colo!!!
20 de Fevereiro de 2008 22:46
h20 disse...
Esta menina vai ser o orgulho dos pais!
Está a gostar cada vez mais de alinhar nas actividades sociais do pai!
Simpática e bonita, cativa e integra-se.
21 de Fevereiro de 2008 09:26
natalia disse...
A Bárbara está a despontar.
Anda na dança e faz progressos.
Na caminhada começou a dar os primeiros passos mas parece que deixou bem claro que chegou pra vencer!
Vai repetir?
Que pena não haver fotos dela...
21 de Fevereiro de 2008 17:30
Piti disse...
Como dizia o papá quando ela nasceu ... Bárbara é nome de guerreira ... e isto é mais uma prova de que essa observação é verdadeira e que a pequena ainda tem muito para dar ... Os pais que se preparem qd ela entrar em " cena " pois com aquela carinha linda vai arrasar.Eu sempre digo, os filhos podem-nos privar de algumas coisas mas são a nossa razão de viver e o nosso orgulho... Eu cá adoro ser mamã. Um beijinho para Vós.
22 de Fevereiro de 2008 01:32

Caminhada de Vale de Figueira
Actividade em 14 de Julho de 2007

1 comentários:
natalia disse...
Que estranho! Nem um comentário à beleza das paisagens ou à riqueza da igreja.
Nem sequer à fotografia do rapazinho a matar a sede!!!
Ou à mesa e ao banco de madeira, toscamente ali armados a pedir um piquenique a dois ou quem sabe a algo mais.
Pormenores românticos em locais bonitos...
13 de Março de 2008 12:51

Caminhada de Assentiz
Actividade em 06 de Maio de 2007
2 comentários :
tarouca disse...
traduzes muitas linguas...
... ou que nelas se quer dizer...
29 de Fevereiro de 2008 15:42
tarouca disse...
deixo um comentário e deixo a certeza de saber que a natureza fica mais rica quanto tu a percorres...
3 de Março de 2008 15:35

Caminhada de S.João da Ribeira
Actividade em 28 de Janeiro de 2007

Caminhada de S.João da Ribeira
Actividade em 26 de Março de 2006
1 Comentário :
natalia disse...
Caminhada em dia de chuva e frio...
O amor á camisola, á natureza e ao encontro com amigos, põe o mundo a mexer!
13 de Março de 2008 12:55

Caminhada de Ribeira S.João
Como podem observar, foi o dia em que nevou no Ribatejo em 29 de Janeiro de 2006.
1 Comentários :
São disse...
Belas caminhadas!..e o que elas fazem de bem ao espirito!..experimentem caminhar no meio da Natureza e disfrutem o que é bom!..
6 de Novembro de 2007 00:17

1 comentário:

Anónimo disse...

Tanto passo de Luz...

Tanta subida inspiradora a atingir os cumes da perfeição;
Tanta descida deslizante;
Tanta inspiração natural;
Tanto do que à nossa volta nos encanta;

Caminhamos...simplesmente;
Caminhamos...em busca de um caminho;
Com a certeza, porém, da descoberta;
Com a certeza que nos descobrimos,
Com a certeza que descobrimos outros.
Com a certeza que sempre que um passo não é ímpar, avançamos.

Tanto passo de Luz...

Tanta Boa Caminhada...